Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE

Bibliographic Details
Main Author: Debora Linhares da Silva
Publication Date: 2016
Format: Master thesis
Language: por
Source: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Download full: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18866
Summary: De diferentes diÃlogos e formas de atuaÃÃo, cujo encontro deu-se na temÃtica da juventude, à que surgiu a presente pesquisa. Sendo parte integrante da pesquisa âEstima de Lugar e indicadores de proteÃÃo afetiva de jovens estudantes de escolas pÃblicas de Fortaleza: aportes da psicologia ambiental para a compreensÃo da vulnerabilidade socioambientalâ, realizada pelo LaboratÃrio de Pesquisas em Psicologia Ambiental â LOCUS/UFC no perÃodo de 2011 a 2014, tem como diferencial a proposta de estabelecer relaÃÃes entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relaÃÃo Ãs escolas pÃblicas em que estudam, corroborados na anÃlise de como indicadores afetivos como autoestima, autoeficÃcia e perspectiva de futuro estÃo correlacionados à estima de lugar e se fazem imprescindÃveis à construÃÃo dos projetos de vida. Objetivamos, entÃo, analisar de que forma tais relaÃÃes podem ser utilizadas como ferramentas potencializadoras de aÃÃo e resistÃncia por esses jovens adolescentes, fazendo isto atravÃs da avaliaÃÃo do estudo supracitado e trazendo à tona os resultados de uma sÃrie de atividades realizadas nas escolas e seus desdobramentos. Encontramos aporte teÃrico-conceitual no filÃsofo Spinoza para tratar dos campos de afetaÃÃes e das potÃncias, bem como partimos da Psicologia HistÃrico-Cultural e Social a partir dos estudos e pesquisas de Bader Sawaia e de Zulmira Bomfim, tendo nesta Ãltima um embasamento Socioambiental. Esta foi uma pesquisa de carÃter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. Foram elaborados um total de 100 fanzines, distribuÃdos em cinco escolas de ensino mÃdio de Fortaleza, sendo 20 da Hermenegildo Firmeza, 29 da HerÃclito de Castro, 20 da Lions Jangada, 15 da Gonzaga Mota e 16 da Santa Luzia. O pÃblico participante da atividade dos fanzines era de estudantes de 15 a 17 anos, cursando do 1 ao 3 ano do ensino mÃdio nas escolas citadas. TambÃm foram realizados Grupos Focais com equipe gestora, coordenaÃÃo pedagÃgica e professores das escolas para obter mais informaÃÃes e construir conjuntamente com a comunidade escolar as Oficinas IntervenÃÃo. As categorias com maior incidÃncia nos fanzines foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissÃo / formaÃÃo especÃfica e famÃlia. Estes aspectos apontam que, apesar das adversidades, as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida. Isso colabora para uma perspectiva de futuro associada à realizaÃÃo profissional, que em muitos casos estaria relacionada ao sucesso e a sentimentos potencializadores como âser felizâ. No que diz respeito à autoeficÃcia, percebemos tambÃm que conseguem visualizar, em sua maioria, a necessidade de investir em si mesmos e, por estarmos no espaÃo da escola, a formaÃÃo profissional acaba sendo o processo atravÃs do qual poderÃo construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. Outro aspecto importante à a manutenÃÃo de vÃnculos expressos principalmente pelos laÃos familiares que, juntamente com a escola / formaÃÃo profissional seriam importantes agregadores na concretizaÃÃo dos projetos de vida destes jovens.
