Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Regina Ferreira e Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14645
Resumo: Esta dissertaÃÃo efetuou uma anÃlise empÃrica, baseada nas infraÃÃes de trÃnsito registradas no cadastro de veÃculos tipo motocicletas e similares de atà 125cc, ocorridas no Estado do CearÃ, no perÃodo de 2010 a 2013. O objetivo foi avaliar as caracterÃsticas sociodemogrÃficas que contribuem para aumentar a ocorrÃncia de reincidÃncia das infraÃÃes de trÃnsito por motociclistas, de acordo com as variÃveis: sexo, idade e tempo de habilitaÃÃo, e; a taxa de motorizaÃÃo e sua implicaÃÃo no fluxo de trÃnsito nos municÃpios cearenses. Para tanto, utilizouse o modelo economÃtrico Logit, cuja base de dados foi fornecida pelo Departamento Estadual de TrÃnsito â DETRAN-CE e pelo Instituto de Pesquisa e EstratÃgia EconÃmica do Cearà - IPECE. O que se observou, no Estado do CearÃ, à que os resultados corroboram as evidÃncias da literatura internacional: os infratores de trÃnsito reincidentes sÃo, em sua maioria, jovens e do sexo masculino, o que indica a necessidade de polÃticas pÃblicas de prevenÃÃo, incluindo esses grupos especÃficos da populaÃÃo. AlÃm disso, a condiÃÃo de habilitaÃÃo indica que os motociclistas mais experientes, ou com mais tempo de habilitaÃÃo, sÃo os que tÃm maior probabilidade de reincidÃncia. Para as estimaÃÃes acerca da taxa de motorizaÃÃo, os resultados sugerem que os condutores que estÃo nos municÃpios com taxas de motorizaÃÃo superiores à taxa de referÃncia de 20% apresentam uma maior probabilidade de reincidirem nas infraÃÃes de trÃnsito.
id UFC_cf0b56a02ba200d19ac9280922c444c8
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9750
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikersCaracterÃsticas sociodemogrÃficas associadas à probabilidade de reincidÃncia das infraÃÃes de trÃnsito por motociclistas2015-02-23Ricardo Brito Soares00000000003http://lattes.cnpq.br/2439089390333822SÃrgio Aquino de Souza61337170330http://lattes.cnpq.br/0130061217305951Leandro de Almeida Rocco0000006008851128659387Regina Ferreira e SilvaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAENUFCBRCaracterÃsticas SociodemogrÃficas ReincidÃncia das InfraÃÃes de TrÃnsito Modelo LogitSociodemographic characteristics Recurrence of Traffic Infractions Logit modelCIENCIAS SOCIAIS APLICADASEsta dissertaÃÃo efetuou uma anÃlise empÃrica, baseada nas infraÃÃes de trÃnsito registradas no cadastro de veÃculos tipo motocicletas e similares de atà 125cc, ocorridas no Estado do CearÃ, no perÃodo de 2010 a 2013. O objetivo foi avaliar as caracterÃsticas sociodemogrÃficas que contribuem para aumentar a ocorrÃncia de reincidÃncia das infraÃÃes de trÃnsito por motociclistas, de acordo com as variÃveis: sexo, idade e tempo de habilitaÃÃo, e; a taxa de motorizaÃÃo e sua implicaÃÃo no fluxo de trÃnsito nos municÃpios cearenses. Para tanto, utilizouse o modelo economÃtrico Logit, cuja base de dados foi fornecida pelo Departamento Estadual de TrÃnsito â DETRAN-CE e pelo Instituto de Pesquisa e EstratÃgia EconÃmica do Cearà - IPECE. O que se observou, no Estado do CearÃ, à que os resultados corroboram as evidÃncias da literatura internacional: os infratores de trÃnsito reincidentes sÃo, em sua maioria, jovens e do sexo masculino, o que indica a necessidade de polÃticas pÃblicas de prevenÃÃo, incluindo esses grupos especÃficos da populaÃÃo. AlÃm disso, a condiÃÃo de habilitaÃÃo indica que os motociclistas mais experientes, ou com mais tempo de habilitaÃÃo, sÃo os que tÃm maior probabilidade de reincidÃncia. Para as estimaÃÃes acerca da taxa de motorizaÃÃo, os resultados sugerem que os condutores que estÃo nos municÃpios com taxas de motorizaÃÃo superiores à taxa de referÃncia de 20% apresentam uma maior probabilidade de reincidirem nas infraÃÃes de trÃnsito.This paper made an empirical analysis based on traffic violations recorded in type vehicle registration motorcycles and the like up to 125cc, occurred in the state of CearÃ, in the period 