EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adriano Monteiro da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480
Resumo: nÃo hÃ
id UFC_e4e6ef270e90717a85e91df6dd3be974
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:9603
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensinoEnvironmental Education and its Relation with Attitudes , Values and Behaviors Environmentally Responsible Individuals of a Public Institution Federal Teaching2014-03-31Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas60852664303http://lattes.cnpq.br/4581015651378666Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral42684947349http://lattes.cnpq.br/4069425289882917MÃnica Cavalcanti Sà de Abreu35827165387http://lattes.cnpq.br/0364887644912747Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho5545860207280283152320 http://lattes.cnpq.br/1703815214178493 Adriano Monteiro da Silva Universidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e ControladoriaUFCBREducaÃÃo Ambiental Valores atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis AnÃlise fatorial. Modelo estrutural Ãrvore de regressÃoEnvironmental Education values attitudes and environmentally responsible behavior Factor analysis Structural modelRegression TreeADMINISTRACAOnÃo hÃEntende-se a EducaÃÃo Ambiental como os processos por meio dos quais os homens e a sociedade edificam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competÃncias voltadas para a conservaÃÃo do meio ambiente. à a partir da inserÃÃo da EducaÃÃo Ambiental no processo educativo que a construÃÃo de valores, atitudes, habilidades e competÃncias sÃo construÃdas para que o indivÃduo possa atuar de forma proativa na proteÃÃo do meio ambiente. Valores e atitudes, nesse sentido, sÃo os construtos psicolÃgicos apontados pela literatura como preditores de comportamentos. Baseado nisto, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relaÃÃo existente entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino (IPFE)? Nesse sentido, este trabalho consiste em examinar as relaÃÃes existentes entre aqueles construtos psicolÃgicos e a EducaÃÃo Ambiental de alunos e servidores de uma IPFE, por meio de um questionÃrio eletrÃnico aplicado aos alunos e servidores da InstituiÃÃo. A anÃlise dos dados foi realizada atravÃs de estatÃstica descritiva, anÃlise fatorial exploratÃria e confirmatÃria, da tÃcnica de modelagem de equaÃÃes estruturais, testes t para amostras independentes, anÃlises de variÃncia e Ãrvores de regressÃo. Os resultados da pesquisa apontam para uma correlaÃÃo significativa entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e a maioria das dimensÃes dos construtos dos valores, atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis. Os mesmos resultados ainda mostram coerÃncia entre as anÃlises fatoriais, apresentando encaixe entre a literatura e o que se pretende discutir. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsÃvel dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino, frente à percepÃÃo que tÃm da EducaÃÃo Ambiental. Nesta pesquisa, foram encontradas, ainda, relaÃÃes significativas entre os valores, atitudes e comportamentos. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traÃar estratÃgias para o ensino, pesquisa, extensÃo, capacitaÃÃo e conscientizaÃÃo dos futuros tÃcnicos, bacharÃis e tecnÃlogos e demais envolvidos acerca da problemÃtica ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituiÃÃo pesquisada no sentido de que, a partir dele, podem ser traÃadas metas e estratÃgias para a capacitaÃÃo em educaÃÃo e gestÃo ambiental, valorizando temas que abordem a gestÃo de resÃduos, licitaÃÃes sustentÃveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilizaÃÃo dos alunos, capacitaÃÃo dos servidores e uso racional dos recursos. O estudo contribui para identificar quais sÃo os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis em um ambiente organizacional de ensino, servindo como ponto de partida para elaboraÃÃo de instrumentos que permitam a compreensÃo desses construtos no Ãmbito de outras instituiÃÃes. Dentre os fatores que influenciam o comportamento ecolÃgico dos indivÃduos, a variÃvel mais importante como preditora de um comportamento ecolÃgico geral à o gÃnerohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:27:45Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Environmental Education and its Relation with Attitudes , Values and Behaviors Environmentally Responsible Individuals of a Public Institution Federal Teaching
title EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
spellingShingle EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
Adriano Monteiro da Silva
EducaÃÃo Ambiental
Valores
atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis
AnÃlise fatorial. Modelo estrutural
Ãrvore de regressÃo
Environmental Education
values
attitudes and environmentally responsible behavior
Factor analysis
Structural model
Regression Tree
ADMINISTRACAO
title_short EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
title_full EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
title_fullStr EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
