A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Gerlaine Belchior Amaral
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869
Resumo: O fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve.
id UFC_9b1db383469b606c7b7d3d0477b8e938
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6005
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011The political socialization of scientific production of the Post-Graduate Education in the UFC in the period 1997-20112012-10-31Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Jacques Therrien08470405004http://lattes.cnpq.br/8325025086811885Maria de Lourdes Peixoto BrandÃo09785892387BetÃnia Leite Ramalho13604559404http://lattes.cnpq.br/1326690619078211 Maria do Socorro Lucena Lima41490797300http://lattes.cnpq.br/1596146508437623NÃdia Haje Fialho1104612054944577583372Maria Gerlaine Belchior AmaralUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRUniversidade PÃs-GraduaÃÃo Escola PÃblica SocializaÃÃoUniversity Graduate school Public school SocializationEDUCACAOO fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve. The essence of this investigation is the socialization of the findings of the research carried by the graduate school in pedagogic field. Despite the scientific and technological advances that we see nowadays, the knowledge produced by the university continues restricted to more privileged circles of our society. Realizing this issue took us to put this investigation into practice. Ultimately, it has the goal to analyze the policies of socialization of scientific production, concerning its applicability to public schools, of the UFC Graduate Program in Education, from 1997 to 2011. This thesis asked if the researches developed by the Program were being socialized among active teachers of basic education. The paper is characterized as a case study, its locus being the university itself and the Program previously mentioned. The data obtained here derived from internal documents, the other data, the one concerned with the policies of socialization, were collected through the use of semi-structured interviews. Nine subjects participated, including four, current and former, Program coordinators and other five coordinators of research lines. The analysis was based on the principles of qualitative approach. Initially, a bibliographical research was conducted, making use of three different sources, as follows: dissertations and thesis defended throughout the Program, books and articles directly related to the theme and web search. This study allowed us to conclude that the UFC Graduate Program in Education carried out researches that bring contributions to the public school. As to the policies of socialization of scientific production, it is perceived that it meets its target audience within the walls of academia. However its reach towards public school teachers needs to be reconsidered. Solid actions are required in order that the knowledge derived from academic research can reach the public school. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:22:51Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The political socialization of scientific production of the Post-Graduate Education in the UFC in the period 1997-2011
title A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
spellingShingle A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
Maria Gerlaine Belchior Amaral
Universidade
PÃs-GraduaÃÃo
Escola PÃblica
SocializaÃÃo
University
Graduate school
Public school
Socialization
EDUCACAO
title_short A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
title_full A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
title_fullStr A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
title_full_unstemmed A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
title_sort A polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa de PÃs-graduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC no perÃodo de 1997 a 2011
author Maria Gerlaine Belchior Amaral
author_facet Maria Gerlaine Belchior Amaral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jacques Therrien
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 08470405004
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8325025086811885
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria de Lourdes Peixoto BrandÃo
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 09785892387
dc.contributor.referee3.fl_str_mv BetÃnia Leite Ramalho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 13604559404
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1326690619078211
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria do Socorro Lucena Lima
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 41490797300
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1596146508437623
dc.contributor.referee5.fl_str_mv NÃdia Haje Fialho
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 11046120549
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 44577583372
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Gerlaine Belchior Amaral
contributor_str_mv Ana Maria Iorio Dias
Jacques Therrien
Maria de Lourdes Peixoto BrandÃo
BetÃnia Leite Ramalho
Maria do Socorro Lucena Lima
NÃdia Haje Fialho
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade
PÃs-GraduaÃÃo
Escola PÃblica
SocializaÃÃo
topic Universidade
PÃs-GraduaÃÃo
Escola PÃblica
SocializaÃÃo
University
Graduate school
Public school
Socialization
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Graduate school
Public school
Socialization
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The essence of this investigation is the socialization of the findings of the research carried by the graduate school in pedagogic field. Despite the scientific and technological advances that we see nowadays, the knowledge produced by the university continues restricted to more privileged circles of our society. Realizing this issue took us to put this investigation into practice. Ultimately, it has the goal to analyze the policies of socialization of scientific production, concerning its applicability to public schools, of the UFC Graduate Program in Education, from 1997 to 2011. This thesis asked if the researches developed by the Program were being socialized among active teachers of basic education. The paper is characterized as a case study, its locus being the university itself and the Program previously mentioned. The data obtained here derived from internal documents, the other data, the one concerned with the policies of socialization, were collected through the use of semi-structured interviews. Nine subjects participated, including four, current and former, Program coordinators and other five coordinators of research lines. The analysis was based on the principles of qualitative approach. Initially, a bibliographical research was conducted, making use of three different sources, as follows: dissertations and thesis defended throughout the Program, books and articles directly related to the theme and web search. This study allowed us to conclude that the UFC Graduate Program in Education carried out researches that bring contributions to the public school. As to the policies of socialization of scientific production, it is perceived that it meets its target audience within the walls of academia. However its reach towards public school teachers needs to be reconsidered. Solid actions are required in order that the knowledge derived from academic research can reach the public school.
description O fulcro desta investigaÃÃo à a socializaÃÃo dos achados da pesquisa realizada pela pÃsgraduaÃÃo no campo da educaÃÃo. Malgrado os avanÃos cientÃficos e tecnolÃgicos alcanÃados nos tempos hodiernos, os saberes produzidos pela universidade continuam restritos, via de regra, à segmentos privilegiados da populaÃÃo. A percepÃÃo desse problema levou a que realizasse esta investigaÃÃo, que teve por objetivo analisar a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, para com a escola pÃblica, do Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo de 1997 a 2011. Esta tese interrogou se as pesquisas desenvolvidas por esse Programa sÃo socializadas junto aos professores da EducaÃÃo BÃsica que atuam na escola pÃblica. A investigaÃÃo caracterizou-se como estudo de caso, que teve como locus a UFC â Programa anteriormente mencionado. Para obtenÃÃo de dados acerca deste, foram consultados documentos internos, e, para se obter informaÃÃes acerca da polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica, utilizou-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. As que se aplicou foram do tipo semiestruturada. Nove sujeitos participaram desta pesquisa, dentre eles quatro coordenadores e ex-coordenadores do Programa e cinco coordenadoras de linha de pesquisa. A anÃlise de dados pautou-se pelos princÃpios da abordagem qualitativa. Para fundamentar essa anÃlise, realizou-se inicialmente uma procura bibliogrÃfica utilizando-se de trÃs diferentes fontes, a saber: teses e dissertaÃÃes defendidas no Programa (1997-2011), livros e artigos de autores que abordam a temÃtica em apreÃo e a consulta a WEB. O estudo realizado permitiu concluir que o Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo da UFC, no perÃodo que compreende os anos de 1997 a 2011, realizou pesquisas que trazem contribuiÃÃes à escola pÃblica. Quanto à polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica efetivada, identificamos o fato de que esta alcanÃa o pÃblico-alvo da academia, entretanto, a polÃtica de socializaÃÃo da produÃÃo cientÃfica do Programa, para com os professores da escola pÃblica, precisa ser institucionalmente repensada: necessita implementar aÃÃes concretas que faÃam chegar aos professores da escola pÃblica os conhecimentos oriundos da pesquisa educacional que desenvolve.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295173104369664