ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13040 |
Resumo: | As universidades brasileiras sÃo caracterizadas constitucionalmente por trÃs dimensÃes indissociÃveis: o ensino, a pesquisa e a extensÃo. Os indicadores das aÃÃes de extensÃo tem sido um desafio para as instituiÃÃes, principalmente pelas dimensÃes que integram o ensino e a pesquisa, e das prÃprias bases conceituais da extensÃo que sÃo a interaÃÃo dialÃgica entre instituiÃÃo de ensino e sociedade, indissociabilidade entre as atividades de extensÃo, ensino e pesquisa, interdisciplinaridade e impacto na formaÃÃo do discente, o que justificou a necessidade de verificar como essas instituiÃÃes tem executado a avaliaÃÃo de suas atividades objetivando a qualidade de ensino por elas ofertada. O objetivo geral deste trabalho propÃs-se a identificar a percepÃÃo dos gestores das instituiÃÃes de ensino superior na cidade de Fortaleza sobre o que devem ser as aÃÃes de extensÃo para que se oferte ensino superior de qualidade. Para tanto, delimitaram-se como objetivos especÃficos: definir e descrever as caracterÃsticas do ensino superior brasileiro, bem como da extensÃo, suas diretrizes, polÃticas e aÃÃes; identificar o conhecimento dos gestores sobre as bases conceituais para programas de extensÃo; identificar, a partir das caracterÃsticas percebidas, os construtos e as questÃes para avaliaÃÃo na percepÃÃo dos gestores; esboÃar o panorama geral da extensÃo na cidade, dimensionando seu alcance junto a sociedade. A pesquisa envolveu a elaboraÃÃo e aplicaÃÃo de instrumento objetivando a consolidaÃÃo e anÃlise dos dados, o instrumento procurou traduzir os objetivos da pesquisa em itens bem redigidos. A aplicaÃÃo do instrumento auxiliou nas inferÃncias estatÃsticas dos dados consolidados, sendo possÃvel a fundamentaÃÃo para anÃlises descritivas. Verificou-se que a relaÃÃo Ensino, Pesquisa e ExtensÃo que conforme a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo e o Plano Nacional de ExtensÃo servem para conferir qualidade ao ensino de uma IES, nÃo existe em todas as instituiÃÃes existentes na cidade de Fortaleza. No entanto, neste cenÃrio, a gestÃo se mostra qualificada nas IES pesquisadas, os gestores, possuem formaÃÃo adequada, com titulaÃÃo igual ou superior a mestrado, e procuram de forma eficiente lidar com as questÃes de operacionalizaÃÃo de procedimentos relativos Ãs aÃÃes extensionistas. Mas mesmo com este contexto, pelos dados levantados, observa-se que a participaÃÃo das IES na cidade se dà de forma presente. O pÃblico beneficiado com as aÃÃes extensionistas no ano de 2013 foi de 869.475 pessoas, ao analisar esse atendimento em relaÃÃo à populaÃÃo residente na cidade de Fortaleza, observa-se que 34,07% da populaÃÃo da cidade tiveram acesso a algum tipo de atendimento oriundo de aÃÃes extensionistas. A Ãrea temÃtica que atingiu a maior parte da populaÃÃo foi a SaÃde, com 355.798 pessoas beneficiadas, isto Ã, esta Ãrea temÃtica atingiu no ano de 2013 cerca de 13,94% da populaÃÃo da cidade. |
id |
UFC_93cb0132c3d08b527db4128f9c3114b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8362 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 2014-07-03Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doFrancisco de Assis Melo Lima04080742304http://lattes.cnpq.br/8573654362865929Wagner Bandeira Andriola44215088453http://lattes.cnpq.br/0506346607081493MÃrcia Maria Machado Freitas3213240931574091972349http://lattes.cnpq.br/4145335046818433Humberto Correia Lima FilhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo SuperiorUFCBRUniversidades Brasileiras ExtensÃo UniversitÃria AvaliaÃÃo.POLITICA PUBLICA E POPULACAOAs universidades brasileiras sÃo caracterizadas constitucionalmente por trÃs dimensÃes indissociÃveis: o ensino, a pesquisa e a extensÃo. Os indicadores das aÃÃes de extensÃo tem sido um desafio para as instituiÃÃes, principalmente pelas dimensÃes que integram o ensino e a pesquisa, e das prÃprias bases conceituais da extensÃo que sÃo a interaÃÃo dialÃgica entre instituiÃÃo de ensino e sociedade, indissociabilidade entre as atividades de extensÃo, ensino e pesquisa, interdisciplinaridade e impacto na formaÃÃo do discente, o que justificou a necessidade de verificar como essas instituiÃÃes tem executado a avaliaÃÃo de suas atividades objetivando a qualidade de ensino por elas ofertada. O objetivo geral deste trabalho propÃs-se a identificar a percepÃÃo dos gestores das instituiÃÃes de ensino superior na cidade de Fortaleza sobre o que devem ser as aÃÃes de extensÃo para que se oferte ensino superior de qualidade. Para tanto, delimitaram-se como objetivos especÃficos: definir e descrever as caracterÃsticas do ensino superior brasileiro, bem como da extensÃo, suas diretrizes, polÃticas e aÃÃes; identificar o conhecimento dos gestores sobre as bases conceituais para programas de extensÃo; identificar, a partir das caracterÃsticas percebidas, os construtos e as questÃes para avaliaÃÃo na percepÃÃo dos gestores; esboÃar o panorama geral da extensÃo na cidade, dimensionando seu alcance junto a sociedade. A pesquisa envolveu a elaboraÃÃo e aplicaÃÃo de instrumento objetivando a consolidaÃÃo e anÃlise dos dados, o instrumento procurou traduzir os objetivos da pesquisa em itens bem redigidos. A aplicaÃÃo do instrumento auxiliou nas inferÃncias estatÃsticas dos dados consolidados, sendo possÃvel a fundamentaÃÃo para anÃlises descritivas. Verificou-se que a relaÃÃo Ensino, Pesquisa e ExtensÃo que conforme a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo e o Plano Nacional de ExtensÃo servem para conferir qualidade ao ensino de uma IES, nÃo existe em todas as instituiÃÃes existentes na cidade de Fortaleza. No entanto, neste cenÃrio, a gestÃo se mostra qualificada nas IES pesquisadas, os gestores, possuem formaÃÃo adequada, com titulaÃÃo igual ou superior a mestrado, e procuram de forma eficiente lidar com as questÃes de operacionalizaÃÃo de procedimentos relativos Ãs aÃÃes extensionistas. Mas mesmo com este contexto, pelos dados levantados, observa-se que a participaÃÃo das IES na cidade se dà de forma presente. O pÃblico beneficiado com as aÃÃes extensionistas no ano de 2013 foi de 869.475 pessoas, ao analisar esse atendimento em relaÃÃo à populaÃÃo residente na cidade de Fortaleza, observa-se que 34,07% da populaÃÃo da cidade tiveram acesso a algum tipo de atendimento oriundo de aÃÃes extensionistas. A Ãrea temÃtica que atingiu a maior parte da populaÃÃo foi a SaÃde, com 355.798 pessoas beneficiadas, isto Ã, esta Ãrea temÃtica atingiu no ano de 2013 cerca de 13,94% da populaÃÃo da cidade.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13040application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:22Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
title |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
spellingShingle |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 Humberto Correia Lima Filho Universidades Brasileiras ExtensÃo UniversitÃria AvaliaÃÃo. POLITICA PUBLICA E POPULACAO |
title_short |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
title_full |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
title_fullStr |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
title_full_unstemmed |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
title_sort |
ANÃLISE DA ADEQUAÃÃO DAS INSTITUIÃÃES DE ENSINO SUPERIOR LOCALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA AO PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÃRIA - 2011/2020 |
