A avaliaÃÃo do desenvolvimento das competÃncias interpessoais na formaÃÃo do profissional de psicologia em cursos de psicologia de Fortaleza/Ce
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisA avaliaÃÃo do desenvolvimento das competÃncias interpessoais na formaÃÃo do profissional de psicologia em cursos de psicologia de Fortaleza/CeEvaluation of interpersonal competencies development in the formation of psychology professionals in undergraduation courses in Fortaleza/Ce2016-11-30Raimundo HÃlio Leite00190322349Tania Vicente Viana46086790310Jesus Garcia Pascual42523753115http://lattes.cnpq.br/2081755779926370 Ana Paula de Medeiros Ribeiro39354598315http://lattes.cnpq.br/6388557443388587DÃbora LÃcia Lima Leite Mendes55491812315http://lattes.cnpq.br/1638394670120057 XÃnia DiÃgenes Benfatti38153882368http://lattes.cnpq.br/0724002945099128 64223620304http://lattes.cnpq.br/4524846664941937Filipe de Menezes JesuinoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo CompetÃncias RelaÃÃes interpessoais FormaÃÃo em psicologiaEvaluation Competences Interpersonal relationship Formation in psychologyEDUCACAOFundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃFundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicoO tema da pesquisa foi a avaliaÃÃo do ensino/aprendizagem das competÃncias interpessoais na formaÃÃo do psicÃlogo em cursos de graduaÃÃo de Fortaleza/CE. A histÃria da formaÃÃo do profissional de Psicologia no Brasil se desenvolveu em paralelo com a prÃpria consolidaÃÃo do ofÃcio em profissÃo. Com o tempo, aprofundou a transposiÃÃo didÃtica desde as prÃticas e inclu-iu as competÃncias como objetivo de formaÃÃo nos cursos de graduaÃÃo por meio das diretrizes curriculares nacionais para cursos de graduaÃÃo em Psicologia, ao lado dos tradicionais saberes e habilidades. Dentre elas, destacam-se as competÃncias interpessoais tanto por serem impres-cindÃveis para a maioria das formas de atuaÃÃo do psicÃlogo quanto porque elas produzem difi-culdades educacionais, uma vez que contrariam os objetivos tradicionais e as formas clÃssicas de conduzir o ensino-aprendizagem. Soma-se a isso a imprecisÃo das definiÃÃes de competÃncia pelas teorias educacionais, o desgaste em seu uso produzido pelas perspectivas divergentes e a profunda carÃncia de estudos acerca de como se deve avaliÃa-las, sobretudo no curso de Psico-logia, em que sÃo objetivo de formaÃÃo central. Diante desse contexto, delimitou-se como obje-tivo geral: esclarecer a forma como professores de cursos de Psicologia da cidade de Fortale-za/CE avaliam o desenvolvimento das competÃncias interpessoais dos estudantes de graduaÃÃo em Psicologia no contexto da transposiÃÃo didÃtica das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de psicologia. Como objetivos especÃficos, pretendeu-se identificar as compreensÃes de competÃncias interpessoais e avaliaÃÃo que fundamentam o trabalho avaliativo dos professores, esclarecer as relaÃÃes entre as formas de avaliaÃÃo vividas no processo de ensino-aprendizagem nos cursos de graduaÃÃo em Psicologia e as concepÃÃes educacionais vinculadas aos objetivos contemporÃneos de formaÃÃo e identificar respostas inovadoras e dificuldades vividas pelos docentes em suas prÃticas. A fundamentaÃÃo teÃrica teve como cerne as produÃÃes de Philip-pe Perrenoud sobre avaliaÃÃo, competÃncias e pedagogia diferenciada, amparado pela epistemo-logia reflexiva de John Dewey e Donald SchÃn. O mÃtodo escolhido foi a entrevista compre-ensiva com professores, admitindo a intencionalidade como critÃrio de inclusÃo. Foram grava-das e transcritas dez entrevistas com professores psicÃlogos. Em seguida, as entrevistas foram interpretadas de acordo com o mÃtodo hermenÃutico-fenomenolÃgico derivado da filosofia de Paul Ricoeur. Esse mÃtodo exige uma compreensÃo inicial e mais espontÃnea seguida de uma explicaÃÃo, fundamentada em uma teoria genÃtica e/ou estrutural e concluÃda por meio de uma nova compreensÃo. Diante da falta de uma teoria educacional apropriada para a explicaÃÃo do desenvolvimento das competÃncias interpessoais, recorreu-se à Psicologia AnalÃtica de Jung para complementar o suporte teÃrico. Os resultados foram organizados em sete eixos significa-tivos relacionados Ãs concepÃÃes e prÃticas avaliativas de competÃncias interpessoais relatados pelos professores: avaliaÃÃo, avaliaÃÃo reguladora, competÃncias, prÃtica reflexiva, desenvol-vimento formal das competÃncias interpessoais, critÃrios para a avaliaÃÃo reguladora, praticum e ensejo de experiÃncias, desafios para a regulaÃÃo e diferenciaÃÃo das prÃticas e insatisfaÃÃo com as prÃticas atuais. A anÃlise permitiu compreender e demonstrar que os professores exercitam prÃticas bastante refinadas de avaliaÃÃo reguladora em seu ofÃcio. Tais prÃticas, todavia, se fun-dam sobretudo em concepÃÃes e metas traÃadas de modo individual e informadas pelos saberes e competÃncias de profissÃo. Hà uma distÃncia, pois, entre as prÃticas dos professores e o saber pedagÃgico, o que produz uma sÃrie de dificuldades como frustraÃÃes, cansaÃo, falta de oportu-nidades, inibiÃÃo das prÃticas reguladoras e um sentimento de insatisfaÃÃo com o trabalho cole-tivo da formaÃÃo. Foi apresentada como resultado a possibilidade de que as ferramentas referi-das pelos professores possam auxiliar em uma mudanÃa do planejamento pedagÃgico e, ao mesmo tempo, receber da ciÃncia da educaÃÃo um contributo para seu exercÃcio.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=18572application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:28Zmail@mail.com - |
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