FormaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica: uma anÃlise à luz da centralidade do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josà Pereira de Sousa Sobrinho
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3575
Resumo: Formulamos este estudo com a tarefa de refletir sobre o processo de formaÃÃo de professores de educaÃÃo fÃsica. Contudo, nossa pesquisa submersa no referencial teÃrico-metodolÃgico do materialismo histÃrico e dialÃtico, recuperado por LukÃcs como uma ontologia do ser social, cumpre a tarefa de analisar a realidade social, a partir de seu modelo de organizaÃÃo da vida. Centramos nosso estudo, entÃo, no modo de (re)produÃÃo capitalista. Nessa perspectiva, nos detemos sobre o trabalho como elemento fundante do ser social, assim como sobre o processo de constituiÃÃo da sociedade de classes soerguida sobre a Ãgide do trabalho explorado - para tanto, nossa anÃlise se debruÃa sobre a teoria do valor trabalho. Perfazemos essa anÃlise perscrutando, a partir do conceito de trabalho ontolÃgico, a origem do complexo da cultura corporal, objeto de estudo da educaÃÃo fÃsica, assim como, elaborando uma reflexÃo sobre a constituiÃÃo omnilateral do ser. Articulado ao nosso objeto, investigamos o metabolismo social de (re)produÃÃo do capital. Apresentamos os fundamentos das contradiÃÃes do sistema que explicam sua atual crise, adjetivada por MÃszÃros de estrutural. Analisamos, na seqÃÃncia, a transformaÃÃo superestrutural, com alteraÃÃes no padrÃo de regulaÃÃo social, da educaÃÃo e da cultura; tais estratÃgias utilizadas pelo capital para superaÃÃo dos efeitos da crise. Abordamos, decorrentemente, as conseqÃÃncias da crise estrutural do capital no campo de trabalho do professor de EducaÃÃo FÃsica, bem como, no seu processo de formaÃÃo docente. Nessa direÃÃo, analisamos as estratÃgias de regulaÃÃo do mercado promovidas sobre o processo de regulamentaÃÃo da profissÃo, refletindo sobre o sistema Conselho Federal de EducaÃÃo FÃsica - CONFEF. ConcluÃmos, discutindo as transformaÃÃes no processo de formaÃÃo acadÃmica-profissional em EducaÃÃo FÃsica, estabelecendo uma anÃlise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de EducaÃÃo FÃsica, homologada sobre a ResoluÃÃo 09/04. O trabalho culmina expressando as conseqÃÃncias da contradiÃÃo originÃria da sociedade capitalista entre produÃÃo social e apropriaÃÃo privada dos bens materiais, bem como suas repercussÃes no prÃprio processo de educaÃÃo e formaÃÃo humana, em especial sobre a formaÃÃo docente em educaÃÃo fÃsica: o aligeiramento da formaÃÃo de professores e seu atrelamento Ãs novas necessidade do capital. Advoga, na contramÃo das exigentes imposta pelo sistema social vigente, que a cultura corporal, ao desprender-se das amarras impostas pelo capital, a qual tudo transforma em mercadoria, passarà a exercer um processo significativo no desenvolvimento das plenas capacidades humanas, sob solo histÃrico edificado pelos trabalhadores livres e associados.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFormaÃÃo em EducaÃÃo FÃsica: uma anÃlise à luz da centralidade do trabalhoFormation in Physical Education: an analysis to the light of the centralidade of the work2009-09-04Eduardo Ferreira Chagas26077787353 http://lattes.cnpq.br/2479899457642563BetÃnea Moreira de Moraes39005933372http://lattes.cnpq.br/0834231585359453 Hajime Takeuchi Nozaki01380231744Maria das Dores Mendes Segundo1395060630093565992387http://lattes.cnpq.br/8058515708929629 Josà Pereira de Sousa SobrinhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRFormaÃÃo EducaÃÃo TrabalhoFormation Education WorkEDUCACAOFormulamos este estudo com a tarefa de refletir sobre o processo de formaÃÃo de professores de educaÃÃo fÃsica. Contudo, nossa pesquisa submersa no referencial teÃrico-metodolÃgico do materialismo histÃrico e dialÃtico, recuperado por LukÃcs como uma ontologia do ser social, cumpre a tarefa de analisar a realidade social, a partir de seu modelo de organizaÃÃo da vida. Centramos nosso estudo, entÃo, no modo de (re)produÃÃo capitalista. Nessa perspectiva, nos detemos sobre o trabalho como elemento fundante do ser social, assim como sobre o processo de constituiÃÃo da sociedade de classes soerguida sobre a Ãgide do trabalho explorado - para tanto, nossa anÃlise se debruÃa sobre a teoria do valor trabalho. Perfazemos essa anÃlise perscrutando, a partir do conceito de trabalho ontolÃgico, a origem do complexo da cultura corporal, objeto de estudo da educaÃÃo fÃsica, assim como, elaborando uma reflexÃo