AnÃlise das CondiÃÃes de SeguranÃa ViÃria para os Pedestres em SemÃforos Providos de Equipamentos de FiscalizaÃÃo EletrÃnica - o Caso da Cidade de Fortaleza-Ce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thais Reis Paiva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7872
Resumo: O crescente envolvimento dos pedestres nos acidentes de trÃnsito aliado ao desrespeito dos motoristas frente a algumas medidas de engenharia para reduzir os acidentes envolvendo, principalmente, os pedestres, tem sido cada vez maior. Diante de tal contexto, uma das medidas empregadas pelo ÃrgÃos de trÃnsito para coibir os desrespeitos praticados, vÃm sendo a instalaÃÃo de equipamentos de fiscalizaÃÃo eletrÃnica. Este trabalho apresenta a construÃÃo de um modelo multicritÃrio para anÃlise das condiÃÃes de seguranÃa para os pedestres em semÃforos providos de equipamentos de fiscalizaÃÃo eletrÃnica, em conjunto com os ambientes fÃsicos nos quais os equipamentos se encontram. Para a elaboraÃÃo do modelo proposto, utilizou-se a metodologia MulticritÃrio de Apoio à DecisÃo, por sua capacidade de considerar tanto os aspectos quantitativos e qualitativos e, dessa forma, poder considerar o ambiente fÃsico e os aspectos operacionais em que se encontram os equipamentos. Este modelo identificou os aspectos relevantes para a implantaÃÃo desse tipo de equipamento, segundo as experiÃncias dos tÃcnicos dos ÃrgÃos de trÃnsito brasileiro, dentre eles os tÃcnicos da Autarquia Municipal de TrÃnsito, ServiÃos PÃblicos e de Cidadania de Fortaleza â AMC, ÃrgÃo gestor do trÃnsito no MunicÃpio de Fortaleza-CE-Brasil. AtravÃs desse estudo, espera-se apresentar os fatores que proporcionam melhores condiÃÃes de seguranÃa quando implantado em conjunto dos equipamentos de fiscalizaÃÃo eletrÃnica, de modo a auxiliar os tÃcnicos de trÃnsito na escolha do local mais adequado para implantaÃÃo do equipamento atravÃs de critÃrios mais abrangentes e, por conseguinte, obter reduÃÃo na quantidade de acidentes de trÃnsito, principalmente, os de natureza atropelamento.