As expectativas e a participaÃÃo dos pais no processo de desenvolvimento e escolarizaÃÃo do filho diagnosticado com Transtorno de DÃficit de AtenÃÃo/Hiperatividade - TDA/H.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marilete Geralda da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2436
Resumo: Partindo da constataÃÃo de que os pais sÃo parceiros privilegiados na educaÃÃo das crianÃas, o presente estudo teve como propÃsito compreender as relaÃÃes entre as expectativas e as formas de participaÃÃo dos pais no desenvolvimento e escolarizaÃÃo das crianÃas diagnosticadas com o Transtorno de DÃficit de AtenÃÃo/Hiperatividade â TDA/H. Para que tal objetivo fosse alcanÃado, realizei estudo de quatro casos de crianÃas diagnosticadas com este transtorno (trÃs meninos e uma menina) e seus respectivos pais, na faixa etÃria de sete a dez anos quando do inÃcio do estudo, durante o primeiro semestre de 2005. Para a coleta dos dados da pesquisa, realizei entrevistas orientadas e observaÃÃes participantes. As entrevistas foram realizadas com os pais, com as crianÃas, com as professoras e coordenador pedagÃgico das escolas onde estas crianÃas estudavam, no inÃcio e no final do semestre letivo de cada estabelecimento. As observaÃÃes participantes aconteceram nos contextos da casa e da escola de cada uma e noutros ambientes (na quadra de esportes, na casa da professora particular, no curso de MatemÃtica, na Sala de Recurso, em apresentaÃÃes de bumba-meu-boi e na rua). Os dados coletados foram organizados e categorizados a partir da tÃcnica da anÃlise de conteÃdo. Aos registros escritos das observaÃÃes participantes, acrescentei dados coletados do registro fotogrÃfico e fonogrÃfico. Estes registros foram transformados em textos descritivos das interaÃÃes entre os sujeitos da pesquisa. Os dados colhidos e organizados foram analisados e interpretados, principalmente, a partir da perspectiva psicanalÃtica e de autores que discutem a participaÃÃo dos pais na escola e o processo de inclusÃo escolar de crianÃas com necessidades educativas especiais (NEE). Levando em consideraÃÃo os limites da metodologia do estudo de caso, apontei algumas inferÃncias conclusivas em relaÃÃo ao trabalho realizado. SÃo elas: os pais tÃm expectativas em relaÃÃo ao desenvolvimento, escolarizaÃÃo e profissionalizaÃÃo dos filhos, como os outros pais, mas esperam, principalmente, que desenvolvam boas atitudes; as expectativas nem sempre foram positivas e evidenciaram ser influenciadas pelo contexto das dificuldades e facilidades das crianÃas. A participaÃÃo dos pais se caracterizou, principalmente, pela procura de vÃrios profissionais para ajudÃ-los no acompanhamento dos filhos; pela culpa que nutrem em relaÃÃo Ãs dificuldades da crianÃa; pela vigilÃncia, pelo apego e dedicaÃÃo das mÃes e pela participaÃÃo marginal do pai; e pela dificuldade em entender a conduta da crianÃa por causa dos efeitos da medicaÃÃo para os sintomas do TDA/H. O atendimento escolar à apontado pelos pais como o principal fator que facilita e que dificulta a participaÃÃo no desenvolvimento e escolarizaÃÃo dos filhos. A relaÃÃo entre expectativas e participaÃÃo mostrou: que nÃo hà linearidade entre elas; que nem sempre a forma de participaÃÃo à favorÃvel ao alcance das expectativas; que expectativas e formas de participaÃÃo apontam o lugar que as crianÃas ocupam no desejo de seus pais; que os sentimentos dos pais em relaÃÃo aos filhos sÃo ambivalentes; que o alto investimento na participaÃÃo e o nÃo retorno do que à esperado pode gerar expectativas negativas e que nem toda forma de participaÃÃo dos pais à sinÃnimo de ajuda para a crianÃa, para a escola e para a prÃpria famÃlia. As crianÃas percebem que os pais anseiam que formem boas atitudes e que mudem de comportamento; quando indagadas, posicionam-se (verbalmente) de forma passiva e infantilizada diante das ajudas que recebem; revelam bons sentimentos em relaÃÃo à escola e ensaiam algumas crÃticas em relaÃÃo aos colegas e professoras; tambÃm demonstraram motivaÃÃo e conduta autÃnoma para realizarem suas atividades em vÃrios momentos do estudo, mas evidenciaram mobilizar vÃrias pessoas da famÃlia com os seus afazeres; tÃm consciÃncia dos sintomas do TDA/H que lhes sÃo atribuÃdos e revelam o receio de serem discriminados por isso. Expectativas e formas de participaÃÃo tambÃm demonstraram que o estatuto simbÃlico deste transtorno està sendo um fator de peso para que o curso do desenvolvimento destas crianÃas jà esteja traÃado, impedindo-as de se fazerem enigmas aos seus pais. O estudo tambÃm revelou que o atendimento dispensado Ãs crianÃas com TDA/H e seus pais na escola nÃo foi fruto de uma proposta refletida de inclusÃo.
