Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CÃcera de Andrade Pontes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10629
Resumo: O trabalho teve como objetivo analisar as experiÃncias potencializadoras desenvolvidas pelos jovens e as jovens participantes dos grupos Meninas do Rap e Meninos e Meninas de Deus, do bairro Jangurussu, a partir de uma reflexÃo sobre os saberes e prÃticas no interior das culturas juvenis que nele fazem reverberar. Interessou-nos investigar em quais espaÃos cotidianos estariam ancorados os canais de potÃncia, criatividade e expressÃo dessas juventudes em face a uma realidade de violÃncia e exclusÃo social. Utilizou-se o mÃtodo etnogrÃfico com elementos prÃximos a uma cartografia, na qual o aspecto relacional entre pesquisadora e âobjetos de pesquisaâ sÃo levados em conta, a partir de um caminho investigativo que primou pela observaÃÃo participante no prÃprio cotidiano das juventudes. Para fins de investigaÃÃo analisou-se a narrativa de dezoito jovens, sendo seis de cada grupo cultural pesquisado, alÃm do contato com moradores e moradoras do bairro Jangurussu. Como resultados analisou-se as dimensÃes educativa, cultural, afetiva e socializadora como instÃncias capazes de fomentar resistÃncias e produÃÃes de sentido restituidoras do sonho e da esperanÃa, e fortalecedoras da cultura juvenil do Jangurussu. Aspectos como o trabalho, a escola e a famÃlia sÃo avaliados como importantes, funcionando como palcos de tensÃes e rupturas. O grupo se traduziu como potÃncia de reorganizaÃÃo simbÃlica â interna e externa â com notada influÃncia de uma socialidade com base nos afetos, na solidariedade, na amizade, ludicidade, no diÃlogo e acolhimento das diferenÃas. Percebeu-se uma aÃÃo educativa com forte elementos de uma auto formaÃÃo, com relevantes implicaÃÃes do ponto de vista de gÃnero, sinalizando para o surgimento de novas feminilidades e a criaÃÃo de um corpo ressignificado, bem como novas redes de interaÃÃo com o outro e com o bairro. No Ãmbito da cultura, comparecem prÃticas concretas formativas, tais como o futebol e o rap, demonstrando que os movimentos de experiÃncia de si, se conectam e sÃo fortalecidas por um trajeto educacional claro onde se plantam devires sociais a partir da formaÃÃo dos sujeitos.
id UFC_aeaffd8935ead6677585a52ee0fb35d3
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7100
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and GirlsOnde mora a esperanÃa? Um estudo das culturas juvenis no Jangurussu: as meninas do rap e os meninos e meninas de Deus. 2013-07-31Ãngela Maria Bessa Linhares13659154334http://lattes.cnpq.br/8381361724149467 Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Silvina Pimentel Silva06887244349http://lattes.cnpq.br/260398048054232857469970304 http://lattes.cnpq.br/8167983747249171CÃcera de Andrade PontesUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBR ViolÃncia GÃnero CulturaCultura JuvenilYouth Culture Culture Gender ViolenceEDUCACAOO trabalho teve como objetivo analisar as experiÃncias potencializadoras desenvolvidas pelos jovens e as jovens participantes dos grupos Meninas do Rap e Meninos e Meninas de Deus, do bairro Jangurussu, a partir de uma reflexÃo sobre os saberes e prÃticas no interior das culturas juvenis que nele fazem reverberar. Interessou-nos investigar em quais espaÃos cotidianos estariam ancorados os canais de potÃncia, criatividade e expressÃo dessas juventudes em face a uma realidade de violÃncia e exclusÃo social. Utilizou-se o mÃtodo etnogrÃfico com elementos prÃximos a uma cartografia, na qual o aspecto relacional entre pesquisadora e âobjetos de pesquisaâ sÃo levados em conta, a partir de um caminho investigativo que primou pela observaÃÃo participante no prÃprio cotidiano das juventudes. Para fins de investigaÃÃo analisou-se a narrativa de dezoito jovens, sendo seis de cada grupo cultural pesquisado, alÃm do contato com moradores e moradoras do bairro Jangurussu. Como resultados analisou-se as dimensÃes educativa, cultural, afetiva e socializadora como instÃncias capazes de fomentar resistÃncias e produÃÃes de sentido restituidoras do sonho e da esperanÃa, e fortalecedoras da cultura juvenil do Jangurussu. Aspectos como o trabalho, a escola e a famÃlia sÃo avaliados como importantes, funcionando como palcos de tensÃes e rupturas. O grupo se traduziu como potÃncia de reorganizaÃÃo simbÃlica â interna e externa â com notada influÃncia de uma socialidade com base nos afetos, na solidariedade, na amizade, ludicidade, no diÃlogo e acolhimento das diferenÃas. Percebeu-se uma aÃÃo educativa com forte elementos de uma auto formaÃÃo, com relevantes implicaÃÃes do ponto de vista de gÃnero, sinalizando para o surgimento de novas feminilidades e a criaÃÃo de um corpo ressignificado, bem como novas redes de interaÃÃo com o outro e com o bairro. No Ãmbito da cultura, comparecem prÃticas concretas formativas, tais como o futebol e o rap, demonstrando que os movimentos de experiÃncia de si, se conectam e sÃo fortalecidas por um trajeto educacional claro onde se plantam devires sociais a partir da formaÃÃo dos sujeitos. This study aimed to analyze the experiences of empowerment developed by young people that take part in the groups: Meninas do Rap (Rap Girls) and Meninos e Meninas