2010 to 2013. The objective was to assess sociodemographic characteristics that contribute to increase the occurrence of repeated traffic violations by motorcyclists, according to variables such as gender, age and time of qualification, and; motorization rate and its implication in traffic flow in Cearà municipalities. For this, we used the logit econometric model, whose database has been provided by the State Department of Motor Vehicles â DETRAN-CE and the Institute of Economic Research and Strategy of Cearà - IPECE. What was observed in the state of CearÃ, is that the results support the evidence of the international literature: the repeat traffic offenders are mostly young and male, which indicates the need for preventive policies, including these specific population groups. In addition, the driver's condition indicates that the more experienced riders, or longer clearance, are the ones who are more likely to recur. For the estimations about the motorization rate, the results suggest that drivers who are in municipalities with motorization rates above the 20% reference rate are more likely to re-offend in traffic violations.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14645application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:55Zmail@mail.com -
dc.title.en.fl_str_mv Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv CaracterÃsticas sociodemogrÃficas associadas à probabilidade de reincidÃncia das infraÃÃes de trÃnsito por motociclistas
title Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
spellingShingle Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
Regina Ferreira e Silva
CaracterÃsticas SociodemogrÃficas
ReincidÃncia das InfraÃÃes de TrÃnsito
Modelo Logit
Sociodemographic characteristics
Recurrence of Traffic Infractions
Logit model
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
title_short Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
title_full Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
title_fullStr Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
title_full_unstemmed Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
title_sort Sociodemographic characteristics associated with the likelihood of repeated infringements of transit for bikers
author Regina Ferreira e Silva
author_facet Regina Ferreira e Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Brito Soares
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 00000000003
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
dc.contributor.referee1.fl_str_mv SÃrgio Aquino de Souza
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 61337170330
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0130061217305951
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leandro de Almeida Rocco
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 00000060088
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51128659387
dc.contributor.author.fl_str_mv Regina Ferreira e Silva
contributor_str_mv Ricardo Brito Soares
SÃrgio Aquino de Souza
Leandro de Almeida Rocco
dc.subject.por.fl_str_mv CaracterÃsticas SociodemogrÃficas
ReincidÃncia das InfraÃÃes de TrÃnsito
Modelo Logit
topic CaracterÃsticas SociodemogrÃficas
ReincidÃncia das InfraÃÃes de TrÃnsito
Modelo Logit
Sociodemographic characteristics
Recurrence of Traffic Infractions
Logit model
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociodemographic characteristics
Recurrence of Traffic Infractions
Logit model
