EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480 |
Resumo: | nÃo hà |
id |
UFC_e4e6ef270e90717a85e91df6dd3be974 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:9603 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensinoEnvironmental Education and its Relation with Attitudes , Values and Behaviors Environmentally Responsible Individuals of a Public Institution Federal Teaching2014-03-31Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas60852664303http://lattes.cnpq.br/4581015651378666Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral42684947349http://lattes.cnpq.br/4069425289882917MÃnica Cavalcanti Sà de Abreu35827165387http://lattes.cnpq.br/0364887644912747Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho5545860207280283152320 http://lattes.cnpq.br/1703815214178493 Adriano Monteiro da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBREducaÃÃo Ambiental Valores atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis AnÃlise fatorial. Modelo estrutural Ãrvore de regressÃoEnvironmental Education values attitudes and environmentally responsible behavior Factor analysis Structural modelRegression TreeADMINISTRACAOnÃo hÃEntende-se a EducaÃÃo Ambiental como os processos por meio dos quais os homens e a sociedade edificam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competÃncias voltadas para a conservaÃÃo do meio ambiente. à a partir da inserÃÃo da EducaÃÃo Ambiental no processo educativo que a construÃÃo de valores, atitudes, habilidades e competÃncias sÃo construÃdas para que o indivÃduo possa atuar de forma proativa na proteÃÃo do meio ambiente. Valores e atitudes, nesse sentido, sÃo os construtos psicolÃgicos apontados pela literatura como preditores de comportamentos. Baseado nisto, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relaÃÃo existente entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino (IPFE)? Nesse sentido, este trabalho consiste em examinar as relaÃÃes existentes entre aqueles construtos psicolÃgicos e a EducaÃÃo Ambiental de alunos e servidores de uma IPFE, por meio de um questionÃrio eletrÃnico aplicado aos alunos e servidores da InstituiÃÃo. A anÃlise dos dados foi realizada atravÃs de estatÃstica descritiva, anÃlise fatorial exploratÃria e confirmatÃria, da tÃcnica de modelagem de equaÃÃes estruturais, testes t para amostras independentes, anÃlises de variÃncia e Ãrvores de regressÃo. Os resultados da pesquisa apontam para uma correlaÃÃo significativa entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e a maioria das dimensÃes dos construtos dos valores, atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis. Os mesmos resultados ainda mostram coerÃncia entre as anÃlises fatoriais, apresentando encaixe entre a literatura e o que se pretende discutir. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsÃvel dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino, frente à percepÃÃo que tÃm da EducaÃÃo Ambiental. Nesta pesquisa, foram encontradas, ainda, relaÃÃes significativas entre os valores, atitudes e comportamentos. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traÃar estratÃgias para o ensino, pesquisa, extensÃo, capacitaÃÃo e conscientizaÃÃo dos futuros tÃcnicos, bacharÃis e tecnÃlogos e demais envolvidos acerca da problemÃtica ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituiÃÃo pesquisada no sentido de que, a partir dele, podem ser traÃadas metas e estratÃgias para a capacitaÃÃo em educaÃÃo e gestÃo ambiental, valorizando temas que abordem a gestÃo de resÃduos, licitaÃÃes sustentÃveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilizaÃÃo dos alunos, capacitaÃÃo dos servidores e uso racional dos recursos. O estudo contribui para identificar quais sÃo os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis em um ambiente organizacional de ensino, servindo como ponto de partida para elaboraÃÃo de instrumentos que permitam a compreensÃo desses construtos no Ãmbito de outras instituiÃÃes. Dentre os fatores que influenciam o comportamento ecolÃgico dos indivÃduos, a variÃvel mais importante como preditora de um comportamento ecolÃgico geral à o gÃnerohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:45Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Environmental Education and its Relation with Attitudes , Values and Behaviors Environmentally Responsible Individuals of a Public Institution Federal Teaching |
title |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
spellingShingle |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino Adriano Monteiro da Silva EducaÃÃo Ambiental Valores atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis AnÃlise fatorial. Modelo estrutural Ãrvore de regressÃo Environmental Education values attitudes and environmentally responsible behavior Factor analysis Structural model Regression Tree ADMINISTRACAO |
title_short |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
title_full |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
title_fullStr |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
