PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luana Monteiro do Nascimento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18720
Resumo: O Brasil à um paÃs cuja populaÃÃo ainda apresenta dificuldades na alfabetizaÃÃo e no letramento, deste modo, o dicionÃrio escolar, como recurso didÃtico, pode contribuir para promoÃÃo da leitura e, consequentemente, da escrita, uma vez que seu uso em sala de aula possibilita inserir o aluno em um universo de informaÃÃes. Logo, o estudo objetivou, em linhas gerais, verificar o uso ou nÃo de dicionÃrios como recurso didÃtico, como meio de potencializar habilidades de leitura, escrita e ampliaÃÃo do domÃnio vocabular de alunos. De modo especÃfico, intentou-se identificar a utilizaÃÃo ou nÃo deste recurso didÃtico, por meio de questionÃrio, modelo inventÃrio (autoavaliaÃÃo); comparar as variÃveis do estudo, itens do questionÃrio, com o perfil dos professores; analisar a associaÃÃo entre as variÃveis do estudo; e apresentar atividades que envolvam dicionÃrios. Para embasar as discussÃes propostas, consideraram-se as ideias de Krieger (2006), Bagno e Rangel (2006), Rangel (2011) e Pontes (2009; 2014). Trata-se de estudo descritivo e quanti-qualitativo, em que se utilizou um formulÃrio previamente elaborado para a pesquisa, contendo variÃveis relacionadas ao perfil dos pesquisados e questÃes de autoavaliaÃÃo, do tipo escala, com 39 itens, com formato de resposta do tipo Likert, com quatro possibilidades de respostas: Quase nunca (1); Ãs vezes (2); Frequentemente (3); Quase Sempre (4), o qual foi disponibilizado em meio eletrÃnico, atravÃs do Google Drive. Acerca do perfil dos participantes, a maioria era do sexo feminino (85,1%), com idades entre 25 e 40 anos, com formaÃÃo em universidade pÃblica federal, sendo a especializaÃÃo a titulaÃÃo predominante (70,1%), atuantes principalmente na Ãrea de LinguÃstica Aplicada (91,0%). Os demais itens do questionÃrio foram categorizados em: O dicionÃrio e a prÃtica em sala de aula, em que se constatou que os participantes Ãs vezes (40,3%) orientavam os alunos para o manejo do dicionÃrio impresso; O dicionÃrio e o planejamento pedagÃgico, em que se encontrou que os professores participantes, Ãs vezes, selecionavam dicionÃrios para a prÃtica em sala de aula (44,8%); PercepÃÃes dos professores sobre a utilizaÃÃo do recurso em questÃo, obtendo que a maioria era Ãs vezes favorÃvel ao uso (52,2%), percebia o dicionÃrio como tecnologia (32,8%) e quase sempre sua importÃncia na prÃtica escolar (53,7%), bem como a relevÃncia de cursar a disciplina de Lexicografia durante a graduaÃÃo (52,2%); no Ãltimo item, Conhecimentos dos professores sobre esse uso, a maioria assinalou que Ãs vezes necessitava trabalhar com o dicionÃrio em sala de aula (40,3%). Ademais, constatou-se associaÃÃo forte entre uso do dicionÃrio impresso, tempo de docÃncia em sala de aula e Ãrea de atuaÃÃo; e uso do dicionÃrio e conhecimento do professor. Concluiu-se que os professores participantes da pesquisa Ãs vezes utilizavam o dicionÃrio como recurso didÃtico, no entanto eram favorÃveis a essa prÃtica e o reconheciam como tecnologia e/ou recurso didÃtico. Logo, sugere-se que maiores incentivos sejam promovidos, como cursos de formaÃÃo destinados a professores do ensino fundamental II e materiais didÃticos para este fim, de modo a estimular a prÃtica voltada para utilizaÃÃo de dicionÃrios em aulas de LÃngua Portuguesa, notadamente no Ensino Fundamental II.
