Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norval Batista Cruz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10690
Resumo: Expressa a trajetÃria de vida do autor, buscando identificar como, atravÃs do corpo, ele teceu a teia que o levou à cultura de matriz africana e finalmente ao locus da sua pesquisa, o Ilà Axà Omo TifÃ. Utilizou-se o mÃtodo biogrÃfico da Antroposofia, que se baseia no conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Descobre-se, tambÃm, durante o biogrÃfico, o devir ṢÃngÃ, o quanto o ÃrÃsà de CabeÃa, ṢÃngÃ, esteve presente na vida do autor. Nessa trajetÃria, ele conheÃe as MÃe Constancia e a MÃe Valeria de Logun EdÃ. Vive diuturnamente a ancestralidade africana no Terreiro, onde a sabedoria à repassada por meio da oralidade, pois primeiro se faz e depois se fala sobre o que foi feito. Esse convÃvio o levou a concluir que o Terreiro à um locus de educaÃÃo. Dialoga com os autores MÃe Stela de Oxossi sobre o CandomblÃ, com o Eduardo Oliveira sobre a ancestralidade e o corpo e Muniz Sodrà acerca da educaÃÃo. Penetra-se o universo sutil, mÃtico, arquetÃpico e religioso do corpo e descubre-se que o ÃmÃ-Orixà convive com dois corpos: o possesso, incorporado, e o corpo natural do seu cotidiano. Evidencia-se o distanciamento entre o sagrado e o corpo. Daà conclui que existem nos Terreiros, a Pedagogia do ÃrÃsà e a Pedagogia do Terreiro, ambas destoantes, prevalecendo a Pedagogia do Terreiro que, na linguagem da consciÃncia corporal, deforma e adoece os corpos.
id UFC_9783f0f428bb35072850ca8d7a521111
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7318
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCorpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃCuerpo, la ascendencia, la oralidad y la educaciÃn en Ile Omo tife ASE: el cuerpo de Xango2013-09-27Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/1622568102591329Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108Eduardo David Oliveira8039159199107938497560http://lattes.cnpq.br/3277085135107122Norval Batista CruzUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRCorporeidade Ancestralidade Africana Oralidade EducaÃÃo HistÃria MemÃria Biografia.EncarnaciÃn ascendencia africana Oralidad EducaciÃn Historia Memoria BiografÃaEDUCACAOExpressa a trajetÃria de vida do autor, buscando identificar como, atravÃs do corpo, ele teceu a teia que o levou à cultura de matriz africana e finalmente ao locus da sua pesquisa, o Ilà Axà Omo TifÃ. Utilizou-se o mÃtodo biogrÃfico da Antroposofia, que se baseia no conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Descobre-se, tambÃm, durante o biogrÃfico, o devir ṢÃngÃ, o quanto o ÃrÃsà de CabeÃa, ṢÃngÃ, esteve presente na vida do autor. Nessa trajetÃria, ele conheÃe as MÃe Constancia e a MÃe Valeria de Logun EdÃ. Vive diuturnamente a ancestralidade africana no Terreiro, onde a sabedoria à repassada por meio da oralidade, pois primeiro se faz e depois se fala sobre o que foi feito. Esse convÃvio o levou a concluir que o Terreiro à um locus de educaÃÃo. Dialoga com os autores MÃe Stela de Oxossi sobre o CandomblÃ, com o Eduardo Oliveira sobre a ancestralidade e o corpo e Muniz Sodrà acerca da educaÃÃo. Penetra-se o universo sutil, mÃtico, arquetÃpico e religioso do corpo e descubre-se que o ÃmÃ-Orixà convive com dois corpos: o possesso, incorporado, e o corpo natural do seu cotidiano. Evidencia-se o distanciamento entre o sagrado e o corpo. Daà conclui que existem nos Terreiros, a Pedagogia do ÃrÃsà e a Pedagogia do Terreiro, ambas destoantes, prevalecendo a Pedagogia do Terreiro que, na linguagem da consciÃncia corporal, deforma e adoece os corpos.Expresa la trayectÃria en la vida del autor, buscando identificar cÃmo, a travÃs del cuerpo, Ãl tejià la red que lo llevà a la cultura de matriz africana y, finalmente, el lugar de su investigaciÃn, el Ile Axà Omo TifÃ. Se utilizà elmÃtodo biogrÃfico de la AntroposofÃa, que se basa en el conocimiento de la naturaleza humana y del universo. Se discubre, ademÃs, en lo biogrÃfico, el devir ṢÃngÃ, el ÃrÃsà de cabeza, ṢÃngà , estuvo presente en la vida delautor. En el camino el conoce las Madre Constancia y Madre Valeria Logun EdÃ. Vive diuturnamente la ancestralidad africana en el Santuario, donde la sabidurÃa