AvaliaÃÃo do ensino mÃdio no Estado do CearÃ: configuraÃÃes, tendÃncias polÃticas, demandas e efetivaÃÃo das diretrizes curriculares nacionais: 2000-2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cleide Fernandes Monteiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4346
Resumo: O estudo apresenta uma avaliaÃÃo do ensino mÃdio no Estado do CearÃ, suas configuraÃÃes, tendÃncias polÃticas, demandas e efetivaÃÃo das diretrizes curriculares nacionais. Trata de uma pesquisa descritiva em campo, na vertente qualiquantitativa, adotando o estudo de caso como procedimento metodolÃgico na coorte inerente ao perÃodo 2000 a 2008. A trajetÃria metodolÃgica reconceitua o ensino mÃdio desde o Brasil-ColÃnia atà a RepÃblica ContemporÃnea, delineia a sÃrie histÃrica, mediante dados estatÃsticos oficiais, informaÃÃes da realidade do ensino mÃdio cearense coletadas por meio de questionÃrio e entrevistas. Constatou-se que essa modalidade de ensino recebeu terminologias diversas, refletindo um ensino dicotomizado, isto Ã, conhecimento intelectual para o segmento social privilegiado socioeconomicamente e conhecimento profissional para os estudantes menos afortunados. As polÃticas pÃblicas para o ensino mÃdio na primeira dÃcada do terceiro milÃnio apontam para o redimensionamento desta dicotomia socioeducativa, uma vez que incrementa ao sistema escolar parÃmetros e diretrizes curriculares capazes de promover um ensino mÃdio de qualidade direcionado ao engajamento profissional, tecnolÃgico e humanÃstico do educando brasileiro.
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