A organizaÃÃo do espaÃo na EducaÃÃo Infantil e o desenvolvimento integral da crianÃa:sentimentos e aÃÃes em turmas de prÃ-escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jeriane da Silva Rabelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20007
Resumo: Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA organizaÃÃo do espaÃo na EducaÃÃo Infantil e o desenvolvimento integral da crianÃa:sentimentos e aÃÃes em turmas de prÃ-escola. 2017-02-16Paulo Meireles Barguil38297760391Anna LÃcia dos Santos Vieira e Silva18328502852http://lattes.cnpq.br/5213698667987689Fauston Negreiros87630982372http://lattes.cnpq.br/6286677749065869 Luiz Botelho Albuquerque0020022018702689679388http://lattes.cnpq.br/4775855645730158Jeriane da Silva RabeloUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBREducaÃÃo Infantil EspaÃos escolares Desenvolvimento infantil Arquitetura escolar CurrÃculo Child Education School Spaces Child development School architecture Curriculum EDUCACAOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoA temÃtica do uso do espaÃo escolar pelo professor, tornando-o lugar de aprendizagem, mediante as interaÃÃes entre crianÃas-crianÃas e crianÃas-professores, à pouco discutida e planejada por profissionais da Ãrea da EducaÃÃo, em detrimento de outras Ãreas como Arquitetura e Psicologia. A discussÃo acerca da organizaÃÃo dos espaÃos destinados Ãs crianÃas pequenas aponta subsÃdios para o estabelecimento de critÃrios e parÃmetros para a realizaÃÃo de programas educativos de qualidade, atentos Ãs necessidades de uma educaÃÃo integral da crianÃa. Este estudo objetivou conhecer a organizaÃÃo dos espaÃos na EducaÃÃo Infantil â EI e as possibilidades de promoÃÃo do desenvolvimento da crianÃa em duas instituiÃÃes de EI da rede municipal de Fortaleza. Especificadamente: (i) identificar os aspectos afetivos de crianÃas e professoras relacionadas ao uso do espaÃo escolar; (ii) mapear as prÃticas pedagÃgicas realizadas nos diferentes espaÃos de uma instituiÃÃo de EI; e (iii) conhecer as formas que as crianÃas ocupam os espaÃos de uma instituiÃÃo de EI. Os estudos de Barbosa e Horn (2001), Barguil (2006), Bomfim (2002; 2010), Campos-de-Carvalho e Rubiano (1994), Faria (2007a, 2007b), Forneiro (1998), Horn (2007) e Malaguzzi (1999) sinalizam que, na organizaÃÃo de um determinado espaÃo, entram em cena as significaÃÃes e os sentimentos das pessoas que o gerenciam e os tipos de interaÃÃes entre as crianÃas. A investigaÃÃo, de natureza qualitativa na forma de um estudo de caso, teve uma amostra composta por vinte e quatro crianÃas da EI e quatro professoras da rede pÃblica de ensino do municÃpio de Fortaleza. Os instrumentos de pesquisa utilizados para a realizaÃÃo desse trabalho foram a observaÃÃo participante e a entrevista semiestruturada. A anÃlise foi realizada à luz da revisÃo da literatura sobre o tema da pesquisa, do conteÃdo das observaÃÃes nos espaÃos de uma instituiÃÃo de EI e dos relatos das entrevistas com os sujeitos. As diferenÃas estruturais das duas escolas sÃo gritantes, destoando do que prescrito nos documentos de qualidade do espaÃo das instituiÃÃes escolares de EducaÃÃo Infantil. As prÃticas educativas sÃo bastante influenciadas pela realidade familiar e do contexto social das crianÃas. A qualidade da afetividade no espaÃo escolar percebida, principalmente, no olhar de cima para baixo das professoras para as crianÃas nÃo favorece ao desenvolvimento integral da crianÃa, pois permeado de distanciamento, que contribui para o conformismo, a desmotivaÃÃo, o fracasso e a evasÃo escolar, com danos que ultrapassam a dimensÃo cognitiva de cada crianÃa.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=20007application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:32:24Zmail@mail.com -
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