Acessibilidade de referentes: um convite à reflexÃo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5073 |
Resumo: | O conceito de referÃncia tem passado por inÃmeras reformulaÃÃes atravÃs dos tempos, de acordo com as viradas epistemolÃgica, lingÃÃstica e pragmÃtica (GHIRALDELLI, 2005). De acordo com as concepÃÃes de linguagem mais atuais, essa noÃÃo passou a ser vista como um processo que se desenvolve na pragmÃtica do discurso e que, por isso, envolve aspectos da interaÃÃo-cogniÃÃo. Essa nova maneira de ver o fenÃmeno exige ferramentas capazes de dar conta de sua complexidade. Nesta tese, discutimos seis das atuais propostas de abordagem dos fenÃmenos referenciais e elegemos a Teoria da Acessibilidade, de Ariel (1996, 2001), como a mais avanÃada, quando se trata de agregar aos aspectos puramente lingÃÃsticos os elementos pragmÃticos. Embora ainda tome por base o cognitivismo clÃssico, um dos paradigmas criticados pelos teÃricos da visÃo pragmÃtico-discursiva, essa teoria propÃe uma interaÃÃo complexa entre fatores, nos diversos nÃveis do universo do texto/discurso. Ao lado de uma ampla pesquisa bibliogrÃfica, montamos um corpus composto por 223 mensagens, trocadas entre membros da Comunidade Virtual da Linguagem (CVL), de onde retiramos exemplos que apoiaram nossas reflexÃes teÃricas. Embora nÃo tenha sido aplicado ao corpus nenhum tratamento estatÃstico, percebemos que um fenÃmeno importante, que està presente no inÃcio de um grande nÃmero de mensagens, à o processo de encapsulamento anafÃrico, resumindo quase sempre o conteÃdo proposicional de outra(s) mensagem(ns). Percebemos que a imprecisÃo dos limites da materialidade textual, que se verifica nesse tipo de comunicaÃÃo hÃbrida, parece ser responsÃvel pelo apelo ao recurso da sumarizaÃÃo. Vimos, entÃo, na Teoria da Acessibilidade, que nÃo separa o que à textual do que à extratextual, uma ferramenta importante para tratar dessas questÃes, que, apesar de, ao que parece, serem comuns a qualquer tipo de discurso, sÃo tÃo salientes no ambiente da lista de discussÃo. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAcessibilidade de referentes: um convite à reflexÃoAccessibility of referents: an invitation to reflection2007-10-25MÃnica MagalhÃes Cavalcante22052798315Ingedore G. VillaÃa Koch02012120806Maria Elias Soares02178761372http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doEulÃlia Vera LÃcia Fraga Leurquin15686604487EudÃnio Bezerra da Silva2296285937223143860359 http://lattes.cnpq.br/5246373482517751 Maria Helenice AraÃjo CostaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em LingÃÃsticaUFCBRAcessibilidade â FenÃmenos referenciais âCogniÃÃo Cognition Reference PhenomenaAccessibility TheoryLINGUISTICAO conceito de referÃncia tem passado por inÃmeras reformulaÃÃes atravÃs dos tempos, de acordo com as viradas epistemolÃgica, lingÃÃstica e pragmÃtica (GHIRALDELLI, 2005). De acordo com as concepÃÃes de linguagem mais atuais, essa noÃÃo passou a ser vista como um processo que se desenvolve na pragmÃtica do discurso e que, por isso, envolve aspectos da interaÃÃo-cogniÃÃo. Essa nova maneira de ver o fenÃmeno exige ferramentas capazes de dar conta de sua complexidade. Nesta tese, discutimos seis das atuais propostas de abordagem dos fenÃmenos referenciais e elegemos a Teoria da Acessibilidade, de Ariel (1996, 2001), como a mais avanÃada, quando se trata de agregar aos aspectos puramente lingÃÃsticos os elementos pragmÃticos. Embora ainda tome por base o cognitivismo clÃssico, um dos paradigmas criticados pelos teÃricos da visÃo pragmÃtico-discursiva, essa teoria propÃe uma interaÃÃo complexa entre fatores, nos diversos nÃveis do universo do texto/discurso. Ao lado de uma ampla pesquisa bibliogrÃfica, montamos um corpus composto por 223 mensagens, trocadas entre membros da Comunidade Virtual da Linguagem (CVL), de onde retiramos exemplos que apoiaram nossas reflexÃes teÃricas. Embora nÃo tenha sido aplicado ao corpus nenhum tratamento estatÃstico, percebemos que um fenÃmeno importante, que està presente no inÃcio de um grande nÃmero de mensagens, à o processo de encapsulamento anafÃrico, resumindo quase sempre o conteÃdo proposicional de outra(s) mensagem(ns). Percebemos que a imprecisÃo dos limites da materialidade textual, que se verifica nesse tipo de comunicaÃÃo hÃbrida, parece ser responsÃvel