A organizaÃÃo retÃrica de artigos de opiniÃo na imprensa e no jornal escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3177 |
Resumo: | Nesta pesquisa, examinamos a organizaÃÃo retÃrica do gÃnero artigo de opiniÃo de alunos, contrapondo-o ao artigo de opiniÃo da imprensa, bem como o processo argumentativo contido nesse gÃnero como fator de influencia na distribuiÃÃo de sua unidades retÃricas, Para o exame da organizaÃÃo retÃrica das informaÃÃes em artigos de opiniÃo, utilizamos como parÃmetro o modelo desenvolvido por Swales (1990) para a analise de introduÃÃes de artigos de pesquisa, jà para o exame do processo argumentativo nesse gÃnero, tomamos como Bse a proposta de Boissinot (1992), direcionada para o exame do texto argumentativo. Analisamos um corpus constituÃdo de quarenta exemplares de artigos de opiniÃo, divididos em dois grupos: vinte artigos de opiniÃo produzidos pela impressa e vinte artigos de opiniÃo produzidos por alunos do ensino mÃdio. Nas analises processadas ambos os grupos de artigos de opiniÃo forma submetidos a exercÃcios de segmentaÃÃo para descriÃÃo de sua organizaÃÃo retÃrica. Os resultados evidenciaram que, apesar de estes grupos disporem de um padrÃo de organizaÃÃo retÃrica tÃpico para distribuiÃÃo das informaÃÃes nesse gÃnero, a anÃlise dos dados revelou que, em ambos os grupos de artigo de opiniÃo esse processo influencia funcionalmente na distribuiÃÃo daquelas unidades, subunidades retÃricas consideradas mais recorrentes nesse gÃnero. Comparativamente, os resultados apontam que a estrutura argumentativa do texto de tendÃncia expositiva (PATAE) e a que prevalece em artigos de opiniÃo de alunos. Quanto aos artigos de opiniÃo da impressa, esses resultados revelam a presenÃa de um esquema argumentativo mai9s complexos, jà que nestes prevalecem a estrutura argumentativa atribuÃda ao texto de tendÃncia dialÃgica (TAD). |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA organizaÃÃo retÃrica de artigos de opiniÃo na imprensa e no jornal escolar2004-03-27Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doIngedore G. VillaÃa Koch02012120806Rosemeire Selma Monteiro9302047393416626796372htrtp://lattes,cnpq.br/3554589051743175Cristina MÃcia Maia de OliveiraUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRGÃnero Textual OrganizaÃÃo RetÃrica Processo ArgumentativoTextual Genre Rhetorical Organization Argumentative ProcessLINGUISTICANesta pesquisa, examinamos a organizaÃÃo retÃrica do gÃnero artigo de opiniÃo de alunos, contrapondo-o ao artigo de opiniÃo da imprensa, bem como o processo argumentativo contido nesse gÃnero como fator de influencia na distribuiÃÃo de sua unidades retÃricas, Para o exame da organizaÃÃo retÃrica das informaÃÃes em artigos de opiniÃo, utilizamos como parÃmetro o modelo desenvolvido por Swales (1990) para a analise de introduÃÃes de artigos de pesquisa, jà para o exame do processo argumentativo nesse gÃnero, tomamos como Bse a proposta de Boissinot (1992), direcionada para o exame do texto argumentativo. Analisamos um corpus constituÃdo de quarenta exemplares de artigos de opiniÃo, divididos em dois grupos: vinte artigos de opiniÃo produzidos pela impressa e vinte artigos de opiniÃo produzidos por alunos do ensino mÃdio. Nas analises processadas ambos os grupos de artigos de opiniÃo forma submetidos a exercÃcios de segmentaÃÃo para descriÃÃo de sua organizaÃÃo retÃrica. Os resultados evidenciaram que, apesar de estes grupos disporem de um padrÃo de organizaÃÃo retÃrica tÃpico para distribuiÃÃo das informaÃÃes nesse gÃnero, a anÃlise dos dados revelou que, em ambos os grupos de artigo de opiniÃo esse processo influencia funcionalmente na distribuiÃÃo daquelas unidades, subunidades retÃricas consideradas mais recorrentes nesse gÃnero. Comparativamente, os resultados apontam que a estrutura argumentativa do texto de tendÃncia expositiva (PATAE) e a que prevalece em artigos de opiniÃo de alunos. Quanto aos artigos de opiniÃo da impressa, esses resultados revelam a presenÃa de um esquema argumentativo mai9s complexos, jà que nestes prevalecem a estrutura argumentativa atribuÃda ao texto de tendÃncia dialÃgica (TAD).In this research, we examine the rhetorical organization of the genre articleof opinion from studentsâ school newspaper, opposing it to the article of opinion of the press, as well as the contained argumentative process in this genre as factor of influence in the distribution of its rhetorical units. For theexamination of the rhetorical organization of the information in opinionarticles, we use as parameter the model developed by Swales (1990) for the analysis of research article introductions, but for the examination of theargumentative process in this genre, we take as base the proposal of Boissinot (1992), directed to the examination of the argumentative text. We analyse a consisting corpus of forty units of divided articles of opinion in two groups: twenty articles of opinion produced by the press and twenty articles of opinion produced by students from high school. In the proceede danalysis, both of the groups of