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The expectations and the participation of the parents in the development and schooling of the chidren diagnosed with the Attention Deficit Disorder/Hyperactivity - ADD/H2007-08-20Sylvie Ghislaine Delacours Soares Lins74089269768Karla PatrÃcia Holanda Martins22411941315http://lattes.cnpq.br/0785051938150248 Rita Vieira de Figueiredo43833586400Silvana Maria Moura da Silva25508466304Vanda MagalhÃes LeitÃo19312733320http://lattes.cnpq.br/677670591828580536694410697http://lattes.cnpq.br/9943930212352880Marilete Geralda da SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRTDA/HpaisexpectativasparticipaÃÃodesenvolvimentoescolarizaÃÃoinclusÃoADD/H parents expectations participation development schooling inclusionPSICOLOGIA EDUCACIONALPartindo da constataÃÃo de que os pais sÃo parceiros privilegiados na educaÃÃo das crianÃas, o presente estudo teve como propÃsito compreender as relaÃÃes entre as expectativas e as formas de participaÃÃo dos pais no desenvolvimento e escolarizaÃÃo das crianÃas diagnosticadas com o Transtorno de DÃficit de AtenÃÃo/Hiperatividade â TDA/H. Para que tal objetivo fosse alcanÃado, realizei estudo de quatro casos de crianÃas diagnosticadas com este transtorno (trÃs meninos e uma menina) e seus respectivos pais, na faixa etÃria de sete a dez anos quando do inÃcio do estudo, durante o primeiro semestre de 2005. Para a coleta dos dados da pesquisa, realizei entrevistas orientadas e observaÃÃes participantes. As entrevistas foram realizadas com os pais, com as crianÃas, com as professoras e coordenador pedagÃgico das escolas onde estas crianÃas estudavam, no inÃcio e no final do semestre letivo de cada estabelecimento. As observaÃÃes participantes aconteceram nos contextos da casa e da escola de cada uma e noutros ambientes (na quadra de esportes, na casa da professora particular, no curso de MatemÃtica, na Sala de Recurso, em apresentaÃÃes de bumba-meu-boi e na rua). Os dados coletados foram organizados e categorizados a partir da tÃcnica da anÃlise de conteÃdo. Aos registros escritos das observaÃÃes participantes, acrescentei dados coletados do registro fotogrÃfico e fonogrÃfico. Estes registros foram transformados em textos descritivos das interaÃÃes entre os sujeitos da pesquisa. Os dados colhidos e organizados foram analisados e interpretados, principalmente, a partir da perspectiva psicanalÃtica e de autores que discutem a participaÃÃo dos pais na escola e o processo de inclusÃo escolar de crianÃas com necessidades educativas especiais (NEE). Levando em consideraÃÃo os limites da metodologia do estudo de caso, apontei algumas inferÃncias conclusivas em relaÃÃo ao trabalho realizado. SÃo elas: os pais tÃm expectativas em relaÃÃo ao desenvolvimento, escolarizaÃÃo e profissionalizaÃÃo dos filhos, como os outros pais, mas esperam, principalmente, que desenvolvam boas atitudes; as expectativas nem sempre foram positivas e evidenciaram ser influenciadas pelo contexto das dificuldades e facilidades das crianÃas. A participaÃÃo dos pais se caracterizou, principalmente, pela procura de vÃrios profissionais para ajudÃ-los no acompanhamento dos filhos; pela culpa que nutrem em relaÃÃo Ãs dificuldades da crianÃa; pela vigilÃncia, pelo apego e dedicaÃÃo das mÃes e pela participaÃÃo marginal do pai; e pela dificuldade em entender a conduta da crianÃa por causa dos efeitos da medicaÃÃo para os sintomas do TDA/H. O atendimento escolar à apontado pelos pais como o principal fator que facilita e que dificulta a participaÃÃo no desenvolvimento e escolarizaÃÃo dos filhos. A relaÃÃo entre expectativas e participaÃÃo mostrou: que nÃo hà linearidade entre elas; que nem sempre a forma de participaÃÃo à favorÃvel ao alcance das expectativas; que expectativas e formas de participaÃÃo apontam o lugar que as crianÃas ocupam no desejo de seus pais; que os sentimentos dos pais em relaÃÃo aos filhos sÃo ambivalentes; que o alto investimento na participaÃÃo e o nÃo retorno do que à esperado pode gerar expectativas negativas e que nem toda forma de participaÃÃo dos pais à sinÃnimo de ajuda para a crianÃa, para a escola e para a prÃpria famÃlia. As crianÃas percebem que os pais anseiam que formem boas atitudes e que mudem de comportamento; quando indagadas, posicionam-se (verbalmente) de forma passiva e infantilizada diante das ajudas que recebem; revelam bons sentimentos em relaÃÃo à escola e ensaiam algumas crÃticas em relaÃÃo aos colegas e professoras; tambÃm demonstraram motivaÃÃo e conduta autÃnoma para realizarem suas atividades em vÃrios momentos do estudo, mas evidenciaram mobilizar vÃrias pessoas da famÃlia com os seus afazeres; tÃm consciÃncia dos sintomas do TDA/H que lhes sÃo atribuÃdos e revelam o receio de serem discriminados por isso. Expectativas e formas de participaÃÃo tambÃm demonstraram que o estatuto simbÃlico deste transtorno està sendo um fator de peso para que o curso do desenvolvimento destas crianÃas jà esteja traÃado, impedindo-as de se fazerem enigmas aos seus pais. O estudo tambÃm