Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955 |
Resumo: | Defendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade. |
id |
UFC_cd36300e01d57ac29d57cc4a9afe3a1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:4060 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDiscursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentesContradictory discourses and the construction of professional identities of teachers2011-02-28Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 Gilton Sampaio de Souza72084499453LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista07025433810VlÃdia Maria Cabral Borges12068012391Araceli Sobreira benevides08750079883 http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 32321449349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4742767A6Waltersar Jose de Mesquita CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRDiscurso Identidade ProfissÃo Docente LinguÃstica Aplicada IndisciplinarDiscourse Identity Teaching Indisciplinar Applied linguisticsLINGUISTICA APLICADADefendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade.This dissertation aims at creating intelligibility on some teaching practice issues, among them, the coexistence of a tension of speeches in the teacherâs practice that, at the same, add value and devalue the teaching profession. It also aims at contributing to an understanding how, in certain social contexts, some speeches which were already built, tend to become naturalized. I analyze the speeches built by professionals teachers themselves over the question of FUNDEF, since this was a fund which aimed at changes in Brazilian public elementary school, essentially, changes related to improving the teaching. The work intends to dialogue with others that approach the appreciation of profession of teachers as an interdisciplinary theme, discussed here from the perspective of Indisciplinar (undisciplined) Applied Linguistics which, unlike other areas of study, do not praise itself too much by assuming a wide range of crystallized theoretical knowledge. Actually, this area seeks to create intelligibility on certain social issues from the discourse analysis. The methodological approach of the research starts at the approximation between the proposed textual analysis of Chouliaraki and Faircloughâs (1999) and the proposed discourse analysis of Indisciplinar Applied Linguistics, which I believe to be a gain for this work. The analysis proved that there is, in the teachersâ discursive practices, a coexistence of contradictory discourses, discourses that contribute both to increase the sense of devaluation of the teaching profession and to increase the feeling of appreciation, speeches in a state of tension. Thus, I argue that this study has helped to create intelligibility on how teachers construct their identities and how these ones contribute to increase or repel the feeling of devaluation for the profession, which are so striking in contemporary times.Programa Institucional de CapacitaÃao Docente e TÃcnicahttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:03Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contradictory discourses and the construction of professional identities of teachers |
title |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
spellingShingle |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes Waltersar Jose de Mesquita Carneiro Discurso Identidade ProfissÃo Docente LinguÃstica Aplicada Indisciplinar Discourse Identity Teaching Indisciplinar Applied linguistics LINGUISTICA APLICADA |
title_short |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
title_full |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
title_fullStr |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
title_full_unstemmed |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
title_sort |
Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes |
author |
Waltersar Jose de Mesquita Carneiro |
author_facet |
Waltersar Jose de Mesquita Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ana CÃlia Clementino Moura |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
04504160382 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gilton Sampaio de Souza |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
72084499453 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
07025433810 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
VlÃdia Maria Cabral Borges |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
12068012391 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Araceli Sobreira benevides |
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv |
08750079883 |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
32321449349 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4742767A6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Waltersar Jose de Mesquita Carneiro |
contributor_str_mv |
Ana CÃlia Clementino Moura Gilton Sampaio de Souza LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista VlÃdia Maria Cabral Borges Araceli Sobreira benevides |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Identidade ProfissÃo Docente LinguÃstica Aplicada Indisciplinar |
topic |
Discurso Identidade ProfissÃo Docente LinguÃstica Aplicada Indisciplinar Discourse Identity Teaching Indisciplinar Applied linguistics LINGUISTICA APLICADA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discourse Identity Teaching Indisciplinar Applied linguistics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
LINGUISTICA APLICADA |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Programa Institucional de CapacitaÃao Docente e TÃcnica |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Defendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade. |
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv |
This dissertation aims at creating intelligibility on some teaching practice issues, among them, the coexistence of a tension of speeches in the teacherâs practice that, at the same, add value and devalue the teaching profession. It also aims at contributing to an understanding how, in certain social contexts, some speeches which were already built, tend to become naturalized. I analyze the speeches built by professionals teachers themselves over the question of FUNDEF, since this was a fund which aimed at changes in Brazilian public elementary school, essentially, changes related to improving the teaching. The work intends to dialogue with others that approach the appreciation of profession of teachers as an interdisciplinary theme, discussed here from the perspective of Indisciplinar (undisciplined) Applied Linguistics which, unlike other areas of study, do not praise itself too much by assuming a wide range of crystallized theoretical knowledge. Actually, this area seeks to create intelligibility on certain social issues from the discourse analysis. The methodological approach of the research starts at the approximation between the proposed textual analysis of Chouliaraki and Faircloughâs (1999) and the proposed discourse analysis of Indisciplinar Applied Linguistics, which I believe to be a gain for this work. The analysis proved that there is, in the teachersâ discursive practices, a coexistence of contradictory discourses, discourses that contribute both to increase the sense of devaluation of the teaching profession and to increase the feeling of appreciation, speeches in a state of tension. Thus, I argue that this study has helped to create intelligibility on how teachers construct their identities and how these ones contribute to increase or repel the feeling of devaluation for the profession, which are so striking in contemporary times. |
description |
Defendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
doctoralThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295147804327936 |