id UFC_6473b0a90edc15ef9d0ba2e38232530a
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11182
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisProjetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CELife Project and Place Steem: a research about young students from public schools in Fortaleza/CE2016-06-16Zulmira Ãurea Cruz Bomfim21327220300http://lattes.cnpq.br/1210419516945897Israel Rocha BrandÃo51433125315http://lattes.cnpq.br/7129542198919038Vanessa Louise Batista12214381894http://lattes.cnpq.br/961557096288214768764162249 http://lattes.cnpq.br/4225601304368718Debora Linhares da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PsicologiaUFCBRProjetos de vida Estima de lugar Jovens adolescentes Vulnerabilidades AfetosLife projects Place steem Adolescents Vulnerabilities AffectionsPSICOLOGIADe diferentes diÃlogos e formas de atuaÃÃo, cujo encontro deu-se na temÃtica da juventude, à que surgiu a presente pesquisa. Sendo parte integrante da pesquisa âEstima de Lugar e indicadores de proteÃÃo afetiva de jovens estudantes de escolas pÃblicas de Fortaleza: aportes da psicologia ambiental para a compreensÃo da vulnerabilidade socioambientalâ, realizada pelo LaboratÃrio de Pesquisas em Psicologia Ambiental â LOCUS/UFC no perÃodo de 2011 a 2014, tem como diferencial a proposta de estabelecer relaÃÃes entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relaÃÃo Ãs escolas pÃblicas em que estudam, corroborados na anÃlise de como indicadores afetivos como autoestima, autoeficÃcia e perspectiva de futuro estÃo correlacionados à estima de lugar e se fazem imprescindÃveis à construÃÃo dos projetos de vida. Objetivamos, entÃo, analisar de que forma tais relaÃÃes podem ser utilizadas como ferramentas potencializadoras de aÃÃo e resistÃncia por esses jovens adolescentes, fazendo isto atravÃs da avaliaÃÃo do estudo supracitado e trazendo à tona os resultados de uma sÃrie de atividades realizadas nas escolas e seus desdobramentos. Encontramos aporte teÃrico-conceitual no filÃsofo Spinoza para tratar dos campos de afetaÃÃes e das potÃncias, bem como partimos da Psicologia HistÃrico-Cultural e Social a partir dos estudos e pesquisas de Bader Sawaia e de Zulmira Bomfim, tendo nesta Ãltima um embasamento Socioambiental. Esta foi uma pesquisa de carÃter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. Foram elaborados um total de 100 fanzines, distribuÃdos em cinco escolas de ensino mÃdio de Fortaleza, sendo 20 da Hermenegildo Firmeza, 29 da HerÃclito de Castro, 20 da Lions Jangada, 15 da Gonzaga Mota e 16 da Santa Luzia. O pÃblico participante da atividade dos fanzines era de estudantes de 15 a 17 anos, cursando do 1 ao 3 ano do ensino mÃdio nas escolas citadas. TambÃm foram realizados Grupos Focais com equipe gestora, coordenaÃÃo pedagÃgica e professores das escolas para obter mais informaÃÃes e construir conjuntamente com a comunidade escolar as Oficinas IntervenÃÃo. As categorias com maior incidÃncia nos fanzines foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissÃo / formaÃÃo especÃfica e famÃlia. Estes aspectos apontam que, apesar das adversidades, as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida. Isso colabora para uma perspectiva de futuro associada à realizaÃÃo profissional, que em muitos casos estaria relacionada ao sucesso e a sentimentos potencializadores como âser felizâ. No que diz respeito à autoeficÃcia, percebemos tambÃm que conseguem visualizar, em sua maioria, a necessidade de investir em si mesmos e, por estarmos no espaÃo da escola, a formaÃÃo profissional acaba sendo o processo atravÃs do qual poderÃo construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. Outro aspecto importante à a manutenÃÃo de vÃnculos expressos principalmente pelos laÃos familiares que, juntamente com a escola / formaÃÃo profissional seriam importantes agregadores na concretizaÃÃo dos projetos de vida destes jovens.This research arose from different dialogues and forms of action regarding to the youth theme. It is part of the research "Place Steem and indicators of affective protection of young students from public schools in Fortaleza: environmental psychology contributions to the understanding of social and environmental vulnerability," conducted by the Laboratory of Environmental Psychology Research - LOCUS / UFC in the period 2011-2014, which proposal was to establish relations among Life Project of adolescents and Place Steem regarding to their schools. Literature indicates that affective indicators such as self-esteem, self-efficacy and future prospects are correlated to place steem and are essential to the construction of life projects. Our objective, then, was to analyze how those relations can be used by the adolescents as potentiating tools of action and resistance. We evaluated the aforementioned study and made explicit the results of a set of activities conducted at the schools and its developments. Analysis were theoretically grounded on the philosopher Spinoza to address the affectations fields and powers as well as on Cultural-Historical