Entre a InclusÃo e a Diversidade: Um Estudo sobre a ImplementaÃÃo da PolÃtica de Cotas na UFC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17827 |
Resumo: | Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar a implementaÃÃo do sistema de cotas na Universidade Federal do Cearà - UFC. Para tanto, partiu-se do debate sobre a prÃpria criaÃÃo dessa aÃÃo afirmativa. A pesquisa se utilizou de dados obtidos das atas de reuniÃo do Grupo de Trabalho de 2005 e do Grupo de PolÃticas de AÃÃes Afirmativas de 2005/2006, alÃm de entrevistas com personagens-chave desses debates, para a construÃÃo da trajetÃria da implementaÃÃo do sistema de cotas antes da aprovaÃÃo da Lei de Cotas em 2012. TambÃm se realizou trabalho de campo atravÃs de uma observaÃÃo participante nas aulas de Antropologia e PolÃticas PÃblicas do curso de GestÃo em PolÃticas PÃblicas. A importÃncia do contato com esses alunos cotistas consistiu no fato de que estes foram alguns dos primeiros alunos a ingressarem apÃs a adoÃÃo do percentual de 50% de vagas destinadas aos cotistas da UFC. Em seguida, por meio de entrevistas, construiu-se a trajetÃria de trÃs alunos cotistas, analisando-se os efeitos dessa polÃtica pÃblica em suas vidas e no prÃprio espaÃo universitÃrio. Essa dissertaÃÃo concluiu, por meio de todos os dados obtidos no decorrer da pesquisa e dos relatos dos alunos cotistas, que o sistema de cotas à uma importante aÃÃo afirmativa de inclusÃo de estudantes que dificilmente obteriam vagas no ensino superior pÃblico, mas, potencialmente, pode ser uma ferramenta fundamental para a afirmaÃÃo de uma polÃtica da diferenÃa na universidade. |
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info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEntre a InclusÃo e a Diversidade: Um Estudo sobre a ImplementaÃÃo da PolÃtica de Cotas na UFCBetween Inclusion and Diversity: A Study on the Implementation of Quotas Policy in the UFC.2016-08-29Alcides Fernando Gussi05728385818http://lattes.cnpq.br/7306722117822350Celecina de Maria Veras Sales14863235372http://lattes.cnpq.br/4518176875892063 Carla Susana Alem Abrantes92052800620http://lattes.cnpq.br/953799215160265861808067304 http://lattes.cnpq.br/9213546226871086JoÃo Victor de Farias Furtado e FreireUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAÃÃo Afirmativa Ensino Superior PolÃticas PÃblicas UFCAffirmative Action Higher Education Public Policy UFCANTROPOLOGIAEsta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar a implementaÃÃo do sistema de cotas na Universidade Federal do Cearà - UFC. Para tanto, partiu-se do debate sobre a prÃpria criaÃÃo dessa aÃÃo afirmativa. A pesquisa se utilizou de dados obtidos das atas de reuniÃo do Grupo de Trabalho de 2005 e do Grupo de PolÃticas de AÃÃes Afirmativas de 2005/2006, alÃm de entrevistas com personagens-chave desses debates, para a construÃÃo da trajetÃria da implementaÃÃo do sistema de cotas antes da aprovaÃÃo da Lei de Cotas em 2012. TambÃm se realizou trabalho de campo atravÃs de uma observaÃÃo participante nas aulas de Antropologia e PolÃticas PÃblicas do curso de GestÃo em PolÃticas PÃblicas. A importÃncia do contato com esses alunos cotistas consistiu no fato de que estes foram alguns dos primeiros alunos a ingressarem apÃs a adoÃÃo do percentual de 50% de vagas destinadas aos cotistas da UFC. Em seguida, por meio de entrevistas, construiu-se a trajetÃria de trÃs alunos cotistas, analisando-se os efeitos dessa polÃtica pÃblica em suas vidas e no prÃprio espaÃo universitÃrio. Essa dissertaÃÃo concluiu, por meio de todos os dados obtidos no decorrer da pesquisa e dos relatos dos alunos cotistas, que o sistema de cotas à uma importante aÃÃo afirmativa de inclusÃo de estudantes que dificilmente obteriam vagas no ensino superior pÃblico, mas, potencialmente, pode ser uma ferramenta fundamental para a afirmaÃÃo de uma polÃtica da diferenÃa na universidade.This dissertation aims to analyze the implementation of the quota system at the Federal University of CearÃ. Therefore, the debate starts on the very creation of this affirmative action. The research used data obtained from the meetings of the Working