O aprendizado da vontade e as dores do mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalton Oscar Walbruni Lima
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5872
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_a824eb2bdf19cd8a86c2b8d5a34933ec
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4251
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO aprendizado da vontade e as dores do mundoLearning to desire and the pains of the world 2011-04-12Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Cellina Rodrigues Muniz61836370334http://lattes.cnpq.br/3314414293603633Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/162256810259132921256771391http://lattes.cnpq.br/4177333338404103Dalton Oscar Walbruni LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Vontade DorEducation Will Pain EDUCACAOnÃo hÃEm linhas gerais a pergunta fundamental do texto Ã: pensar em educaÃÃo segundo Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer? O estudo que se segue trata do aprendizado da vontade no que diz respeito a sua relaÃÃo com o mundo. As dores do mundo sÃo de fundamental importÃncia para que a vontade tome consciÃncia de si e se negue. O pensamento de Schopenhauer defende a ideia de que pela negaÃÃo dos prazeres à possÃvel a supressÃo da desgraÃa universal que à o sofrimento. A vontade consiste na raiz metafÃsica do mundo e configura-se o fundamento de todas as dores do mundo e quando ela se objetiva à para satisfazer os seus desejos inconscientes. A sublimaÃÃo da mÃsica faz com que a vontade por alguns instantes fique extasiada e se elevando temporariamente acima dos fenÃmenos consiga distanciar-se dos sofrimentos. Mas a mÃsica à a partitura no tempo, nÃo à possÃvel ficar ai por mundo tempo e logo que a ilusÃo cessa as dores retornam novamente. O aprendizado que a vontade consegue extrair da mÃsica nÃo à suficiente para suprimir as dores e Schopenhauer acredita que sà pela resignaÃÃo seja possÃvel extirpar de uma vez todos os nossos sofrimentos e conseguirmos chegar a um estÃgio de negaÃÃo total de si. O aprendizado da vontade ocorre quando ela chega a esse estado de total ascetismo. Ao longo da pesquisa sÃo feitas vÃrias perguntas no tocante, por exemplo, ao ato de resignar-se ser uma aÃÃo educativa como pensava Durkheim? O aprendizado da vontade à um ato educativo, jà que à uma aÃÃo prÃtica exercida sobre o prÃprio corpo? EntÃo, pensar a educaÃÃo em Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer?http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5872application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O aprendizado da vontade e as dores do mundo
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Learning to desire and the pains of the world
title O aprendizado da vontade e as dores do mundo
spellingShingle O aprendizado da vontade e as dores do mundo
Dalton Oscar Walbruni Lima
EducaÃÃo
Vontade
Dor
Education
Will
Pain
EDUCACAO
title_short O aprendizado da vontade e as dores do mundo
title_full O aprendizado da vontade e as dores do mundo
title_fullStr O aprendizado da vontade e as dores do mundo
title_full_unstemmed O aprendizado da vontade e as dores do mundo
title_sort O aprendizado da vontade e as dores do mundo
author Dalton Oscar Walbruni Lima
author_facet Dalton Oscar Walbruni Lima
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 26130637349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cellina Rodrigues Muniz
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61836370334
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3314414293603633
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Emanuel LuÃs Roques Soares
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 16952685553
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3011122221613108
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà RogÃrio Santana
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 15472834830
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 12416622315
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1622568102591329
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 21256771391
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4177333338404103
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalton Oscar Walbruni Lima
contributor_str_mv Jose Gerardo Vasconcelos
Cellina Rodrigues Muniz
Emanuel LuÃs Roques Soares
Josà RogÃrio Santana
Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo
Vontade
Dor
topic EducaÃÃo
Vontade
Dor
Education
Will
Pain
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Will
Pain
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Em linhas gerais a pergunta fundamental do texto Ã: pensar em educaÃÃo segundo Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer? O estudo que se segue trata do aprendizado da vontade no que diz respeito a sua relaÃÃo com o mundo. As dores do mundo sÃo de fundamental importÃncia para que a vontade tome consciÃncia de si e se negue. O pensamento de Schopenhauer defende a ideia de que pela negaÃÃo dos prazeres à possÃvel a supressÃo da desgraÃa universal que à o sofrimento. A vontade consiste na raiz metafÃsica do mundo e configura-se o fundamento de todas as dores do mundo e quando ela se objetiva à para satisfazer os seus desejos inconscientes. A sublimaÃÃo da mÃsica faz com que a vontade por alguns instantes fique extasiada e se elevando temporariamente acima dos fenÃmenos consiga distanciar-se dos sofrimentos. Mas a mÃsica à a partitura no tempo, nÃo à possÃvel ficar ai por mundo tempo e logo que a ilusÃo cessa as dores retornam novamente. O aprendizado que a vontade consegue extrair da mÃsica nÃo à suficiente para suprimir as dores e Schopenhauer acredita que sà pela resignaÃÃo seja possÃvel extirpar de uma vez todos os nossos sofrimentos e conseguirmos chegar a um estÃgio de negaÃÃo total de si. O aprendizado da vontade ocorre quando ela chega a esse estado de total ascetismo. Ao longo da pesquisa sÃo feitas vÃrias perguntas no tocante, por exemplo, ao ato de resignar-se ser uma aÃÃo educativa como pensava Durkheim? O aprendizado da vontade à um ato educativo, jà que à uma aÃÃo prÃtica exercida sobre o prÃprio corpo? EntÃo, pensar a educaÃÃo em Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer?
description nÃo hÃ
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-04-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5872
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147621875712