de Deus (Boys and Girls of God), from Jangurussu neighborhood with a reflection on the knowledge and practices within the youth culture that make reverberate in it. We used the ethnographic method with elements coming from a cartography, in which the relational aspect between researcher and "research subjects" are taken into account, from an investigative way that has excelled by a participant observation in the youths quotidian. For purposes of research we analyzed the narrative of eighteen youngs, six of each cultural group studied, in addition to contact with residents of the Jangurussu neighborhood. As results, we analyzed the educational, cultural, emotional and socializing dimensions as instances able to foster resistance and productions of meaning, to rescue the dream and hope, and empowering the youth culture in Jangurussu. As results we analyzed the dimensions educational, cultural, emotional and socializing as instances able to foster resistance and productions sense of dream and hope, and empowering the youth culture of Jangurussu. Aspects such as work, school and family are assessed as important, working as stage tensions and ruptures. The group is translated as power symbolic reorganization â internal and external â with noticeable influence of sociality based on affection, solidarity, friendship, playfulness, dialogue and acceptance of diferrences. This is an educational activity with strong elements a self training, with relevant implications in terms of gender, signaling the emergence of new femininities and the creation of a body reframed and new networks of interaction with each other and with the cultural bairro. Culture Under attend specific training practices, such as football and rap, demonstrating that the motions of experience itself, connect and are strengthened by a clear educational path where social becomings plant from the formation of the subject. CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superiorhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10629application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:15:40Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Onde mora a esperanÃa? Um estudo das culturas juvenis no Jangurussu: as meninas do rap e os meninos e meninas de Deus.
title Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
spellingShingle Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
CÃcera de Andrade Pontes
ViolÃncia
GÃnero
Cultura
Cultura Juvenil
Youth Culture
Culture
Gender
Violence
EDUCACAO
title_short Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
title_full Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
title_fullStr Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
title_full_unstemmed Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
title_sort Hope you live? A study of youth cultures in Jangurussu: the girls rap and Boys and Girls
author CÃcera de Andrade Pontes
author_facet CÃcera de Andrade Pontes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 13659154334
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8381361724149467
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celecina de Maria Veras Sales
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 14863235372
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silvina Pimentel Silva
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 06887244349
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2603980480542328
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 57469970304
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8167983747249171
dc.contributor.author.fl_str_mv CÃcera de Andrade Pontes
contributor_str_mv Ãngela Maria Bessa Linhares
Celecina de Maria Veras Sales
Silvina Pimentel Silva
dc.subject.por.fl_str_mv ViolÃncia
GÃnero
Cultura
Cultura Juvenil
topic ViolÃncia
GÃnero
Cultura
Cultura Juvenil
Youth Culture
Culture
Gender
Violence
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth Culture
Culture
Gender
Violence
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O trabalho teve como objetivo analisar as experiÃncias potencializadoras desenvolvidas pelos jovens e as jovens participantes dos grupos Meninas do Rap e Meninos e Meninas de Deus, do bairro Jangurussu, a partir de uma reflexÃo sobre os saberes e prÃticas no interior das culturas juvenis que nele fazem reverberar. Interessou-nos investigar em quais espaÃos cotidianos estariam ancorados os canais de potÃncia, criatividade e expressÃo dessas juventudes em face a uma realidade de violÃncia e exclusÃo social. Utilizou-se o mÃtodo etnogrÃfico com elementos prÃximos a uma cartografia, na qual o aspecto relacional entre pesquisadora e âobjetos de pesquisaâ sÃo levados em conta, a partir de um caminho investigativo que primou pela observaÃÃo participante no prÃprio cotidiano das juventudes. Para fins de investigaÃÃo analisou-se a narrativa de dezoito jovens, sendo seis de cada grupo cultural pesquisado, alÃm do contato com moradores e moradoras do bairro Jangurussu. Como resultados analisou-se as dimensÃes educativa, cultural, afetiva e socializadora como instÃncias capazes de fomentar resistÃncias e produÃÃes de sentido restituidoras do sonho e da esperanÃa, e fortalecedoras da cultura juvenil do Jangurussu. Aspectos como o trabalho, a