Group of 2005 and the Affirmative Action Policy Group 2005/2006 and interviews with key characters of these debates, to build the trajectory of the implementation of the quota system before the approval of Quota Law in 2012. It also conducted field work through a participant observation in anthropology classes and Public Policy course in Management in Public Policy. The importance of contact with these quota students, consisted in the fact that they were one of the first students after adopting 50% of vacancies for unitholders of the UFC. Then, through interviews, build trajectories of 3 quota students, which analyzed the effects of public policy in their lives and in their own university space. This dissertation concludes, through all the data and reports obtained during the research and the reports of quota students, that the quota system is an important affirmative action to include students who hardly would obtain places in public higher education, but potentially it can be a key tool for the affirmation of a difference of politics at university.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=17827application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:00Zmail@mail.com - |
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This dissertation aims to analyze the implementation of the quota system at the Federal University of CearÃ. Therefore, the debate starts on the very creation of this affirmative action. The research used data obtained from the meetings of the Working Group of 2005 and the Affirmative Action Policy Group 2005/2006 and interviews with key characters of these debates, to build the trajectory of the implementation of the quota system before the approval of Quota Law in 2012. It also conducted field work through a participant observation in anthropology classes and Public Policy course in Management in Public Policy. The importance of contact with these quota students, consisted in the fact that they were one of the first students after adopting 50% of vacancies for unitholders of the UFC. Then, through interviews, build trajectories of 3 quota students, which analyzed the effects of public policy in their lives and in their own university space. This dissertation concludes, through all the data and reports obtained during the research and the reports of quota students, that the quota system is an important affirmative action to include students who hardly would obtain places in public higher education, but potentially it can be a key tool for the affirmation of a difference of politics at university. |
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Esta dissertaÃÃo tem como objetivo analisar a implementaÃÃo do sistema de cotas na Universidade Federal do Cearà - UFC. Para tanto, partiu-se do debate sobre a prÃpria criaÃÃo dessa aÃÃo afirmativa. A pesquisa se utilizou de dados obtidos das atas de reuniÃo do Grupo de Trabalho de 2005 e do Grupo de PolÃticas de AÃÃes Afirmativas de 2005/2006, alÃm de entrevistas com personagens-chave desses debates, para a construÃÃo da trajetÃria da implementaÃÃo do sistema de cotas antes da aprovaÃÃo da Lei de Cotas em 2012. TambÃm se realizou trabalho de campo atravÃs de uma observaÃÃo participante nas aulas de Antropologia e PolÃticas PÃblicas do curso de GestÃo em PolÃticas PÃblicas. A importÃncia do contato com esses alunos cotistas consistiu no fato de que estes foram alguns dos primeiros alunos a ingressarem apÃs a adoÃÃo do percentual de 50% de vagas destinadas aos cotistas da UFC. Em seguida, por meio de entrevistas, construiu-se a trajetÃria de trÃs alunos cotistas, analisando-se os efeitos dessa polÃtica pÃblica em suas vidas e no prÃprio espaÃo universitÃrio. Essa dissertaÃÃo concluiu, por meio de todos os dados obtidos no decorrer da pesquisa e dos relatos dos alunos cotistas, que o sistema de cotas à uma importante aÃÃo afirmativa de inclusÃo de estudantes que dificilmente obteriam vagas no ensino superior pÃblico, mas, potencialmente, pode ser uma ferramenta fundamental para a afirmaÃÃo de uma polÃtica da diferenÃa na universidade. |
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