id UFC_8107fd64c20edd51178d9247ed195492
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:11986
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental IIPractices for the use of dictionaries by teachers of portuguese language in elementary education II2016-12-14Maria do Socorro Silva de AragÃo10880852453Socorro ClÃudia Tavares de Sousa36869716315http://lattes.cnpq.br/2566077699127689Suelene Silva Oliveira Nascimento37008730349http://lattes.cnpq.br/803616026618105797112240387http://lattes.cnpq.br/0230181962298649Luana Monteiro do NascimentoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)UFCBRDicionÃrio Ensino-aprendizagem LÃngua PortuguesaDictionary Teaching and Learning Portuguese LanguageLINGUISTICAO Brasil à um paÃs cuja populaÃÃo ainda apresenta dificuldades na alfabetizaÃÃo e no letramento, deste modo, o dicionÃrio escolar, como recurso didÃtico, pode contribuir para promoÃÃo da leitura e, consequentemente, da escrita, uma vez que seu uso em sala de aula possibilita inserir o aluno em um universo de informaÃÃes. Logo, o estudo objetivou, em linhas gerais, verificar o uso ou nÃo de dicionÃrios como recurso didÃtico, como meio de potencializar habilidades de leitura, escrita e ampliaÃÃo do domÃnio vocabular de alunos. De modo especÃfico, intentou-se identificar a utilizaÃÃo ou nÃo deste recurso didÃtico, por meio de questionÃrio, modelo inventÃrio (autoavaliaÃÃo); comparar as variÃveis do estudo, itens do questionÃrio, com o perfil dos professores; analisar a associaÃÃo entre as variÃveis do estudo; e apresentar atividades que envolvam dicionÃrios. Para embasar as discussÃes propostas, consideraram-se as ideias de Krieger (2006), Bagno e Rangel (2006), Rangel (2011) e Pontes (2009; 2014). Trata-se de estudo descritivo e quanti-qualitativo, em que se utilizou um formulÃrio previamente elaborado para a pesquisa, contendo variÃveis relacionadas ao perfil dos pesquisados e questÃes de autoavaliaÃÃo, do tipo escala, com 39 itens, com formato de resposta do tipo Likert, com quatro possibilidades de respostas: Quase nunca (1); Ãs vezes (2); Frequentemente (3); Quase Sempre (4), o qual foi disponibilizado em meio eletrÃnico, atravÃs do Google Drive. Acerca do perfil dos participantes, a maioria era do sexo feminino (85,1%), com idades entre 25 e 40 anos, com formaÃÃo em universidade pÃblica federal, sendo a especializaÃÃo a titulaÃÃo predominante (70,1%), atuantes principalmente na Ãrea de LinguÃstica Aplicada (91,0%). Os demais itens do questionÃrio foram categorizados em: O dicionÃrio e a prÃtica em sala de aula, em que se constatou que os participantes Ãs vezes (40,3%) orientavam os alunos para o manejo do dicionÃrio impresso; O dicionÃrio e o planejamento pedagÃgico, em que se encontrou que os professores participantes, Ãs vezes, selecionavam dicionÃrios para a prÃtica em sala de aula (44,8%); PercepÃÃes dos professores sobre a utilizaÃÃo do recurso em questÃo, obtendo que a maioria era Ãs vezes favorÃvel ao uso (52,2%), percebia o dicionÃrio como tecnologia (32,8%) e quase sempre sua importÃncia na prÃtica escolar (53,7%), bem como a relevÃncia de cursar a disciplina de Lexicografia durante a graduaÃÃo (52,2%); no Ãltimo item, Conhecimentos dos professores sobre esse uso, a maioria assinalou que Ãs vezes necessitava trabalhar com o dicionÃrio em sala de aula (40,3%). Ademais, constatou-se associaÃÃo forte entre uso do dicionÃrio impresso, tempo de docÃncia em sala de aula e Ãrea de atuaÃÃo; e uso do dicionÃrio e conhecimento do professor. Concluiu-se que os professores participantes da pesquisa Ãs vezes utilizavam o dicionÃrio como recurso didÃtico, no entanto eram favorÃveis a essa prÃtica e o reconheciam como tecnologia e/ou recurso didÃtico. Logo, sugere-se que maiores incentivos sejam promovidos, como cursos de formaÃÃo destinados a professores do ensino fundamental II e materiais didÃticos para este fim, de modo a estimular a prÃtica voltada para utilizaÃÃo de dicionÃrios em aulas de LÃngua Portuguesa, notadamente no Ensino Fundamental II.Brazil is a country whose population still presents literacy difficulties, for this reason, the school dictionary, as a didactic resource, can contribute to promote reading and, consequently, writing, since its use in the classroom enables to insert students in a universe of information. Therefore, generally speaking, this study aimed to verify the use of dictionaries as a didactic resource, as a means to enhance reading, writing and expand vocabulary skills of students. Specifically, this study sought to identify the use or not of this didactic resource through a questionnaire, inventory model (self-assessment); compare the study variables, questionnaire items, with the teachersâ profile; analyze the association between the study variables; and present activity models involving dictionaries. In order to support the proposed discussions, the ideas of Krieger (2006), Bagno and Rangel (2006), Rangel (2011), and Bridges (2009, 2014) were considered. This was a descriptive quantitative study using a form previously designed for the research, containing variables related to the profile of the respondents and self-assessment scale-type questions, with 39 items, and a Likert-type response format, with four possible answers: Almost never (1); Sometimes (2); Often (3); Almost Always (4), which was electronically available via Google Drive. Regarding the profile of the participants, the majority were female (85.1%), aged 25-40 years, graduated from a federal public university, in which specialization was the predominant degree (70.1%), mainly in the field of Applied Linguistics (91.0%). The other items of the questionnaire were categorized in: Dictionary and classroom practice, which verified that the participants sometimes (40.3%) guided the students to use the printed dictionary; Dictionary and pedagogical planning, which found that participating teachers sometimes selected dictionaries for classroom practice (44.8%); Teachersâ perception about the use of the resource in study, demonstrating that the majority was sometimes favorable to its use (52.2%), perceived the dictionary as technology (32.8%) and almost always identified its importance in school practice (53.7%), as well as the relevance of attending the Lexicography course during graduation (52.2%); in the last item, Teachersâ knowledge about this use, most pointed out that sometimes needed to work with the dictionary in the classroom (40.3%). Additionally, a strong association was found between the use of printed dictionary, teaching time in the classroom, and field of activity; and between the use of dictionary and teacherâs knowledge. It was concluded that the teachers participating in the research sometimes used the dictionary as a didactic resource. Nevertheless, they were favorable to this practice and recognized it as a technology and/or didactic resource. Therefore, it is suggested the promotion of greater incentives, such as training courses for teachers of Elementary Education II and teaching materials for this purpose, in order to stimulate the practice of using dictionaries in Portuguese classes, especially in Elementary Education II.CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18720application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:31Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Practices for the use of dictionaries by teachers of portuguese language in elementary education II
title PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
spellingShingle PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
Luana Monteiro do Nascimento
DicionÃrio
Ensino-aprendizagem
LÃngua Portuguesa
Dictionary
Teaching and Learning
Portuguese Language
LINGUISTICA
title_short PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_full PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_fullStr PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
title_sort PrÃticas de utilizaÃÃo de dicionÃrios por professores de LÃngua Portuguesa do Ensino Fundamental II
author Luana Monteiro do Nascimento
author_facet Luana Monteiro do Nascimento
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria do Socorro Silva de AragÃo
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 10880852453
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Socorro ClÃudia Tavares de Sousa
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 36869716315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2566077699127689
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Suelene Silva Oliveira Nascimento
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37008730349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8036160266181057
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 97112240387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0230181962298649
dc.contributor.author.fl_str_mv Luana Monteiro do Nascimento
contributor_str_mv Maria do Socorro Silva de AragÃo
Socorro ClÃudia Tavares de Sousa
Suelene Silva Oliveira Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv DicionÃrio
Ensino-aprendizagem
LÃngua Portuguesa
topic DicionÃrio
Ensino-aprendizagem
LÃngua Portuguesa
Dictionary
Teaching and Learning
Portuguese Language
LINGUISTICA
dc.subject.eng.fl_str_mv Dictionary
Teaching and Learning
Portuguese Language
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O Brasil à um paÃs cuja populaÃÃo ainda apresenta dificuldades na alfabetizaÃÃo e no letramento, deste modo, o dicionÃrio escolar, como recurso didÃtico, pode contribuir para promoÃÃo da leitura e, consequentemente, da escrita, uma vez que seu uso em sala de aula possibilita inserir o aluno em um universo de informaÃÃes. Logo, o estudo objetivou, em linhas gerais, verificar o uso ou nÃo de dicionÃrios como recurso didÃtico, como meio de potencializar habilidades de leitura, escrita e ampliaÃÃo do domÃnio vocabular de alunos. De modo especÃfico, intentou-se identificar a utilizaÃÃo ou nÃo deste recurso didÃtico, por meio de questionÃrio, modelo inventÃrio (autoavaliaÃÃo); comparar as variÃveis do estudo, itens do questionÃrio, com o perfil dos professores; analisar a associaÃÃo entre as variÃveis do estudo; e apresentar atividades que envolvam dicionÃrios. Para embasar as discussÃes propostas, consideraram-se as ideias de Krieger (2006), Bagno e Rangel (2006), Rangel (2011) e Pontes (2009; 2014). Trata-se de estudo descritivo e quanti-qualitativo, em que se utilizou um formulÃrio previamente elaborado para a pesquisa, contendo variÃveis relacionadas ao perfil dos pesquisados e questÃes de autoavaliaÃÃo, do