EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro Ferreira Barros
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771
Resumo: Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social.
id UFC_fe85e96ae7aebc98d41703637ad229b8
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:7375
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃesEducation as a means of survival and search for social mobility: representations of actors and institutions2003-04-30Irlys Alencar Firmo Barreira12011240182Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe05138191349Meirecele CalÃope Leitinho0342506137251691744891http://lattes.cnpq.br/2429314638499507Pedro Ferreira BarrosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em SociologiaUFCBRFormaÃÃo de professores PolÃticas de educaÃÃo RepresentaÃÃes sociaisTeacher training Education policies Social representationsSOCIOLOGIAEste trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social.This work has the proposal to study the social representations about education constructed by pupils, teachers and institutions, trying to apprehend them in its conflictive forms; it situates the quarrels put in relation to the formation of teachers politics, and mainly in relation to the Full Licenciature of Fundamental Teaching Course (1rst and 2nd cicles) of URCA. In it, alternatives answers are searched for the questions: how actors and institutions incorporate the official politics for education? What meanings are constructed by the teachers-pupils based on their experience in this course? The social representations constructed by actors and institutions were used as empirical reference. To reach such an objective the concept of Social Representation, the habitus notion and the Pierre Bourdieu field concept were used as analysis categories. It was verified that the comprehension of the educational act and of the pedagogical practices involves a technical-pedagogic dimension with emphasis in the teaching-learning, a political dimension that leads to the social transformation, becoming an utopia and a pragmatic dimension for which education is looked for as a means to survival and social mobility.nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:54Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Education as a means of survival and search for social mobility: representations of actors and institutions
title EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
spellingShingle EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
Pedro Ferreira Barros
FormaÃÃo de professores
PolÃticas de educaÃÃo
RepresentaÃÃes sociais
Teacher training
Education policies
Social representations
SOCIOLOGIA
title_short EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
title_full EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
title_fullStr EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
title_full_unstemmed EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
title_sort EducaÃÃo como veÃculo de sobrevivÃncia e busca de mobilidade social: representaÃÃes de atores e instituiÃÃes
author Pedro Ferreira Barros
author_facet Pedro Ferreira Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irlys Alencar Firmo Barreira
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 12011240182
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 05138191349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Meirecele CalÃope Leitinho
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 03425061372
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 51691744891
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2429314638499507
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro Ferreira Barros
contributor_str_mv Irlys Alencar Firmo Barreira
Maria Auxiliadora de Abreu Lima Lemenhe
Meirecele CalÃope Leitinho
dc.subject.por.fl_str_mv FormaÃÃo de professores
PolÃticas de educaÃÃo
RepresentaÃÃes sociais
topic FormaÃÃo de professores
PolÃticas de educaÃÃo
RepresentaÃÃes sociais
Teacher training
Education policies
Social representations
SOCIOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Education policies
Social representations
dc.subject.cnpq.fl_str_mv SOCIOLOGIA
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv This work has the proposal to study the social representations about education constructed by pupils, teachers and institutions, trying to apprehend them in its conflictive forms; it situates the quarrels put in relation to the formation of teachers politics, and mainly in relation to the Full Licenciature of Fundamental Teaching Course (1rst and 2nd cicles) of URCA. In it, alternatives answers are searched for the questions: how actors and institutions incorporate the official politics for education? What meanings are constructed by the teachers-pupils based on their experience in this course? The social representations constructed by actors and institutions were used as empirical reference. To reach such an objective the concept of Social Representation, the habitus notion and the Pierre Bourdieu field concept were used as analysis categories. It was verified that the comprehension of the educational act and of the pedagogical practices involves a technical-pedagogic dimension with emphasis in the teaching-learning, a political dimension that leads to the social transformation, becoming an utopia and a pragmatic dimension for which education is looked for as a means to survival and social mobility.
description Este trabalho tem como proposta estudar as representaÃÃes sociais sobre educaÃÃo construÃdas por alunos, professores e instituiÃÃes, procurando apreendÃ-las em suas formas conflitivas; situa os embates travados em relaÃÃo Ãs polÃticas de formaÃÃo de professores, e em particular, em relaÃÃo ao Curso de Licenciatura Plena do Ensino Fundamental (1 e 2 ciclos) da URCA. Nele buscam-se alternativas de respostas para as indagaÃÃes: como atores e instituiÃÃes incorporam as polÃticas oficiais para a educaÃÃo? Que significados sÃo construÃdos pelos docentes-alunos a partir da sua experiÃncia nesse Curso?. Foram usadas como referÃncia empÃrica as representaÃÃes sociais construÃdas por atores e instituiÃÃes. Para concretizar tal objetivo utilizouse como categoria de anÃlise o conceito de RepresentaÃÃes Sociais, a noÃÃo de habitus e o conceito de campo de P. Bourdieu. Verificou-se que a compreensÃo do ato de educar e das prÃticas pedagÃgicas comportam uma dimensÃo tÃcnico-pedagÃgica com enfoque no ensinoaprendizagem, uma dimensÃo polÃtica que orienta para a transformaÃÃo social constituindo-se em utopia, e uma dimensÃo pragmÃtica pela qual a educaÃÃo à buscada como veÃculo de sobrevivÃncia e de mobilidade social.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=10771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295180097323008