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Esta dissertaÃÃo efetuou uma anÃlise empÃrica, baseada nas infraÃÃes de trÃnsito registradas no cadastro de veÃculos tipo motocicletas e similares de atà 125cc, ocorridas no Estado do CearÃ, no perÃodo de 2010 a 2013. O objetivo foi avaliar as caracterÃsticas sociodemogrÃficas que contribuem para aumentar a ocorrÃncia de reincidÃncia das infraÃÃes de trÃnsito por motociclistas, de acordo com as variÃveis: sexo, idade e tempo de habilitaÃÃo, e; a taxa de motorizaÃÃo e sua implicaÃÃo no fluxo de trÃnsito nos municÃpios cearenses. Para tanto, utilizouse o modelo economÃtrico Logit, cuja base de dados foi fornecida pelo Departamento Estadual de TrÃnsito â DETRAN-CE e pelo Instituto de Pesquisa e EstratÃgia EconÃmica do Cearà - IPECE. O que se observou, no Estado do CearÃ, à que os resultados corroboram as evidÃncias da literatura internacional: os infratores de trÃnsito reincidentes sÃo, em sua maioria, jovens e do sexo masculino, o que indica a necessidade de polÃticas pÃblicas de prevenÃÃo, incluindo esses grupos especÃficos da populaÃÃo. AlÃm disso, a condiÃÃo de habilitaÃÃo indica que os motociclistas mais experientes, ou com mais tempo de habilitaÃÃo, sÃo os que tÃm maior probabilidade de reincidÃncia. Para as estimaÃÃes acerca da taxa de motorizaÃÃo, os resultados sugerem que os condutores que estÃo nos municÃpios com taxas de motorizaÃÃo superiores à taxa de referÃncia de 20% apresentam uma maior probabilidade de reincidirem nas infraÃÃes de trÃnsito.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This paper made an empirical analysis based on traffic violations recorded in type vehicle registration motorcycles and the like up to 125cc, occurred in the state of CearÃ, in the period 2010 to 2013. The objective was to assess sociodemographic characteristics that contribute to increase the occurrence of repeated traffic violations by motorcyclists, according to variables such as gender, age and time of qualification, and; motorization rate and its implication in traffic flow in Cearà municipalities. For this, we used the logit econometric model, whose database has been provided by the State Department of Motor Vehicles â DETRAN-CE and the Institute of Economic Research and Strategy of Cearà - IPECE. What was observed in the state of CearÃ, is that the results support the evidence of the international literature: the repeat traffic offenders are mostly young and male, which indicates the need for preventive policies, including these specific population groups. In addition, the driver's condition indicates that the more experienced riders, or longer clearance, are the ones who are more likely to recur. For the estimations about the motorization rate, the results suggest that drivers who are in municipalities with motorization rates above the 20% reference rate are more likely to re-offend in traffic violations.
description Esta dissertaÃÃo efetuou uma anÃlise empÃrica, baseada nas infraÃÃes de trÃnsito registradas no cadastro de veÃculos tipo motocicletas e similares de atà 125cc, ocorridas no Estado do CearÃ, no perÃodo de 2010 a 2013. O objetivo foi avaliar as caracterÃsticas sociodemogrÃficas que contribuem para aumentar a ocorrÃncia de reincidÃncia das infraÃÃes de trÃnsito por motociclistas, de acordo com as variÃveis: sexo, idade e tempo de habilitaÃÃo, e; a taxa de motorizaÃÃo e sua implicaÃÃo no fluxo de trÃnsito nos municÃpios cearenses. Para tanto, utilizouse o modelo economÃtrico Logit, cuja base de dados foi fornecida pelo Departamento Estadual de TrÃnsito â DETRAN-CE e pelo Instituto de Pesquisa e EstratÃgia EconÃmica do Cearà - IPECE. O que se observou, no Estado do CearÃ, à que os resultados corroboram as evidÃncias da literatura internacional: os infratores de trÃnsito reincidentes sÃo, em sua maioria, jovens e do sexo masculino, o que indica a necessidade de polÃticas pÃblicas de prevenÃÃo, incluindo esses grupos especÃficos da populaÃÃo. AlÃm disso, a condiÃÃo de habilitaÃÃo indica que os motociclistas mais experientes, ou com mais tempo de habilitaÃÃo, sÃo os que tÃm maior probabilidade de reincidÃncia. Para as estimaÃÃes acerca da taxa de motorizaÃÃo, os resultados sugerem que os condutores que estÃo nos municÃpios com taxas de motorizaÃÃo superiores à taxa de referÃncia de 20% apresentam uma maior probabilidade de reincidirem nas infraÃÃes de trÃnsito.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14645
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Economia - CAEN
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295206412386304