author |
Humberto Correia Lima Filho |
author_facet |
Humberto Correia Lima Filho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Elias Soares |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
02178761372 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Francisco de Assis Melo Lima |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
04080742304 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8573654362865929 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Wagner Bandeira Andriola |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
44215088453 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0506346607081493 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
MÃrcia Maria Machado Freitas |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
32132409315 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
74091972349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4145335046818433 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Humberto Correia Lima Filho |
contributor_str_mv |
Maria Elias Soares Francisco de Assis Melo Lima Wagner Bandeira Andriola MÃrcia Maria Machado Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidades Brasileiras ExtensÃo UniversitÃria AvaliaÃÃo. |
topic |
Universidades Brasileiras ExtensÃo UniversitÃria AvaliaÃÃo. POLITICA PUBLICA E POPULACAO |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
POLITICA PUBLICA E POPULACAO |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
As universidades brasileiras sÃo caracterizadas constitucionalmente por trÃs dimensÃes indissociÃveis: o ensino, a pesquisa e a extensÃo. Os indicadores das aÃÃes de extensÃo tem sido um desafio para as instituiÃÃes, principalmente pelas dimensÃes que integram o ensino e a pesquisa, e das prÃprias bases conceituais da extensÃo que sÃo a interaÃÃo dialÃgica entre instituiÃÃo de ensino e sociedade, indissociabilidade entre as atividades de extensÃo, ensino e pesquisa, interdisciplinaridade e impacto na formaÃÃo do discente, o que justificou a necessidade de verificar como essas instituiÃÃes tem executado a avaliaÃÃo de suas atividades objetivando a qualidade de ensino por elas ofertada. O objetivo geral deste trabalho propÃs-se a identificar a percepÃÃo dos gestores das instituiÃÃes de ensino superior na cidade de Fortaleza sobre o que devem ser as aÃÃes de extensÃo para que se oferte ensino superior de qualidade. Para tanto, delimitaram-se como objetivos especÃficos: definir e descrever as caracterÃsticas do ensino superior brasileiro, bem como da extensÃo, suas diretrizes, polÃticas e aÃÃes; identificar o conhecimento dos gestores sobre as bases conceituais para programas de extensÃo; identificar, a partir das caracterÃsticas percebidas, os construtos e as questÃes para avaliaÃÃo na percepÃÃo dos gestores; esboÃar o panorama geral da extensÃo na cidade, dimensionando seu alcance junto a sociedade. A pesquisa envolveu a elaboraÃÃo e aplicaÃÃo de instrumento objetivando a consolidaÃÃo e anÃlise dos dados, o instrumento procurou traduzir os objetivos da pesquisa em itens bem redigidos. A aplicaÃÃo do instrumento auxiliou nas inferÃncias estatÃsticas dos dados consolidados, sendo possÃvel a fundamentaÃÃo para anÃlises descritivas. Verificou-se que a relaÃÃo Ensino, Pesquisa e ExtensÃo que conforme a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo e o Plano Nacional de ExtensÃo servem para conferir qualidade ao ensino de uma IES, nÃo existe em todas as instituiÃÃes existentes na cidade de Fortaleza. No entanto, neste cenÃrio, a gestÃo se mostra qualificada nas IES pesquisadas, os gestores, possuem formaÃÃo adequada, com titulaÃÃo igual ou superior a mestrado, e procuram de forma eficiente lidar com as questÃes de