O CÃrculo OperÃrio de Barbalha como expressÃo do catolicismo social na educaÃÃo e na cultura (1930 - 1964)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josier Ferreira da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3407
Resumo: Os CÃrculos OperÃrios integram o catolicismo social e se afirma como uma estratÃgia polÃtica do catolicismo, respaldada na encÃclica Rerum Novarum, instituÃda pelo papa LeÃo XIII, em 1891, que orienta a intervenÃÃo da Igreja no mundo do trabalho. Diante dos antagonismos ideolÃgicos entre o liberalismo e o socialismo, emergente na sociedade moderna, industrial, a Igreja CatÃlica se reivindica como alternativa de poder, dotada de um projeto polÃtico teolÃgico. No Brasil, o pacto entre a Igreja e o governo de Vargas viabiliza a recuperaÃÃo da influencia religiosa do catolicismo junto ao poder pÃblico, perdidos com estabelecimento do Estado Laico republicano. Nessa conjuntura, a modernizaÃÃo da sociedade, caracterizada pela industrializaÃÃo, emergem os conflito entre o capital e o trabalho, e as primeiras organizaÃÃes trabalhistas. Neste contexto histÃrico os CÃrculos OperÃrios se propagam como instituiÃÃes catÃlicas a serviÃo da recristianizaÃÃo da sociedade pela Igreja Romanizada. Na defesa do projeto polÃtico teolÃgico da Igreja o Circulismo empreende suas aÃÃes educativas e culturais junto aos trabalhadores, orientadas pelos documentos doutrinÃrios da Igreja, objetivado a formaÃÃo de lideranÃas cristÃs e o consenso entre as classes com vistas ao estabelecimento da ordem social crista. No caso de Barbalha essa instituiÃÃo atua em interaÃÃo com o poder pÃblico e eclesiÃstico, na promoÃÃo do ensino, da mÃsica, do civismo e da religiÃo, em consonÃncia com a conjuntura polÃtica nacional.
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