tipo escala, com 39 itens, com formato de resposta do tipo Likert, com quatro possibilidades de respostas: Quase nunca (1); Ãs vezes (2); Frequentemente (3); Quase Sempre (4), o qual foi disponibilizado em meio eletrÃnico, atravÃs do Google Drive. Acerca do perfil dos participantes, a maioria era do sexo feminino (85,1%), com idades entre 25 e 40 anos, com formaÃÃo em universidade pÃblica federal, sendo a especializaÃÃo a titulaÃÃo predominante (70,1%), atuantes principalmente na Ãrea de LinguÃstica Aplicada (91,0%). Os demais itens do questionÃrio foram categorizados em: O dicionÃrio e a prÃtica em sala de aula, em que se constatou que os participantes Ãs vezes (40,3%) orientavam os alunos para o manejo do dicionÃrio impresso; O dicionÃrio e o planejamento pedagÃgico, em que se encontrou que os professores participantes, Ãs vezes, selecionavam dicionÃrios para a prÃtica em sala de aula (44,8%); PercepÃÃes dos professores sobre a utilizaÃÃo do recurso em questÃo, obtendo que a maioria era Ãs vezes favorÃvel ao uso (52,2%), percebia o dicionÃrio como tecnologia (32,8%) e quase sempre sua importÃncia na prÃtica escolar (53,7%), bem como a relevÃncia de cursar a disciplina de Lexicografia durante a graduaÃÃo (52,2%); no Ãltimo item, Conhecimentos dos professores sobre esse uso, a maioria assinalou que Ãs vezes necessitava trabalhar com o dicionÃrio em sala de aula (40,3%). Ademais, constatou-se associaÃÃo forte entre uso do dicionÃrio impresso, tempo de docÃncia em sala de aula e Ãrea de atuaÃÃo; e uso do dicionÃrio e conhecimento do professor. Concluiu-se que os professores participantes da pesquisa Ãs vezes utilizavam o dicionÃrio como recurso didÃtico, no entanto eram favorÃveis a essa prÃtica e o reconheciam como tecnologia e/ou recurso didÃtico. Logo, sugere-se que maiores incentivos sejam promovidos, como cursos de formaÃÃo destinados a professores do ensino fundamental II e materiais didÃticos para este fim, de modo a estimular a prÃtica voltada para utilizaÃÃo de dicionÃrios em aulas de LÃngua Portuguesa, notadamente no Ensino Fundamental II.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Brazil is a country whose population still presents literacy difficulties, for this reason, the school dictionary, as a didactic resource, can contribute to promote reading and, consequently, writing, since its use in the classroom enables to insert students in a universe of information. Therefore, generally speaking, this study aimed to verify the use of dictionaries as a didactic resource, as a means to enhance reading, writing and expand vocabulary skills of students. Specifically, this study sought to identify the use or not of this didactic resource through a questionnaire, inventory model (self-assessment); compare the study variables, questionnaire items, with the teachersâ profile; analyze the association between the study variables; and present activity models involving dictionaries. In order to support the proposed discussions, the ideas of Krieger (2006), Bagno and Rangel (2006), Rangel (2011), and Bridges (2009, 2014) were considered. This was a descriptive quantitative study using a form previously designed for the research, containing variables related to the profile of the respondents and self-assessment scale-type questions, with 39 items, and a Likert-type response format, with four possible answers: Almost never (1); Sometimes (2); Often (3); Almost Always (4), which was electronically available via Google Drive. Regarding the profile of the participants, the majority were female (85.1%), aged 25-40 years, graduated from a federal public university, in which specialization was the predominant degree (70.1%), mainly in the field of Applied Linguistics (91.0%). The other items of the questionnaire were categorized in: Dictionary and classroom practice, which verified that the participants sometimes (40.3%) guided the students to use the printed dictionary; Dictionary and pedagogical planning, which found that participating teachers sometimes selected dictionaries for classroom practice (44.8%); Teachersâ perception about the use of the resource in study, demonstrating that the majority was sometimes favorable to its use (52.2%), perceived the dictionary as technology (32.8%) and almost always identified its importance in school practice (53.7%), as well as the relevance of attending the Lexicography course during graduation (52.2%); in the last item, Teachersâ knowledge about this use, most pointed out that sometimes needed to work with the dictionary in the classroom (40.3%). Additionally, a strong association was found between the use of printed dictionary, teaching time in the classroom, and field of activity; and between the use of dictionary and teacherâs knowledge. It was concluded that the teachers participating in the research sometimes used the dictionary as a didactic resource. Nevertheless, they were favorable to this practice and recognized it as a technology and/or didactic resource. Therefore, it is suggested the promotion of greater incentives, such as training courses for teachers of Elementary Education II and teaching materials for this purpose, in order to stimulate the practice of using dictionaries in Portuguese classes, especially in Elementary Education II.