operacionalizaÃÃo de procedimentos relativos Ãs aÃÃes extensionistas. Mas mesmo com este contexto, pelos dados levantados, observa-se que a participaÃÃo das IES na cidade se dà de forma presente. O pÃblico beneficiado com as aÃÃes extensionistas no ano de 2013 foi de 869.475 pessoas, ao analisar esse atendimento em relaÃÃo à populaÃÃo residente na cidade de Fortaleza, observa-se que 34,07% da populaÃÃo da cidade tiveram acesso a algum tipo de atendimento oriundo de aÃÃes extensionistas. A Ãrea temÃtica que atingiu a maior parte da populaÃÃo foi a SaÃde, com 355.798 pessoas beneficiadas, isto Ã, esta Ãrea temÃtica atingiu no ano de 2013 cerca de 13,94% da populaÃÃo da cidade. |
description |
As universidades brasileiras sÃo caracterizadas constitucionalmente por trÃs dimensÃes indissociÃveis: o ensino, a pesquisa e a extensÃo. Os indicadores das aÃÃes de extensÃo tem sido um desafio para as instituiÃÃes, principalmente pelas dimensÃes que integram o ensino e a pesquisa, e das prÃprias bases conceituais da extensÃo que sÃo a interaÃÃo dialÃgica entre instituiÃÃo de ensino e sociedade, indissociabilidade entre as atividades de extensÃo, ensino e pesquisa, interdisciplinaridade e impacto na formaÃÃo do discente, o que justificou a necessidade de verificar como essas instituiÃÃes tem executado a avaliaÃÃo de suas atividades objetivando a qualidade de ensino por elas ofertada. O objetivo geral deste trabalho propÃs-se a identificar a percepÃÃo dos gestores das instituiÃÃes de ensino superior na cidade de Fortaleza sobre o que devem ser as aÃÃes de extensÃo para que se oferte ensino superior de qualidade. Para tanto, delimitaram-se como objetivos especÃficos: definir e descrever as caracterÃsticas do ensino superior brasileiro, bem como da extensÃo, suas diretrizes, polÃticas e aÃÃes; identificar o conhecimento dos gestores sobre as bases conceituais para programas de extensÃo; identificar, a partir das caracterÃsticas percebidas, os construtos e as questÃes para avaliaÃÃo na percepÃÃo dos gestores; esboÃar o panorama geral da extensÃo na cidade, dimensionando seu alcance junto a sociedade. A pesquisa envolveu a elaboraÃÃo e aplicaÃÃo de instrumento objetivando a consolidaÃÃo e anÃlise dos dados, o instrumento procurou traduzir os objetivos da pesquisa em itens bem redigidos. A aplicaÃÃo do instrumento auxiliou nas inferÃncias estatÃsticas dos dados consolidados, sendo possÃvel a fundamentaÃÃo para anÃlises descritivas. Verificou-se que a relaÃÃo Ensino, Pesquisa e ExtensÃo que conforme a Lei de Diretrizes e Bases da EducaÃÃo e o Plano Nacional de ExtensÃo servem para conferir qualidade ao ensino de uma IES, nÃo existe em todas as instituiÃÃes existentes na cidade de Fortaleza. No entanto, neste cenÃrio, a gestÃo se mostra qualificada nas IES pesquisadas, os gestores, possuem formaÃÃo adequada, com titulaÃÃo igual ou superior a mestrado, e procuram de forma eficiente lidar com as questÃes de operacionalizaÃÃo de procedimentos relativos Ãs aÃÃes extensionistas. Mas mesmo com este contexto, pelos dados levantados, observa-se que a participaÃÃo das IES na cidade se dà de forma presente. O pÃblico beneficiado com as aÃÃes extensionistas no ano de 2013 foi de 869.475 pessoas, ao analisar esse atendimento em relaÃÃo à populaÃÃo residente na cidade de Fortaleza, observa-se que 34,07% da populaÃÃo da cidade tiveram acesso a algum tipo de atendimento oriundo de aÃÃes extensionistas. A Ãrea temÃtica que atingiu a maior parte da populaÃÃo foi a SaÃde, com 355.798 pessoas beneficiadas, isto Ã, esta Ãrea temÃtica atingiu no ano de 2013 cerca de 13,94% da populaÃÃo da cidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13040 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295197321232384 |