Toyotismo e EducaÃÃo: um exame da InfluÃncia do Modo de ProduÃÃo e Gerenciamento de Mercadorias na Categoria de Reflexividade em Donald SchÃn.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos Magno Gurgel Cavalcante
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=305
Resumo: Esta dissertaÃÃo analisa a possÃvel influÃncia do modelo de gerenciamento e produÃÃo de mercadorias, conhecido como toyotismo, no pensamento educacional do professor estadunidense do MIT â Donald SchÃn. No desenvolvimento do processo procura-se, tangencialmente, analisar a razÃo de como essa influÃncia se concretiza. Diante da necessidade de encontrar um referencial teÃrico que permeasse a pesquisa, achou-se por bem utilizar outra categoria marxista que favorecesse a anÃlise de como uma maneira bem especÃfica de produzir bens poderia ser assimilada em nÃvel filosÃfico. Para tanto adotou-se a noÃÃo do Bloco HistÃrico (situaÃÃo histÃrica global) cunhada por AntÃnio Gramsci. ApÃs uma breve anÃlise da atual crise do capital, suas causas, conseqÃÃncias e respostas, passa-se, entÃo, a analisar a estrutura do toyotismo: sua origem, suas peculiaridade e a anÃlise da possibilidade de sua ocidentalizaÃÃo. Segue-se a isso uma anÃlise dos argumentos de Donald SchÃn sobre a questÃo da reflexividade, tanto em relaÃÃo ao profissional reflexivo quanto ao professor reflexivo. Isso se dà pelo entendimento de que ele funda uma Ãnica categoria e a aplica nas duas situaÃÃes. Conclui-se com uma anÃlise dos pontos principais levantados e discorridos no texto.
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