and Social Psychology, from the studies of Bader Sawaia and Zulmira Bomfim, getting from the last a Socioambiental background. This was a qualitative research, characterized as an evaluative study. A total of 100 fanzines were produced, distributed in five high schools in Fortaleza: 20 in Hermenegildo Firmeza, 29 in HerÃclito de Castro, 20 in Lions Jangada, 15 in Gonzaga Mota, and 16 in Santa Luzia. The participants of fanzines activity were students from 15 to 17 years, from 1st to 3rd year of high school in the mentioned schools. Focus groups were also conducted with the management team, pedagogic coordination and teachers for more information and for jointly build the intervention workshops with the school community. The categories with the highest incidence in fanzines were: professional success, positive feelings, material/financial goods, profession/specific formation and family. These aspects indicate that despite the hardships, youngsters maintain their self-esteem when they think their own life projects. This contributes to a perspective of future associated with professional achievement, which in many cases would be related to the success and positive feelings as "being happy." With regard to self-efficacy, we also realize that they can see, in most cases, the need to invest in themselves and, because we are in school context, Professional education ends up being the process by which they can build different paths of those where now they live. Another important aspect is to maintain relationships expressed mainly by family ties which, along with the school/professional education, would be important aggregators in the realization of these youngsterâs life projects.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18866application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:39Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Life Project and Place Steem: a research about young students from public schools in Fortaleza/CE
title Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
spellingShingle Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
Debora Linhares da Silva
Projetos de vida
Estima de lugar
Jovens adolescentes
Vulnerabilidades
Afetos
Life projects
Place steem
Adolescents
Vulnerabilities
Affections
PSICOLOGIA
title_short Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
title_full Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
title_fullStr Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
title_full_unstemmed Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
title_sort Projetos de vida e estima de lugar: um estudo com jovens adolescentes de escolas pÃblicas de Fortaleza/CE
author Debora Linhares da Silva
author_facet Debora Linhares da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zulmira Ãurea Cruz Bomfim
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 21327220300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1210419516945897
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Israel Rocha BrandÃo
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 51433125315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7129542198919038
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vanessa Louise Batista
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 12214381894
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9615570962882147
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 68764162249
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4225601304368718
dc.contributor.author.fl_str_mv Debora Linhares da Silva
contributor_str_mv Zulmira Ãurea Cruz Bomfim
Israel Rocha BrandÃo
Vanessa Louise Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos de vida
Estima de lugar
Jovens adolescentes
Vulnerabilidades
Afetos
topic Projetos de vida
Estima de lugar
Jovens adolescentes
Vulnerabilidades
Afetos
Life projects
Place steem
Adolescents
Vulnerabilities
Affections
PSICOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Life projects
Place steem
Adolescents
Vulnerabilities
Affections
dc.subject.cnpq.fl_str_mv PSICOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv De diferentes diÃlogos e formas de atuaÃÃo, cujo encontro deu-se na temÃtica da juventude, à que surgiu a presente pesquisa. Sendo parte integrante da pesquisa âEstima de Lugar e indicadores de proteÃÃo afetiva de jovens estudantes de escolas pÃblicas de Fortaleza: aportes da psicologia ambiental para a compreensÃo da vulnerabilidade socioambientalâ, realizada pelo LaboratÃrio de Pesquisas em Psicologia Ambiental â LOCUS/UFC no perÃodo de 2011 a 2014, tem como diferencial a proposta de estabelecer relaÃÃes entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relaÃÃo Ãs escolas pÃblicas em que estudam, corroborados na anÃlise de como indicadores afetivos como autoestima, autoeficÃcia e perspectiva de futuro estÃo correlacionados à estima de lugar e se fazem imprescindÃveis à construÃÃo dos projetos de vida. Objetivamos, entÃo, analisar de que forma tais relaÃÃes podem ser utilizadas como ferramentas potencializadoras de