escola e a famÃlia sÃo avaliados como importantes, funcionando como palcos de tensÃes e rupturas. O grupo se traduziu como potÃncia de reorganizaÃÃo simbÃlica â interna e externa â com notada influÃncia de uma socialidade com base nos afetos, na solidariedade, na amizade, ludicidade, no diÃlogo e acolhimento das diferenÃas. Percebeu-se uma aÃÃo educativa com forte elementos de uma auto formaÃÃo, com relevantes implicaÃÃes do ponto de vista de gÃnero, sinalizando para o surgimento de novas feminilidades e a criaÃÃo de um corpo ressignificado, bem como novas redes de interaÃÃo com o outro e com o bairro. No Ãmbito da cultura, comparecem prÃticas concretas formativas, tais como o futebol e o rap, demonstrando que os movimentos de experiÃncia de si, se conectam e sÃo fortalecidas por um trajeto educacional claro onde se plantam devires sociais a partir da formaÃÃo dos sujeitos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This study aimed to analyze the experiences of empowerment developed by young people that take part in the groups: Meninas do Rap (Rap Girls) and Meninos e Meninas de Deus (Boys and Girls of God), from Jangurussu neighborhood with a reflection on the knowledge and practices within the youth culture that make reverberate in it. We used the ethnographic method with elements coming from a cartography, in which the relational aspect between researcher and "research subjects" are taken into account, from an investigative way that has excelled by a participant observation in the youths quotidian. For purposes of research we analyzed the narrative of eighteen youngs, six of each cultural group studied, in addition to contact with residents of the Jangurussu neighborhood. As results, we analyzed the educational, cultural, emotional and socializing dimensions as instances able to foster resistance and productions of meaning, to rescue the dream and hope, and empowering the youth culture in Jangurussu. As results we analyzed the dimensions educational, cultural, emotional and socializing as instances able to foster resistance and productions sense of dream and hope, and empowering the youth culture of Jangurussu. Aspects such as work, school and family are assessed as important, working as stage tensions and ruptures. The group is translated as power symbolic reorganization â internal and external â with noticeable influence of sociality based on affection, solidarity, friendship, playfulness, dialogue and acceptance of diferrences. This is an educational activity with strong elements a self training, with relevant implications in terms of gender, signaling the emergence of new femininities and the creation of a body reframed and new networks of interaction with each other and with the cultural bairro. Culture Under attend specific training practices, such as football and rap, demonstrating that the motions of experience itself, connect and are strengthened by a clear educational path where social becomings plant from the formation of the subject.
description O trabalho teve como objetivo analisar as experiÃncias potencializadoras desenvolvidas pelos jovens e as jovens participantes dos grupos Meninas do Rap e Meninos e Meninas de Deus, do bairro Jangurussu, a partir de uma reflexÃo sobre os saberes e prÃticas no interior das culturas juvenis que nele fazem reverberar. Interessou-nos investigar em quais espaÃos cotidianos estariam ancorados os canais de potÃncia, criatividade e expressÃo dessas juventudes em face a uma realidade de violÃncia e exclusÃo social. Utilizou-se o mÃtodo etnogrÃfico com elementos prÃximos a uma cartografia, na qual o aspecto relacional entre pesquisadora e âobjetos de pesquisaâ sÃo levados em conta, a partir de um caminho investigativo que primou pela observaÃÃo participante no prÃprio cotidiano das juventudes. Para fins de investigaÃÃo analisou-se a narrativa de dezoito jovens, sendo seis de cada grupo cultural pesquisado, alÃm do contato com moradores e moradoras do bairro Jangurussu. Como resultados analisou-se as dimensÃes educativa, cultural, afetiva e socializadora como instÃncias capazes de fomentar resistÃncias e produÃÃes de sentido restituidoras do sonho e da esperanÃa, e fortalecedoras da cultura juvenil do Jangurussu. Aspectos como o trabalho, a escola e a famÃlia sÃo avaliados como importantes, funcionando como palcos de tensÃes e rupturas. O grupo se traduziu como potÃncia de reorganizaÃÃo simbÃlica â interna e externa â com notada influÃncia de uma socialidade com base nos afetos, na solidariedade, na amizade, ludicidade, no diÃlogo e acolhimento das diferenÃas. Percebeu-se uma aÃÃo educativa com forte elementos de uma auto formaÃÃo, com relevantes implicaÃÃes do ponto de vista de gÃnero, sinalizando para o surgimento de novas feminilidades e a criaÃÃo de um corpo ressignificado, bem como novas redes de interaÃÃo com o outro e com o bairro. No Ãmbito da cultura, comparecem prÃticas concretas formativas, tais como o futebol e o rap, demonstrando que os movimentos de experiÃncia de si, se conectam e sÃo fortalecidas por um trajeto educacional claro onde se plantam devires sociais a partir da formaÃÃo dos sujeitos.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10629
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295126442737664