A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869 |
Resumo: | O fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve. |
id |
UFC_9b1db383469b606c7b7d3d0477b8e938 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:6005 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011The political socialization of scientific production of the Post-Graduate Education in the UFC in the period 1997-20112012-10-31Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Maria de Lourdes Peixoto BrandÃo09785892387BetÃnia Leite Ramalho13604559404http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 Maria do Socorro Lucena Lima41490797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623NÃdia Haje Fialho1104612054944577583372Maria Gerlaine Belchior AmaralUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRUniversidade PÃs-GraduaÃÃo Escola PÃblica SocializaÃÃoUniversity Graduate school Public school SocializationEDUCACAOO fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve. The essence of this investigation is the socialization of the findings of the research carried by the graduate school in pedagogic field. Despite the scientific and technological advances that we see nowadays, the knowledge produced by the university continues restricted to more privileged circles of our society. Realizing this issue took us to put this investigation into practice. Ultimately, it has the goal to analyze the policies of socialization of scientific production, concerning its applicability to public schools, of the UFC Graduate Program in Education, from 1997 to 2011. This thesis asked if the researches developed by the Program were being socialized among active teachers of basic education. The paper is characterized as a case study, its locus being the university itself and the Program previously mentioned. The data obtained here derived from internal documents, the other data, the one concerned with the policies of socialization, were collected through the use of semi-structured interviews. Nine subjects participated, including four, current and former, Program coordinators and other five coordinators of research lines. The analysis was based on the principles of qualitative approach. Initially, a bibliographical research was conducted, making use of three different sources, as follows: dissertations and thesis defended throughout the Program, books and articles directly related to the theme and web search. This study allowed us to conclude that the UFC Graduate Program in Education carried out researches that bring contributions to the public school. As to the policies of socialization of scientific production, it is perceived that it meets its target audience within the walls of academia. However its reach towards public school teachers needs to be reconsidered. Solid actions are required in order that the knowledge derived from academic research can reach the public school. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:51Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The political socialization of scientific production of the Post-Graduate Education in the UFC in the period 1997-2011 |
title |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
spellingShingle |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 Maria Gerlaine Belchior Amaral Universidade PÃs-GraduaÃÃo Escola PÃblica SocializaÃÃo University Graduate school Public school Socialization EDUCACAO |
title_short |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
title_full |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
title_fullStr |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
title_full_unstemmed |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
title_sort |
A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011 |
author |
Maria Gerlaine Belchior Amaral |
author_facet |
Maria Gerlaine Belchior Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Jacques Therrien |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
08470405004 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8325025086811885 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria de Lourdes Peixoto BrandÃo |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
09785892387 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
BetÃnia Leite Ramalho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
13604559404 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Maria do Socorro Lucena Lima |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
41490797300 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1596146508437623 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
NÃdia Haje Fialho |
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv |
11046120549 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
44577583372 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maria Gerlaine Belchior Amaral |
contributor_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias Jacques Therrien Maria de Lourdes Peixoto BrandÃo BetÃnia Leite Ramalho Maria do Socorro Lucena Lima NÃdia Haje Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Universidade PÃs-GraduaÃÃo Escola PÃblica SocializaÃÃo |
topic |
Universidade PÃs-GraduaÃÃo Escola PÃblica SocializaÃÃo University Graduate school Public school Socialization EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
University Graduate school Public school Socialization |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
EDUCACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
The essence of this investigation is the socialization of the findings of the research carried by the graduate school in pedagogic field. Despite the scientific and technological advances that we see nowadays, the knowledge produced by the university continues restricted to more privileged circles of our society. Realizing this issue took us to put this investigation into practice. Ultimately, it has the goal to analyze the policies of socialization of scientific production, concerning its applicability to public schools, of the UFC Graduate Program in Education, from 1997 to 2011. This thesis asked if the researches developed by the Program were being socialized among active teachers of basic education. The paper is characterized as a case study, its locus being the university itself and the Program previously mentioned. The data obtained here derived from internal documents, the other data, the one concerned with the policies of socialization, were collected through the use of semi-structured interviews. Nine subjects participated, including four, current and former, Program coordinators and other five coordinators of research lines. The analysis was based on the principles of qualitative approach. Initially, a bibliographical research was conducted, making use of three different sources, as follows: dissertations and thesis defended throughout the Program, books and articles directly related to the theme and web search. This study allowed us to conclude that the UFC Graduate Program in Education carried out researches that bring contributions to the public school. As to the policies of socialization of scientific production, it is perceived that it meets its target audience within the walls of academia. However its reach towards public school teachers needs to be reconsidered. Solid actions are required in order that the knowledge derived from academic research can reach the public school. |
description |
O fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295173104369664 |