title_full_unstemmed |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
title_sort |
EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino |
author |
Adriano Monteiro da Silva |
author_facet |
Adriano Monteiro da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
60852664303 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4581015651378666 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
42684947349 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4069425289882917 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
MÃnica Cavalcanti SÃ de Abreu |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
35827165387 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0364887644912747 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho |
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv |
55458602072 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
80283152320 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1703815214178493 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adriano Monteiro da Silva |
contributor_str_mv |
Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral MÃnica Cavalcanti Sà de Abreu Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EducaÃÃo Ambiental Valores atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis AnÃlise fatorial. Modelo estrutural Ãrvore de regressÃo |
topic |
EducaÃÃo Ambiental Valores atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis AnÃlise fatorial. Modelo estrutural Ãrvore de regressÃo Environmental Education values attitudes and environmentally responsible behavior Factor analysis Structural model Regression Tree ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Environmental Education values attitudes and environmentally responsible behavior Factor analysis Structural model Regression Tree |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ADMINISTRACAO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
nÃo hà |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Entende-se a EducaÃÃo Ambiental como os processos por meio dos quais os homens e a sociedade edificam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competÃncias voltadas para a conservaÃÃo do meio ambiente. à a partir da inserÃÃo da EducaÃÃo Ambiental no processo educativo que a construÃÃo de valores, atitudes, habilidades e competÃncias sÃo construÃdas para que o indivÃduo possa atuar de forma proativa na proteÃÃo do meio ambiente. Valores e atitudes, nesse sentido, sÃo os construtos psicolÃgicos apontados pela literatura como preditores de comportamentos. Baseado nisto, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relaÃÃo existente entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino (IPFE)? Nesse sentido, este trabalho consiste em examinar as relaÃÃes existentes entre aqueles construtos psicolÃgicos e a EducaÃÃo Ambiental de alunos e servidores de uma IPFE, por meio de um questionÃrio eletrÃnico aplicado aos alunos e servidores da InstituiÃÃo. A anÃlise dos dados foi realizada atravÃs de estatÃstica descritiva, anÃlise fatorial exploratÃria e confirmatÃria, da tÃcnica de modelagem de equaÃÃes estruturais, testes t para amostras independentes, anÃlises de variÃncia e Ãrvores de regressÃo. Os resultados da pesquisa apontam para uma correlaÃÃo significativa entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e a maioria das dimensÃes dos construtos dos valores, atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis. Os mesmos resultados ainda mostram coerÃncia entre as anÃlises fatoriais, apresentando encaixe entre a literatura e o que se pretende discutir. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsÃvel dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino, frente à percepÃÃo que tÃm da EducaÃÃo Ambiental. Nesta pesquisa, foram encontradas, ainda, relaÃÃes significativas entre os valores, atitudes e comportamentos. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traÃar estratÃgias para o ensino, pesquisa, extensÃo, capacitaÃÃo e conscientizaÃÃo dos futuros tÃcnicos, bacharÃis e tecnÃlogos e demais envolvidos acerca da problemÃtica ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituiÃÃo pesquisada no sentido de que, a partir dele, podem ser traÃadas metas e estratÃgias para a capacitaÃÃo em educaÃÃo e gestÃo ambiental, valorizando temas que abordem a gestÃo de resÃduos, licitaÃÃes sustentÃveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilizaÃÃo dos alunos, capacitaÃÃo dos servidores e uso racional dos recursos. O estudo contribui para identificar quais sÃo os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis em um ambiente organizacional de ensino, servindo como ponto de partida para elaboraÃÃo de instrumentos que permitam a compreensÃo desses construtos no Ãmbito de outras instituiÃÃes. Dentre os fatores que influenciam o comportamento ecolÃgico dos indivÃduos, a variÃvel mais importante como preditora de um comportamento ecolÃgico geral à o gÃnero |
description |
nÃo hà |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295205566185472 |