se transmite a travÃs de la tradiciÃn oral, pues de primero se hace y despuÃs se habla sobre lo que fue hecho. Esta interacciÃn lo llevà a concluir que el Terreiro esun lugar de educaciÃn. DiÃloga con los autores Madre Estela OxÃssi sobre CandomblÃ, con EduardoOliveira en la ascendencia y el cuerpo y Muniz Sodrà sobre la educaciÃn. Penetra el universo sutil, mitico, arquetÃpico y religioso del cuerpo y se descubre que ÃmÃ-Orixà convive con dos cuerpos: el del cuerpo poseÃdo, y el cuerpo natural de su cotidiano Es evidente la distancia entre lo sagrado y el cuerpo. Llega a la conclusiÃn de que hay en los Terreiros, la PedagogÃa del ÃrÃsà y PedagogÃa del Terreiro, ambas disonantes, predominando laPedagogÃa del Terreiro que en el lenguaje de la conciencia del cuerpo, deforma y enferma los cuerpos. FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10690application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Cuerpo, la ascendencia, la oralidad y la educaciÃn en Ile Omo tife ASE: el cuerpo de Xango
title Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
spellingShingle Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
Norval Batista Cruz
Corporeidade
Ancestralidade Africana
Oralidade
EducaÃÃo
HistÃria
MemÃria
Biografia.
EncarnaciÃn
ascendencia africana
Oralidad
EducaciÃn
Historia
Memoria
BiografÃa
EDUCACAO
title_short Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
title_full Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
title_fullStr Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
title_full_unstemmed Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
title_sort Corpo, ancestralidade, oralidade e educaÃÃo no Ile Asà Omo TifÃ: o corpo de xangÃ
author Norval Batista Cruz
author_facet Norval Batista Cruz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Emanuel LuÃs Roques Soares
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 16952685553
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3011122221613108
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Eduardo David Oliveira
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 80391591991
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 07938497560
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3277085135107122
dc.contributor.author.fl_str_mv Norval Batista Cruz
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
Josà RogÃrio Santana
Emanuel LuÃs Roques Soares
Eduardo David Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Corporeidade
Ancestralidade Africana
Oralidade
EducaÃÃo
HistÃria
MemÃria
Biografia.
topic Corporeidade
Ancestralidade Africana
Oralidade
EducaÃÃo
HistÃria
MemÃria
Biografia.
EncarnaciÃn
ascendencia africana
Oralidad
EducaciÃn
Historia
Memoria
BiografÃa
EDUCACAO
dc.subject.spa.fl_str_mv EncarnaciÃn
ascendencia africana
Oralidad
EducaciÃn
Historia
Memoria
BiografÃa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Expressa a trajetÃria de vida do autor, buscando identificar como, atravÃs do corpo, ele teceu a teia que o levou à cultura de matriz africana e finalmente ao locus da sua pesquisa, o Ilà Axà Omo TifÃ. Utilizou-se o mÃtodo biogrÃfico da Antroposofia, que se baseia no conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Descobre-se, tambÃm, durante o biogrÃfico, o devir ṢÃngÃ, o quanto o ÃrÃsà de CabeÃa, ṢÃngÃ, esteve presente na vida do autor. Nessa trajetÃria, ele conheÃe as MÃe Constancia e a MÃe Valeria de Logun EdÃ. Vive diuturnamente a ancestralidade africana no Terreiro, onde a sabedoria à repassada por meio da oralidade, pois primeiro se faz e depois se fala sobre o que foi feito. Esse convÃvio o levou a concluir que o Terreiro à um locus de educaÃÃo. Dialoga com os autores MÃe Stela de Oxossi sobre o CandomblÃ, com o Eduardo Oliveira sobre a ancestralidade e o corpo e Muniz Sodrà acerca da educaÃÃo. Penetra-se o universo sutil, mÃtico, arquetÃpico e religioso do corpo e descubre-se que o ÃmÃ-Orixà convive com dois corpos: o possesso, incorporado, e o corpo natural do seu cotidiano. Evidencia-se o distanciamento entre o sagrado e o corpo. Daà conclui que existem nos Terreiros, a Pedagogia do ÃrÃsà e a Pedagogia do Terreiro, ambas destoantes, prevalecendo a Pedagogia do Terreiro que, na linguagem da consciÃncia corporal, deforma e adoece os corpos.
