O aprendizado da vontade e as dores do mundo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO aprendizado da vontade e as dores do mundoLearning to desire and the pains of the world 2011-04-12Jose Gerardo Vasconcelos26130637349Cellina Rodrigues Muniz61836370334http://lattes.cnpq.br/3314414293603633Emanuel LuÃs Roques Soares16952685553http://lattes.cnpq.br/3011122221613108Josà RogÃrio Santana15472834830http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4760217Z4Raimundo Elmo de Paula Vasconcelos JÃnior12416622315http://lattes.cnpq.br/162256810259132921256771391http://lattes.cnpq.br/4177333338404103Dalton Oscar Walbruni LimaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Vontade DorEducation Will Pain EDUCACAOnÃo hÃEm linhas gerais a pergunta fundamental do texto Ã: pensar em educaÃÃo segundo Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer? O estudo que se segue trata do aprendizado da vontade no que diz respeito a sua relaÃÃo com o mundo. As dores do mundo sÃo de fundamental importÃncia para que a vontade tome consciÃncia de si e se negue. O pensamento de Schopenhauer defende a ideia de que pela negaÃÃo dos prazeres à possÃvel a supressÃo da desgraÃa universal que à o sofrimento. A vontade consiste na raiz metafÃsica do mundo e configura-se o fundamento de todas as dores do mundo e quando ela se objetiva à para satisfazer os seus desejos inconscientes. A sublimaÃÃo da mÃsica faz com que a vontade por alguns instantes fique extasiada e se elevando temporariamente acima dos fenÃmenos consiga distanciar-se dos sofrimentos. Mas a mÃsica à a partitura no tempo, nÃo à possÃvel ficar ai por mundo tempo e logo que a ilusÃo cessa as dores retornam novamente. O aprendizado que a vontade consegue extrair da mÃsica nÃo à suficiente para suprimir as dores e Schopenhauer acredita que sà pela resignaÃÃo seja possÃvel extirpar de uma vez todos os nossos sofrimentos e conseguirmos chegar a um estÃgio de negaÃÃo total de si. O aprendizado da vontade ocorre quando ela chega a esse estado de total ascetismo. Ao longo da pesquisa sÃo feitas vÃrias perguntas no tocante, por exemplo, ao ato de resignar-se ser uma aÃÃo educativa como pensava Durkheim? O aprendizado da vontade à um ato educativo, jà que à uma aÃÃo prÃtica exercida sobre o prÃprio corpo? EntÃo, pensar a educaÃÃo em Schopenhauer à falar de nÃo educaÃÃo em Schopenhauer?http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5872application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:57Zmail@mail.com - |
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