title_full_unstemmed EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
title_sort EducaÃÃo ambiental e sua relaÃÃo com as atitudes, valores e comportamentos dos indivÃduos de uma instituiÃÃo pÃblica federal de ensino
author Adriano Monteiro da Silva
author_facet Adriano Monteiro da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 60852664303
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4581015651378666
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 42684947349
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4069425289882917
dc.contributor.referee2.fl_str_mv MÃnica Cavalcanti SÃ de Abreu
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35827165387
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0364887644912747
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 55458602072
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 80283152320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1703815214178493
dc.contributor.author.fl_str_mv Adriano Monteiro da Silva
contributor_str_mv Silvia Maria Dias Pedro RebouÃas
Najila Rejanne Alencar Juliao Cabral
MÃnica Cavalcanti SÃ de Abreu
Josà Carlos LÃzaro da Silva Filho
dc.subject.por.fl_str_mv EducaÃÃo Ambiental
Valores
atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis
AnÃlise fatorial. Modelo estrutural
Ãrvore de regressÃo
topic EducaÃÃo Ambiental
Valores
atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis
AnÃlise fatorial. Modelo estrutural
Ãrvore de regressÃo
Environmental Education
values
attitudes and environmentally responsible behavior
Factor analysis
Structural model
Regression Tree
ADMINISTRACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Environmental Education
values
attitudes and environmentally responsible behavior
Factor analysis
Structural model
Regression Tree
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ADMINISTRACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Entende-se a EducaÃÃo Ambiental como os processos por meio dos quais os homens e a sociedade edificam valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competÃncias voltadas para a conservaÃÃo do meio ambiente. à a partir da inserÃÃo da EducaÃÃo Ambiental no processo educativo que a construÃÃo de valores, atitudes, habilidades e competÃncias sÃo construÃdas para que o indivÃduo possa atuar de forma proativa na proteÃÃo do meio ambiente. Valores e atitudes, nesse sentido, sÃo os construtos psicolÃgicos apontados pela literatura como preditores de comportamentos. Baseado nisto, esta pesquisa visa responder ao seguinte problema de pesquisa: qual a relaÃÃo existente entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino (IPFE)? Nesse sentido, este trabalho consiste em examinar as relaÃÃes existentes entre aqueles construtos psicolÃgicos e a EducaÃÃo Ambiental de alunos e servidores de uma IPFE, por meio de um questionÃrio eletrÃnico aplicado aos alunos e servidores da InstituiÃÃo. A anÃlise dos dados foi realizada atravÃs de estatÃstica descritiva, anÃlise fatorial exploratÃria e confirmatÃria, da tÃcnica de modelagem de equaÃÃes estruturais, testes t para amostras independentes, anÃlises de variÃncia e Ãrvores de regressÃo. Os resultados da pesquisa apontam para uma correlaÃÃo significativa entre a percepÃÃo da EducaÃÃo Ambiental e a maioria das dimensÃes dos construtos dos valores, atitudes e comportamentos ambientalmente responsÃveis. Os mesmos resultados ainda mostram coerÃncia entre as anÃlises fatoriais, apresentando encaixe entre a literatura e o que se pretende discutir. Esses resultados contribuem para entender o comportamento dito como ambientalmente responsÃvel dos indivÃduos de uma InstituiÃÃo PÃblica Federal de Ensino, frente à percepÃÃo que tÃm da EducaÃÃo Ambiental. Nesta pesquisa, foram encontradas, ainda, relaÃÃes significativas entre os valores, atitudes e comportamentos. A partir dos resultados apresentados nesta pesquisa, pode-se traÃar estratÃgias para o ensino, pesquisa, extensÃo, capacitaÃÃo e conscientizaÃÃo dos futuros tÃcnicos, bacharÃis e tecnÃlogos e demais envolvidos acerca da problemÃtica ambiental. Assim, este estudo contribui com a instituiÃÃo pesquisada no sentido de que, a partir dele, podem ser traÃadas metas e estratÃgias para a capacitaÃÃo em educaÃÃo e gestÃo ambiental, valorizando temas que abordem a gestÃo de resÃduos, licitaÃÃes sustentÃveis, qualidade de vida no trabalho, sensibilizaÃÃo dos alunos, capacitaÃÃo dos servidores e uso racional dos recursos. O estudo contribui para identificar quais sÃo os valores, as atitudes e os comportamentos ambientalmente responsÃveis em um ambiente organizacional de ensino, servindo como ponto de partida para elaboraÃÃo de instrumentos que permitam a compreensÃo desses construtos no Ãmbito de outras instituiÃÃes. Dentre os fatores que influenciam o comportamento ecolÃgico dos indivÃduos, a variÃvel mais importante como preditora de um comportamento ecolÃgico geral à o gÃnero
description nÃo hÃ
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=14480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em AdministraÃÃo e Controladoria
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295205566185472