dc.description.abstract.spa.fl_txt_mv Expresa la trayectÃria en la vida del autor, buscando identificar cÃmo, a travÃs del cuerpo, Ãl tejià la red que lo llevà a la cultura de matriz africana y, finalmente, el lugar de su investigaciÃn, el Ile Axà Omo TifÃ. Se utilizà elmÃtodo biogrÃfico de la AntroposofÃa, que se basa en el conocimiento de la naturaleza humana y del universo. Se discubre, ademÃs, en lo biogrÃfico, el devir ṢÃngÃ, el ÃrÃsà de cabeza, ṢÃngà , estuvo presente en la vida delautor. En el camino el conoce las Madre Constancia y Madre Valeria Logun EdÃ. Vive diuturnamente la ancestralidad africana en el Santuario, donde la sabidurÃa se transmite a travÃs de la tradiciÃn oral, pues de primero se hace y despuÃs se habla sobre lo que fue hecho. Esta interacciÃn lo llevà a concluir que el Terreiro esun lugar de educaciÃn. DiÃloga con los autores Madre Estela OxÃssi sobre CandomblÃ, con EduardoOliveira en la ascendencia y el cuerpo y Muniz Sodrà sobre la educaciÃn. Penetra el universo sutil, mitico, arquetÃpico y religioso del cuerpo y se descubre que ÃmÃ-Orixà convive con dos cuerpos: el del cuerpo poseÃdo, y el cuerpo natural de su cotidiano Es evidente la distancia entre lo sagrado y el cuerpo. Llega a la conclusiÃn de que hay en los Terreiros, la PedagogÃa del ÃrÃsà y PedagogÃa del Terreiro, ambas disonantes, predominando laPedagogÃa del Terreiro que en el lenguaje de la conciencia del cuerpo, deforma y enferma los cuerpos.
description Expressa a trajetÃria de vida do autor, buscando identificar como, atravÃs do corpo, ele teceu a teia que o levou à cultura de matriz africana e finalmente ao locus da sua pesquisa, o Ilà Axà Omo TifÃ. Utilizou-se o mÃtodo biogrÃfico da Antroposofia, que se baseia no conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Descobre-se, tambÃm, durante o biogrÃfico, o devir ṢÃngÃ, o quanto o ÃrÃsà de CabeÃa, ṢÃngÃ, esteve presente na vida do autor. Nessa trajetÃria, ele conheÃe as MÃe Constancia e a MÃe Valeria de Logun EdÃ. Vive diuturnamente a ancestralidade africana no Terreiro, onde a sabedoria à repassada por meio da oralidade, pois primeiro se faz e depois se fala sobre o que foi feito. Esse convÃvio o levou a concluir que o Terreiro à um locus de educaÃÃo. Dialoga com os autores MÃe Stela de Oxossi sobre o CandomblÃ, com o Eduardo Oliveira sobre a ancestralidade e o corpo e Muniz Sodrà acerca da educaÃÃo. Penetra-se o universo sutil, mÃtico, arquetÃpico e religioso do corpo e descubre-se que o ÃmÃ-Orixà convive com dois corpos: o possesso, incorporado, e o corpo natural do seu cotidiano. Evidencia-se o distanciamento entre o sagrado e o corpo. Daà conclui que existem nos Terreiros, a Pedagogia do ÃrÃsà e a Pedagogia do Terreiro, ambas destoantes, prevalecendo a Pedagogia do Terreiro que, na linguagem da consciÃncia corporal, deforma e adoece os corpos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10690
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295179905433600