revelou que o atendimento dispensado Ãs crianÃas com TDA/H e seus pais na escola nÃo foi fruto de uma proposta refletida de inclusÃo. The present study aimed to understand the relations between the expectations and the forms of participation of the parents in the development and the schooling of the children diagnosed with the Attention Deficit Disorder/ Hyperactivity - ADD/H based on the fact that parents are privileged partners in the education of the children. So for such objective to be reached, a study of four cases of children diagnosed with this disorder (three boys and a girl) and its respective parents was done in the age-group from seven to ten years old when the beginning of the study during the first semester of 2005. For the research of the data collection, guided interviews and participant observations were carried out. The interviews had been carried through with the parents, the children, the professors and pedagogical coordinator of the schools where these children studied at the beginning and in the end of the period of the terms during the semester of each institute. The participant observations happened in the contexts of the house and the school of each child and also in other environments (the sports court, the private teacherÂs house, in the course of Mathematics, in the Resource Center, in the presentations of bumba-meu-boi and in the street). The collected data had been organized and categorized from the technique of the content analysis. To the written registers of the participant observations, gathered data of the photographic and phonographic registers were added. These registers were transformed into descriptive texts of the interactions between the citizens of the research. The gathered and organized data were mainly analyzed and interpreted from the psychoanalytical perspective and authors who argue the participation of the parents at school and also the process of pertaining to school inclusion of children with educative special necessities. Taking into consideration the limits of the methodology of this case study, some conclusive inferences related to the applied work were pointed out. They are as follows: the parents have expectations concerning to the development, the schooling and the professionalization of the children, such as the other parents, but they hope the children develop principally good attitudes; the expectations nor always were positive and evidenced to be influenced by the context of the difficulties and easinesses of the children. The participation of the parents has mainly characterized for the search of some professionals to help them in the accompaniment of the children; for the guilt they have concerning to the difficulties of the child; for the monitoring, for the attachment and devotion of the mothers and for the apart participation of the father; and the difficulty in understanding the behavior of the child because of the effects of the medicine regarding the symptoms of the ADD/H. The school attendance is pointed out by the parents as the main factor that helps and makes it difficult the participation in the development and the schooling of the children. The relation between expectations and participation showed: that there is no linearity between them; that not always the participation form is favorable to the reach of the expectations; that expectations and forms of participation point the place that the children occupy in the desire of their parents; that the feelings of the parents related to the children are ambivalent; that a high investment in the participation and the no return of what is waited can generate negative expectations and that not always all participation of the parents is synonymous of help for the child, the school and the proper family. The children perceive that the parents yearn they learn good attitudes and change their behavior; they behave themselves (verbally) in a passive and childish way ahead of the aids that receive; they show good feelings concerning to the classmates and teachers; they also show motivation and independent behavior to carry out their activities at some moments of the study, but they also demonstrate to mobilize some people of the family with their tasks; they have consciousness of the symptoms of the ADD/H that are attributed and show some mistrust of being discriminated for that. Expectations and forms of participation also evidence that the symbolic statute of this disturb is being a great fact, so that the course of the development of these children has already been traced, and it prevents them to make enigmas to their parents. The study also revealed that the attendance excused to the children with ADD/H and their parents at school was not a reflection of inclusion. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2436application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:13Zmail@mail.com -
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Marilete Geralda da Silva
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