aÃÃo e resistÃncia por esses jovens adolescentes, fazendo isto atravÃs da avaliaÃÃo do estudo supracitado e trazendo à tona os resultados de uma sÃrie de atividades realizadas nas escolas e seus desdobramentos. Encontramos aporte teÃrico-conceitual no filÃsofo Spinoza para tratar dos campos de afetaÃÃes e das potÃncias, bem como partimos da Psicologia HistÃrico-Cultural e Social a partir dos estudos e pesquisas de Bader Sawaia e de Zulmira Bomfim, tendo nesta Ãltima um embasamento Socioambiental. Esta foi uma pesquisa de carÃter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. Foram elaborados um total de 100 fanzines, distribuÃdos em cinco escolas de ensino mÃdio de Fortaleza, sendo 20 da Hermenegildo Firmeza, 29 da HerÃclito de Castro, 20 da Lions Jangada, 15 da Gonzaga Mota e 16 da Santa Luzia. O pÃblico participante da atividade dos fanzines era de estudantes de 15 a 17 anos, cursando do 1 ao 3 ano do ensino mÃdio nas escolas citadas. TambÃm foram realizados Grupos Focais com equipe gestora, coordenaÃÃo pedagÃgica e professores das escolas para obter mais informaÃÃes e construir conjuntamente com a comunidade escolar as Oficinas IntervenÃÃo. As categorias com maior incidÃncia nos fanzines foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissÃo / formaÃÃo especÃfica e famÃlia. Estes aspectos apontam que, apesar das adversidades, as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida. Isso colabora para uma perspectiva de futuro associada à realizaÃÃo profissional, que em muitos casos estaria relacionada ao sucesso e a sentimentos potencializadores como âser felizâ. No que diz respeito à autoeficÃcia, percebemos tambÃm que conseguem visualizar, em sua maioria, a necessidade de investir em si mesmos e, por estarmos no espaÃo da escola, a formaÃÃo profissional acaba sendo o processo atravÃs do qual poderÃo construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. Outro aspecto importante à a manutenÃÃo de vÃnculos expressos principalmente pelos laÃos familiares que, juntamente com a escola / formaÃÃo profissional seriam importantes agregadores na concretizaÃÃo dos projetos de vida destes jovens.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This research arose from different dialogues and forms of action regarding to the youth theme. It is part of the research "Place Steem and indicators of affective protection of young students from public schools in Fortaleza: environmental psychology contributions to the understanding of social and environmental vulnerability," conducted by the Laboratory of Environmental Psychology Research - LOCUS / UFC in the period 2011-2014, which proposal was to establish relations among Life Project of adolescents and Place Steem regarding to their schools. Literature indicates that affective indicators such as self-esteem, self-efficacy and future prospects are correlated to place steem and are essential to the construction of life projects. Our objective, then, was to analyze how those relations can be used by the adolescents as potentiating tools of action and resistance. We evaluated the aforementioned study and made explicit the results of a set of activities conducted at the schools and its developments. Analysis were theoretically grounded on the philosopher Spinoza to address the affectations fields and powers as well as on Cultural-Historical and Social Psychology, from the studies of Bader Sawaia and Zulmira Bomfim, getting from the last a Socioambiental background. This was a qualitative research, characterized as an evaluative study. A total of 100 fanzines were produced, distributed in five high schools in Fortaleza: 20 in Hermenegildo Firmeza, 29 in HerÃclito de Castro, 20 in Lions Jangada, 15 in Gonzaga Mota, and 16 in Santa Luzia. The participants of fanzines activity were students from 15 to 17 years, from 1st to 3rd year of high school in the mentioned schools. Focus groups were also conducted with the management team, pedagogic coordination and teachers for more information and for jointly build the intervention workshops with the school community. The categories with the highest incidence in fanzines were: professional success, positive feelings, material/financial goods, profession/specific formation and family. These aspects indicate that despite the hardships, youngsters maintain their self-esteem when they think their own life projects. This contributes to a perspective of future associated with professional achievement, which in many cases would be related to the success and positive feelings as "being happy." With regard to self-efficacy, we also realize that they can see, in most cases, the need to invest in themselves and, because we are in school context, Professional education ends up being the process by which they can build different paths of those where now they live. Another important aspect is to maintain relationships expressed mainly by family ties which, along with the school/professional education, would be important aggregators in the realization of these youngsterâs life projects.