description O Brasil à um paÃs cuja populaÃÃo ainda apresenta dificuldades na alfabetizaÃÃo e no letramento, deste modo, o dicionÃrio escolar, como recurso didÃtico, pode contribuir para promoÃÃo da leitura e, consequentemente, da escrita, uma vez que seu uso em sala de aula possibilita inserir o aluno em um universo de informaÃÃes. Logo, o estudo objetivou, em linhas gerais, verificar o uso ou nÃo de dicionÃrios como recurso didÃtico, como meio de potencializar habilidades de leitura, escrita e ampliaÃÃo do domÃnio vocabular de alunos. De modo especÃfico, intentou-se identificar a utilizaÃÃo ou nÃo deste recurso didÃtico, por meio de questionÃrio, modelo inventÃrio (autoavaliaÃÃo); comparar as variÃveis do estudo, itens do questionÃrio, com o perfil dos professores; analisar a associaÃÃo entre as variÃveis do estudo; e apresentar atividades que envolvam dicionÃrios. Para embasar as discussÃes propostas, consideraram-se as ideias de Krieger (2006), Bagno e Rangel (2006), Rangel (2011) e Pontes (2009; 2014). Trata-se de estudo descritivo e quanti-qualitativo, em que se utilizou um formulÃrio previamente elaborado para a pesquisa, contendo variÃveis relacionadas ao perfil dos pesquisados e questÃes de autoavaliaÃÃo, do tipo escala, com 39 itens, com formato de resposta do tipo Likert, com quatro possibilidades de respostas: Quase nunca (1); Ãs vezes (2); Frequentemente (3); Quase Sempre (4), o qual foi disponibilizado em meio eletrÃnico, atravÃs do Google Drive. Acerca do perfil dos participantes, a maioria era do sexo feminino (85,1%), com idades entre 25 e 40 anos, com formaÃÃo em universidade pÃblica federal, sendo a especializaÃÃo a titulaÃÃo predominante (70,1%), atuantes principalmente na Ãrea de LinguÃstica Aplicada (91,0%). Os demais itens do questionÃrio foram categorizados em: O dicionÃrio e a prÃtica em sala de aula, em que se constatou que os participantes Ãs vezes (40,3%) orientavam os alunos para o manejo do dicionÃrio impresso; O dicionÃrio e o planejamento pedagÃgico, em que se encontrou que os professores participantes, Ãs vezes, selecionavam dicionÃrios para a prÃtica em sala de aula (44,8%); PercepÃÃes dos professores sobre a utilizaÃÃo do recurso em questÃo, obtendo que a maioria era Ãs vezes favorÃvel ao uso (52,2%), percebia o dicionÃrio como tecnologia (32,8%) e quase sempre sua importÃncia na prÃtica escolar (53,7%), bem como a relevÃncia de cursar a disciplina de Lexicografia durante a graduaÃÃo (52,2%); no Ãltimo item, Conhecimentos dos professores sobre esse uso, a maioria assinalou que Ãs vezes necessitava trabalhar com o dicionÃrio em sala de aula (40,3%). Ademais, constatou-se associaÃÃo forte entre uso do dicionÃrio impresso, tempo de docÃncia em sala de aula e Ãrea de atuaÃÃo; e uso do dicionÃrio e conhecimento do professor. Concluiu-se que os professores participantes da pesquisa Ãs vezes utilizavam o dicionÃrio como recurso didÃtico, no entanto eram favorÃveis a essa prÃtica e o reconheciam como tecnologia e/ou recurso didÃtico. Logo, sugere-se que maiores incentivos sejam promovidos, como cursos de formaÃÃo destinados a professores do ensino fundamental II e materiais didÃticos para este fim, de modo a estimular a prÃtica voltada para utilizaÃÃo de dicionÃrios em aulas de LÃngua Portuguesa, notadamente no Ensino Fundamental II.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18720
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-graduaÃÃo em Letras (PROFLETRAS) - Em Rede Nacional no Ãmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295230690066432