A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036 |
Resumo: | CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
id |
UFC_a4dff187286f827080563c2217bea260 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:8806 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa2014-10-28EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487MÃnica de Souza Serafim87671212334http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1Ana Maria Iorio Dias22829733304http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 Kleber Aparecido da Silva05070917609 http://lattes.cnpq.br/5411877784984041Regina Celi Mendes Pereira da Silva35225998453 http://lattes.cnpq.br/516092299292109400288057392 http://lattes.cnpq.br/1237110893954454AntÃnio Felipe AragÃo dos SantosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRformation des enseignants agir professoral discours, reprÃsentationformaÃÃo docente agir professoral discurso representaÃÃoLINGUISTICA APLICADACoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel SuperiorEsta tese traz um estudo sobre a construÃÃo do agir professoral dos estudantes estagiÃrios do curso de Letras FrancÃs da Universidade Federal do Cearà e da Universidade Estadual do CearÃ. Analisamos os discursos que direta ou indiretamente poderiam influenciar a prÃtica dos estagiÃrios. Buscamos em Moscovici (2009) o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, adotando, assim, uma perspectiva social ao estudar o agir do professor em sala de aula. Acreditamos que estas representaÃÃes podem ser construÃdas tanto fora quanto dentro do universo acadÃmico e devem ser estudadas durante o curso de graduaÃÃo como prÃtica reflexiva. Amparados em aportes do Interacionismo Sociodiscursivo cujo principal representante à Bronckart (1996), analisamos discursos produzidos por seis alunos da disciplina de EstÃgio Supervisionado em LÃngua Francesa sobre sua prÃtica em sala de aula. Utilizando a metodologia da autoconfrontaÃÃo, analisamos os discursos produzidos pelos estagiÃrios e identificamos como as representaÃÃes construÃdas antes do curso de Letras participam da formaÃÃo do saber docente. Utilizamos tambÃm os estudos de Foucault sobre formaÃÃo discursiva, buscando compreender como enunciados de diferentes formaÃÃes discursivas participam da construÃÃo do agir professoral dos estagiÃrios. Pretendemos trazer uma importante contribuiÃÃo na formaÃÃo de professores de lÃngua estrangeira, com uma abordagem que considere as representaÃÃes dos prÃprios professores como ponto de partida para a sua prÃpria formaÃÃo.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:26:18Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
title |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
spellingShingle |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos formaÃÃo docente agir professoral discurso representaÃÃo LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
title_full |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
title_fullStr |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
title_full_unstemmed |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
title_sort |
A morfogÃnese do agir professoral no discurso do professor em formaÃÃo sobre ensino de lÃngua francesa |
author |
AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos |
author_facet |
AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
15686604487 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
MÃnica de Souza Serafim |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
87671212334 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4770972H1 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ana Maria Iorio Dias |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
22829733304 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7968107654959280 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Kleber Aparecido da Silva |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
05070917609 |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5411877784984041 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Regina Celi Mendes Pereira da Silva |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
35225998453 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5160922992921094 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
00288057392 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1237110893954454 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AntÃnio Felipe AragÃo dos Santos |
contributor_str_mv |
EulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin MÃnica de Souza Serafim Ana Maria Iorio Dias Kleber Aparecido da Silva Regina Celi Mendes Pereira da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formaÃÃo docente agir professoral discurso representaÃÃo |
topic |
formaÃÃo docente agir professoral discurso representaÃÃo LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA APLICADA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Esta tese traz um estudo sobre a construÃÃo do agir professoral dos estudantes estagiÃrios do curso de Letras FrancÃs da Universidade Federal do Cearà e da Universidade Estadual do CearÃ. Analisamos os discursos que direta ou indiretamente poderiam influenciar a prÃtica dos estagiÃrios. Buscamos em Moscovici (2009) o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, adotando, assim, uma perspectiva social ao estudar o agir do professor em sala de aula. Acreditamos que estas representaÃÃes podem ser construÃdas tanto fora quanto dentro do universo acadÃmico e devem ser estudadas durante o curso de graduaÃÃo como prÃtica reflexiva. Amparados em aportes do Interacionismo Sociodiscursivo cujo principal representante à Bronckart (1996), analisamos discursos produzidos por seis alunos da disciplina de EstÃgio Supervisionado em LÃngua Francesa sobre sua prÃtica em sala de aula. Utilizando a metodologia da autoconfrontaÃÃo, analisamos os discursos produzidos pelos estagiÃrios e identificamos como as representaÃÃes construÃdas antes do curso de Letras participam da formaÃÃo do saber docente. Utilizamos tambÃm os estudos de Foucault sobre formaÃÃo discursiva, buscando compreender como enunciados de diferentes formaÃÃes discursivas participam da construÃÃo do agir professoral dos estagiÃrios. Pretendemos trazer uma importante contribuiÃÃo na formaÃÃo de professores de lÃngua estrangeira, com uma abordagem que considere as representaÃÃes dos prÃprios professores como ponto de partida para a sua prÃpria formaÃÃo. |
description |
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-10-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=13036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295196430991360 |