pelo apelo ao recurso da sumarizaÃÃo. Vimos, entÃo, na Teoria da Acessibilidade, que nÃo separa o que à textual do que à extratextual, uma ferramenta importante para tratar dessas questÃes, que, apesar de, ao que parece, serem comuns a qualquer tipo de discurso, sÃo tÃo salientes no ambiente da lista de discussÃo.The concept of reference has experienced a number of transformations through times, consistent with epistemological, linguistic and pragmatic changes (GHIRALDELLI, 2005). According to the more recent standpoints on language, that notion is now seen as a process which develops from the discourse pragmatics and which, because of that, involves aspects of the interaction-cognition. Such new viewpoint on the phenomenon requires new tools in order to account for its complexity. In this dissertation, we discuss six of the current models of the reference phenomena and we elected the Accessibility Theory, by Ariel (1996, 2001) as the most advanced, when it comes to link the pragmatic elements to the purely linguistic aspects. Although it is still based on the classical cognitivism, one of the paradigms criticized by theoreticians of the pragmatic-discursive view, that theory proposes a complex interaction among factors on the several levels of the text/discourse universe. Besides an extensive bibliographical research, a corpus of 223 messages exchanged between members of the Virtual Community for Language was arranged, from which we got examples that supported our theoretical considerations. Although no statistical treatment was applied to the corpus, we noted that an important phenomenon, present in the beginning of several messages, is the process of anaphoric encapsulating, almost always summarizing the propositional content of other message(s). We observed that the uncertainty of textual limits, which is present in such type of hybrid communication, seems to be responsible for demanding the summarization and found that the Accessibility Theory, that does not separate what is textual from what is extratextual, is an important tool to treat those questions, which, although present in any type of discourse, are so evident in the discussion list environment.FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5073application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:18:19Zmail@mail.com - |
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The concept of reference has experienced a number of transformations through times, consistent with epistemological, linguistic and pragmatic changes (GHIRALDELLI, 2005). According to the more recent standpoints on language, that notion is now seen as a process which develops from the discourse pragmatics and which, because of that, involves aspects of the interaction-cognition. Such new viewpoint on the phenomenon requires new tools in order to account for its complexity. In this dissertation, we discuss six of the current models of the reference phenomena and we elected the Accessibility Theory, by Ariel (1996, 2001) as the most advanced, when it comes to link the pragmatic elements to the purely linguistic aspects. Although it is still based on the classical cognitivism, one of the paradigms criticized by theoreticians of the pragmatic-discursive view, that theory proposes a complex interaction among factors on the several levels of the text/discourse universe. Besides an extensive bibliographical research, a corpus of 223 messages exchanged between members of the Virtual Community for Language was arranged, from which we got examples that supported our theoretical considerations. Although no statistical treatment was applied to the corpus, we noted that an important phenomenon, present in the beginning of several messages, is the process of anaphoric encapsulating, almost always summarizing the propositional content of other message(s). We observed that the uncertainty of textual limits, which is present in such type of hybrid communication, seems to be responsible for demanding the summarization and found that the Accessibility Theory, that does not separate what is textual from what is extratextual, is an important tool to treat those questions, which, although present in any type of discourse, are so evident in the discussion list environment. |
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