opinion articles had been submitted the exercises of segmentation for description of its rhetorical organization. The results had evidenced that, although the articles present a typical standard of rhetorical organization for distribution of the information in this genre, they present a certain similarity, in reference to its composition in four rhetorical units. As for the contained argumentative process in this genre, the analysis of the data disclosed that, in both of the groups of opinion articles, this process influences functionally in the distribution of those units, more recurrent considered rhetorical subunits in this genre. Comparatively, the results point that the argumentative structure of the expositive trend text (TAE) is the one that more prevails in articles of opinion of students. As for the articles of opinion of the press, these results disclose the presence of a more complex argumentative project, since in these the argumentative structure attributed prevails to the dialogical trend text (TAD).FundaÃÃo de Amparo à Pesquisa do Estado do CearÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3177application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:16:15Zmail@mail.com - |
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In this research, we examine the rhetorical organization of the genre articleof opinion from studentsâ school newspaper, opposing it to the article of opinion of the press, as well as the contained argumentative process in this genre as factor of influence in the distribution of its rhetorical units. For theexamination of the rhetorical organization of the information in opinionarticles, we use as parameter the model developed by Swales (1990) for the analysis of research article introductions, but for the examination of theargumentative process in this genre, we take as base the proposal of Boissinot (1992), directed to the examination of the argumentative text. We analyse a consisting corpus of forty units of divided articles of opinion in two groups: twenty articles of opinion produced by the press and twenty articles of opinion produced by students from high school. In the proceede danalysis, both of the groups of opinion articles had been submitted the exercises of segmentation for description of its rhetorical organization. The results had evidenced that, although the articles present a typical standard of rhetorical organization for distribution of the information in this genre, they present a certain similarity, in reference to its composition in four rhetorical units. As for the contained argumentative process in this genre, the analysis of the data disclosed that, in both of the groups of opinion articles, this process influences functionally in the distribution of those units, more recurrent considered rhetorical subunits in this genre. Comparatively, the results point that the argumentative structure of the expositive trend text (TAE) is the one that more prevails in articles of opinion of students. As for the articles of opinion of the press, these results disclose the presence of a more complex argumentative project, since in these the argumentative structure attributed prevails to the dialogical trend text (TAD). |
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Nesta pesquisa, examinamos a organizaÃÃo retÃrica do gÃnero artigo de opiniÃo de alunos, contrapondo-o ao artigo de opiniÃo da imprensa, bem como o processo argumentativo contido nesse gÃnero como fator de influencia na distribuiÃÃo de sua unidades retÃricas, Para o exame da organizaÃÃo retÃrica das informaÃÃes em artigos de opiniÃo, utilizamos como parÃmetro o modelo desenvolvido por Swales (1990) para a analise de introduÃÃes de artigos de pesquisa, jà para o exame do processo argumentativo nesse gÃnero, tomamos como Bse a proposta de Boissinot (1992), direcionada para o exame do texto argumentativo. Analisamos um corpus constituÃdo de quarenta exemplares de artigos de opiniÃo, divididos em dois grupos: vinte artigos de opiniÃo produzidos pela impressa e vinte artigos de opiniÃo produzidos por alunos do ensino mÃdio. Nas analises processadas ambos os grupos de artigos de opiniÃo forma submetidos a exercÃcios de segmentaÃÃo para descriÃÃo de sua organizaÃÃo retÃrica. Os resultados evidenciaram que, apesar de estes grupos disporem de um padrÃo de organizaÃÃo retÃrica tÃpico para distribuiÃÃo das informaÃÃes nesse gÃnero, a anÃlise dos dados revelou que, em ambos os grupos de artigo de opiniÃo esse processo influencia funcionalmente na distribuiÃÃo daquelas unidades, subunidades retÃricas consideradas mais recorrentes nesse gÃnero. Comparativamente, os resultados apontam que a estrutura argumentativa do texto de tendÃncia expositiva (PATAE) e a que prevalece em artigos de opiniÃo de alunos. Quanto aos artigos de opiniÃo da impressa, esses resultados revelam a presenÃa de um esquema argumentativo mai9s complexos, jà que nestes prevalecem a estrutura argumentativa atribuÃda ao texto de tendÃncia dialÃgica (TAD). |
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