A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036
Resumo: CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
id UFC_a4dff187286f827080563c2217bea260
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:8806
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa2014-10-28EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487MÃnica de Souza Serafim87671212334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Kleber Aparecido da Silva05070917609 http://lattes.cnpq.br/5411877784984041Regina Celi Mendes Pereira da Silva35225998453 http://lattes.cnpq.br/516092299292109400288057392 http://lattes.cnpq.br/1237110893954454AntÃnio Felipe AragÃo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRformation des enseignants agir professoral discours, reprÃsentationformaÃÃo docente agir professoral discurso representaÃÃoLINGUISTICA APLICADACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta tese traz um estudo sobre a construÃÃo do agir professoral dos estudantes estagiÃrios do curso de Letras FrancÃs da Universidade Federal do Cearà e da Universidade Estadual do CearÃ. Analisamos os discursos que direta ou indiretamente poderiam influenciar a prÃtica dos estagiÃrios. Buscamos em Moscovici (2009) o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, adotando, assim, uma perspectiva social ao estudar o agir do professor em sala de aula. Acreditamos que estas representaÃÃes podem ser construÃdas tanto fora quanto dentro do universo acadÃmico e devem ser estudadas durante o curso de graduaÃÃo como prÃtica reflexiva. Amparados em aportes do Interacionismo Sociodiscursivo cujo principal representante à Bronckart (1996), analisamos discursos produzidos por seis alunos da disciplina de EstÃgio Supervisionado em LÃngua Francesa sobre sua prÃtica em sala de aula. Utilizando a metodologia da autoconfrontaÃÃo, analisamos os discursos produzidos pelos estagiÃrios e identificamos como as representaÃÃes construÃdas antes do curso de Letras participam da formaÃÃo do saber docente. Utilizamos tambÃm os estudos de Foucault sobre formaÃÃo discursiva, buscando compreender como enunciados de diferentes formaÃÃes discursivas participam da construÃÃo do agir professoral dos estagiÃrios. Pretendemos trazer uma importante contribuiÃÃo na formaÃÃo de professores de lÃngua estrangeira, com uma abordagem que considere as representaÃÃes dos prÃprios professores como ponto de partida para a sua prÃpria formaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:18Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
title A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
spellingShingle A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos
formaÃÃo docente
agir professoral
discurso
representaÃÃo
LINGUISTICA APLICADA
title_short A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
title_full A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
title_fullStr A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
title_full_unstemmed A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
title_sort A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
author AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos
author_facet AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 15686604487
dc.contributor.referee1.fl_str_mv MÃnica de Souza Serafim
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 87671212334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria Iorio Dias
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 22829733304
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7968107654959280
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Kleber Aparecido da Silva
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 05070917609
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5411877784984041
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Regina Celi Mendes Pereira da Silva
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 35225998453
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5160922992921094
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 00288057392
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1237110893954454
dc.contributor.author.fl_str_mv AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos
contributor_str_mv EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin
MÃnica de Souza Serafim
Ana Maria Iorio Dias
Kleber Aparecido da Silva
Regina Celi Mendes Pereira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv formaÃÃo docente
agir professoral
discurso
representaÃÃo
topic formaÃÃo docente
agir professoral
discurso
representaÃÃo
LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA APLICADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta tese traz um estudo sobre a construÃÃo do agir professoral dos estudantes estagiÃrios do curso de Letras FrancÃs da Universidade Federal do Cearà e da Universidade Estadual do CearÃ. Analisamos os discursos que direta ou indiretamente poderiam influenciar a prÃtica dos estagiÃrios. Buscamos em Moscovici (2009) o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, adotando, assim, uma perspectiva social ao estudar o agir do professor em sala de aula. Acreditamos que estas representaÃÃes podem ser construÃdas tanto fora quanto dentro do universo acadÃmico e devem ser estudadas durante o curso de graduaÃÃo como prÃtica reflexiva. Amparados em aportes do Interacionismo Sociodiscursivo cujo principal representante à Bronckart (1996), analisamos discursos produzidos por seis alunos da disciplina de EstÃgio Supervisionado em LÃngua Francesa sobre sua prÃtica em sala de aula. Utilizando a metodologia da autoconfrontaÃÃo, analisamos os discursos produzidos pelos estagiÃrios e identificamos como as representaÃÃes construÃdas antes do curso de Letras participam da formaÃÃo do saber docente. Utilizamos tambÃm os estudos de Foucault sobre formaÃÃo discursiva, buscando compreender como enunciados de diferentes formaÃÃes discursivas participam da construÃÃo do agir professoral dos estagiÃrios. Pretendemos trazer uma importante contribuiÃÃo na formaÃÃo de professores de lÃngua estrangeira, com uma abordagem que considere as representaÃÃes dos prÃprios professores como ponto de partida para a sua prÃpria formaÃÃo.
description CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-10-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295196430991360