description De diferentes diÃlogos e formas de atuaÃÃo, cujo encontro deu-se na temÃtica da juventude, à que surgiu a presente pesquisa. Sendo parte integrante da pesquisa âEstima de Lugar e indicadores de proteÃÃo afetiva de jovens estudantes de escolas pÃblicas de Fortaleza: aportes da psicologia ambiental para a compreensÃo da vulnerabilidade socioambientalâ, realizada pelo LaboratÃrio de Pesquisas em Psicologia Ambiental â LOCUS/UFC no perÃodo de 2011 a 2014, tem como diferencial a proposta de estabelecer relaÃÃes entre Projetos de Vida de jovens adolescentes e a Estima de Lugar destes em relaÃÃo Ãs escolas pÃblicas em que estudam, corroborados na anÃlise de como indicadores afetivos como autoestima, autoeficÃcia e perspectiva de futuro estÃo correlacionados à estima de lugar e se fazem imprescindÃveis à construÃÃo dos projetos de vida. Objetivamos, entÃo, analisar de que forma tais relaÃÃes podem ser utilizadas como ferramentas potencializadoras de aÃÃo e resistÃncia por esses jovens adolescentes, fazendo isto atravÃs da avaliaÃÃo do estudo supracitado e trazendo à tona os resultados de uma sÃrie de atividades realizadas nas escolas e seus desdobramentos. Encontramos aporte teÃrico-conceitual no filÃsofo Spinoza para tratar dos campos de afetaÃÃes e das potÃncias, bem como partimos da Psicologia HistÃrico-Cultural e Social a partir dos estudos e pesquisas de Bader Sawaia e de Zulmira Bomfim, tendo nesta Ãltima um embasamento Socioambiental. Esta foi uma pesquisa de carÃter qualitativo, caracterizando-se como um estudo avaliativo. Foram elaborados um total de 100 fanzines, distribuÃdos em cinco escolas de ensino mÃdio de Fortaleza, sendo 20 da Hermenegildo Firmeza, 29 da HerÃclito de Castro, 20 da Lions Jangada, 15 da Gonzaga Mota e 16 da Santa Luzia. O pÃblico participante da atividade dos fanzines era de estudantes de 15 a 17 anos, cursando do 1 ao 3 ano do ensino mÃdio nas escolas citadas. TambÃm foram realizados Grupos Focais com equipe gestora, coordenaÃÃo pedagÃgica e professores das escolas para obter mais informaÃÃes e construir conjuntamente com a comunidade escolar as Oficinas IntervenÃÃo. As categorias com maior incidÃncia nos fanzines foram: sucesso profissional, sentimentos potencializadores, bens materiais / financeiros, profissÃo / formaÃÃo especÃfica e famÃlia. Estes aspectos apontam que, apesar das adversidades, as/os jovens mantem sua autoestima quando pensam seus projetos de vida. Isso colabora para uma perspectiva de futuro associada à realizaÃÃo profissional, que em muitos casos estaria relacionada ao sucesso e a sentimentos potencializadores como âser felizâ. No que diz respeito à autoeficÃcia, percebemos tambÃm que conseguem visualizar, em sua maioria, a necessidade de investir em si mesmos e, por estarmos no espaÃo da escola, a formaÃÃo profissional acaba sendo o processo atravÃs do qual poderÃo construir caminhos diferenciados dos hoje vividos. Outro aspecto importante à a manutenÃÃo de vÃnculos expressos principalmente pelos laÃos familiares que, juntamente com a escola / formaÃÃo profissional seriam importantes agregadores na concretizaÃÃo dos projetos de vida destes jovens.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18866
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295232171704320