sobre a constituiÃÃo omnilateral do ser. Articulado ao nosso objeto, investigamos o metabolismo social de (re)produÃÃo do capital. Apresentamos os fundamentos das contradiÃÃes do sistema que explicam sua atual crise, adjetivada por MÃszÃros de estrutural. Analisamos, na seqÃÃncia, a transformaÃÃo superestrutural, com alteraÃÃes no padrÃo de regulaÃÃo social, da educaÃÃo e da cultura; tais estratÃgias utilizadas pelo capital para superaÃÃo dos efeitos da crise. Abordamos, decorrentemente, as conseqÃÃncias da crise estrutural do capital no campo de trabalho do professor de EducaÃÃo FÃsica, bem como, no seu processo de formaÃÃo docente. Nessa direÃÃo, analisamos as estratÃgias de regulaÃÃo do mercado promovidas sobre o processo de regulamentaÃÃo da profissÃo, refletindo sobre o sistema Conselho Federal de EducaÃÃo FÃsica - CONFEF. ConcluÃmos, discutindo as transformaÃÃes no processo de formaÃÃo acadÃmica-profissional em EducaÃÃo FÃsica, estabelecendo uma anÃlise sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de EducaÃÃo FÃsica, homologada sobre a ResoluÃÃo 09/04. O trabalho culmina expressando as conseqÃÃncias da contradiÃÃo originÃria da sociedade capitalista entre produÃÃo social e apropriaÃÃo privada dos bens materiais, bem como suas repercussÃes no prÃprio processo de educaÃÃo e formaÃÃo humana, em especial sobre a formaÃÃo docente em educaÃÃo fÃsica: o aligeiramento da formaÃÃo de professores e seu atrelamento Ãs novas necessidade do capital. Advoga, na contramÃo das exigentes imposta pelo sistema social vigente, que a cultura corporal, ao desprender-se das amarras impostas pelo capital, a qual tudo transforma em mercadoria, passarà a exercer um processo significativo no desenvolvimento das plenas capacidades humanas, sob solo histÃrico edificado pelos trabalhadores livres e associados.We study this with the task of reflecting on the process of training teachers of physical education. However, our research submerged in the theoretical and methodological reference of historical and dialectical materialism, recovered by LukÃcs as an Ontology of social being, it performs the task of analyzing the social reality from their model of organization of life. Focus our study, then, in order to capitalist (re) production. In holding the work as founding element of social being, and on the process of incorporation of classes over the aegis of work operated - for both, our analysis focuses on the theory of work-value. From the ontological concept of work, rebuild the source of the complex corporal culture, study of physical education, as well as produces a reflection on the constitution of omnilateral being. However, our discussion focuses on research on metabolism of capital social (re) production, we present the fundamentals of the contradictions of the system to explain its present crisis, of structural adjectivation by MÃszÃros. Conducting our analysis on the transformation superestrutural with changes in the pattern of social regulation, education and culture, such strategies used by capital to overcome the effects of the crisis. The third chapter discusses the consequences of the structural crisis of capital in the work of Physical Education teacher and, proportionately, in the process of teacherâs training. In this direction, we analyze the strategies of market regulation promoted on the process of regulating the profession, reflecting on the system the Federal Council of Physical Education (CONFEF). We conclude by discussing the changes in the academic and professional training in Physical Education, providing an analysis on the National Curricular Guidelines for Physical Education courses, approved on Resolution 09/04. Express the consequences of capitalist society from the contradiction between social production and private appropriation of property, and its repercussions in the process of human education and training, particularly on teacher training in physical education: the reduction of teacher training and its combined with the need for new capital. Advocates as opposed in the requirements of the existing social system, the corporal culture, to loosen up the ties imposed by capital, which turns everything into merchandise, it will have a significant process in the development of full human capacity, in history soil built by workers and members free.FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3575application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:17:00Zmail@mail.com -
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