Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Waltersar Jose de Mesquita Carneiro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955
Resumo: Defendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade.
id UFC_cd36300e01d57ac29d57cc4a9afe3a1d
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:4060
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisDiscursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentesContradictory discourses and the construction of professional identities of teachers2011-02-28Ana CÃlia Clementino Moura04504160382http://lattes.cnpq.br/4183099157915381 Gilton Sampaio de Souza72084499453LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista07025433810VlÃdia Maria Cabral Borges12068012391Araceli Sobreira benevides08750079883 http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 32321449349http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4742767A6Waltersar Jose de Mesquita CarneiroUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRDiscurso Identidade ProfissÃo Docente LinguÃstica Aplicada IndisciplinarDiscourse Identity Teaching Indisciplinar Applied linguisticsLINGUISTICA APLICADADefendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade.This dissertation aims at creating intelligibility on some teaching practice issues, among them, the coexistence of a tension of speeches in the teacherâs practice that, at the same, add value and devalue the teaching profession. It also aims at contributing to an understanding how, in certain social contexts, some speeches which were already built, tend to become naturalized. I analyze the speeches built by professionals teachers themselves over the question of FUNDEF, since this was a fund which aimed at changes in Brazilian public elementary school, essentially, changes related to improving the teaching. The work intends to dialogue with others that approach the appreciation of profession of teachers as an interdisciplinary theme, discussed here from the perspective of Indisciplinar (undisciplined) Applied Linguistics which, unlike other areas of study, do not praise itself too much by assuming a wide range of crystallized theoretical knowledge. Actually, this area seeks to create intelligibility on certain social issues from the discourse analysis. The methodological approach of the research starts at the approximation between the proposed textual analysis of Chouliaraki and Faircloughâs (1999) and the proposed discourse analysis of Indisciplinar Applied Linguistics, which I believe to be a gain for this work. The analysis proved that there is, in the teachersâ discursive practices, a coexistence of contradictory discourses, discourses that contribute both to increase the sense of devaluation of the teaching profession and to increase the feeling of appreciation, speeches in a state of tension. Thus, I argue that this study has helped to create intelligibility on how teachers construct their identities and how these ones contribute to increase or repel the feeling of devaluation for the profession, which are so striking in contemporary times.Programa Institucional de CapacitaÃao Docente e TÃcnicahttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:19:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Contradictory discourses and the construction of professional identities of teachers
title Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
spellingShingle Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
Waltersar Jose de Mesquita Carneiro
Discurso
Identidade
ProfissÃo Docente
LinguÃstica Aplicada Indisciplinar
Discourse
Identity
Teaching
Indisciplinar Applied linguistics
LINGUISTICA APLICADA
title_short Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
title_full Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
title_fullStr Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
title_full_unstemmed Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
title_sort Discursos contraditÃrio e a construÃÃo das identidades dos professionais docentes
author Waltersar Jose de Mesquita Carneiro
author_facet Waltersar Jose de Mesquita Carneiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ana CÃlia Clementino Moura
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 04504160382
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4183099157915381
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gilton Sampaio de Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 72084499453
dc.contributor.referee2.fl_str_mv LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 07025433810
dc.contributor.referee3.fl_str_mv VlÃdia Maria Cabral Borges
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 12068012391
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Araceli Sobreira benevides
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 08750079883
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0001733569978457
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 32321449349
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4742767A6
dc.contributor.author.fl_str_mv Waltersar Jose de Mesquita Carneiro
contributor_str_mv Ana CÃlia Clementino Moura
Gilton Sampaio de Souza
LÃvia MÃrcia Tiba RÃdis Baptista
VlÃdia Maria Cabral Borges
Araceli Sobreira benevides
dc.subject.por.fl_str_mv Discurso
Identidade
ProfissÃo Docente
LinguÃstica Aplicada Indisciplinar
topic Discurso
Identidade
ProfissÃo Docente
LinguÃstica Aplicada Indisciplinar
Discourse
Identity
Teaching
Indisciplinar Applied linguistics
LINGUISTICA APLICADA
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse
Identity
Teaching
Indisciplinar Applied linguistics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA APLICADA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Programa Institucional de CapacitaÃao Docente e TÃcnica
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Defendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This dissertation aims at creating intelligibility on some teaching practice issues, among them, the coexistence of a tension of speeches in the teacherâs practice that, at the same, add value and devalue the teaching profession. It also aims at contributing to an understanding how, in certain social contexts, some speeches which were already built, tend to become naturalized. I analyze the speeches built by professionals teachers themselves over the question of FUNDEF, since this was a fund which aimed at changes in Brazilian public elementary school, essentially, changes related to improving the teaching. The work intends to dialogue with others that approach the appreciation of profession of teachers as an interdisciplinary theme, discussed here from the perspective of Indisciplinar (undisciplined) Applied Linguistics which, unlike other areas of study, do not praise itself too much by assuming a wide range of crystallized theoretical knowledge. Actually, this area seeks to create intelligibility on certain social issues from the discourse analysis. The methodological approach of the research starts at the approximation between the proposed textual analysis of Chouliaraki and Faircloughâs (1999) and the proposed discourse analysis of Indisciplinar Applied Linguistics, which I believe to be a gain for this work. The analysis proved that there is, in the teachersâ discursive practices, a coexistence of contradictory discourses, discourses that contribute both to increase the sense of devaluation of the teaching profession and to increase the feeling of appreciation, speeches in a state of tension. Thus, I argue that this study has helped to create intelligibility on how teachers construct their identities and how these ones contribute to increase or repel the feeling of devaluation for the profession, which are so striking in contemporary times.
description Defendendo a tese de que existe, no prÃprio discurso docente, uma coexistÃncia de discursos que valorizam e que desvalorizam a profissÃo docente, discursos em estado de tensÃo, este trabalho tem por objetivo criar inteligibilidade sobre essa questÃo, contribuindo para a compreensÃo sobre como, em determinados contextos sociais, alguns discursos construÃdos, tendem a naturalizar-se. Analiso os discursos construÃdos pelos prÃprios profissionais docentes em torno da questÃo do FUNDEF, jà que este foi um Fundo financeiro que visava mudanÃas no ensino fundamental pÃblico brasileiro, essencialmente, mudanÃas relativas à valorizaÃÃo do magistÃrio. O trabalho situa-se ao lado daqueles que abordam a questÃo da valorizaÃÃo profissional docente como tema interdisciplinar, abordado aqui a partir do olhar da LinguÃstica Aplicada Indisciplinar, campo que busca criar inteligibilidade sobre determinados problemas sociais a partir da anÃlise do discurso. O percurso metodolÃgico do trabalho dÃ-se a partir da aproximaÃÃo entre a proposta de anÃlise textual de Chouliaraki e Fairclough (1999) e a proposta de anÃlise do discurso da LA Indisciplinar, o que acredito ser um ganho deste trabalho. ApÃs as anÃlises, pude comprovar que coexistem, nas prÃticas discursivas dos profissionais docentes, discursos contraditÃrios, discursos que contribuem tanto para aumentar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente como para aumentar o sentimento de valorizaÃÃo, discursos em estado de tensÃo. Assim, defendo que este trabalho possibilitou criar inteligibilidade sobre como os profissionais docentes constroem suas identidades e como essas contribuem para aumentar ou rechaÃar o sentimento de desvalorizaÃÃo da profissÃo docente, tÃo marcantes na contemporaneidade.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
status_str publishedVersion
format doctoralThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃstica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295147804327936