Análise do sistema de autoavaliação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) que é aplicado no curso de Administração de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Patrícia Faria Martins
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFEI (RIUNIFEI)
Texto Completo: https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/546
Resumo: No contexto da educação e desenvolvimento, o ensino é um ponto essencial quando se fala em oportunidades. Pensa-se que a expansão de oportunidades sociais como o investimento em educação serve para facilitar o desenvolvimento econômico e está ligada à redução da pobreza e desigualdades sociais, promove o pensamento crítico, a cooperação, o alto nível de emprego, redução da mortalidade e aumento da expectativa de vida. E o trabalho feito pelo sujeito tanto na indústria quanto em organizações de serviço será melhor realizado quanto maior for o nível educacional dos trabalhadores. Mas, quando se fala em ensino superior, a universidade não é somente um local para formar mão-de-obra profissional e atender as demandas das empresas e locais de trabalho. A universidade é um lugar de troca de experiências e interação social. Sendo assim, pensa-se ser relevante mecanismos que avaliam a qualidade do ensino superior tais como os sistemas de avaliação institucional, pois a melhoria da qualidade institucional está ligada ao desenvolvimento. Será feita uma análise do sistema de autoavaliação da CPA de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Primeiro serão apresentados a justificativa e o problema de pesquisa que está relacionado à compreensão da eficácia do sistema de autoavaliação estudado e motivos da baixa adesão dos estudantes em responder esta autoavaliação. Em seguida serão apresentados os objetivos e o objeto de estudo: a autoavaliação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o foco na avaliação semestral dos docentes, discentes e disciplinas e será feito um estudo de caso no curso de Administração desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, explicativa e cujo procedimento é o estudo de caso. Será mostrada a fundamentação teórica na qual serão abordados o contexto histórico da universidade no Brasil, a influência da internacionalização e globalização no ensino superior e o contexto da qualidade relacionada ao ensino superior. Em seguida serão abordados os principais contextos da avaliação institucional e da avaliação institucional interna (a autoavaliação) onde se encontra o processo de avaliação da CPA. Será mostrada também a relação da avaliação institucional com a universidade pública, a influência que a avaliação exerce nos discentes e docentes e por fim serão mostradas algumas considerações sobre os sistemas de autoavaliação institucional. A coleta de dados realizada com entrevistas semi-estruturadas e questionários foram aplicados à alunos, professores e coordenador do curso de Administração e aos membros da CPA da IFES estudada. Percebe-se através do embasamento teórico e através da coleta de dados a importância da autoavalição da CPA, mas constatou-se através desta pesquisa que há problemas no modo como a autoavaliação estudada é realizada. Há sensibilização insuficiente, instrumento de coleta de dados quantitativo e técnico demais com pouco ou nenhum feedback, não há um plano de ação e os alunos não percebem as mudanças. Acredita-se que falta uma sinergia entre docentes, discentes e membros da CPA e também uma percepção maior do papel de cada ator deste sistema para o resultado eficaz desta autoavaliação.
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E o trabalho feito pelo sujeito tanto na indústria quanto em organizações de serviço será melhor realizado quanto maior for o nível educacional dos trabalhadores. Mas, quando se fala em ensino superior, a universidade não é somente um local para formar mão-de-obra profissional e atender as demandas das empresas e locais de trabalho. A universidade é um lugar de troca de experiências e interação social. Sendo assim, pensa-se ser relevante mecanismos que avaliam a qualidade do ensino superior tais como os sistemas de avaliação institucional, pois a melhoria da qualidade institucional está ligada ao desenvolvimento. Será feita uma análise do sistema de autoavaliação da CPA de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Primeiro serão apresentados a justificativa e o problema de pesquisa que está relacionado à compreensão da eficácia do sistema de autoavaliação estudado e motivos da baixa adesão dos estudantes em responder esta autoavaliação. Em seguida serão apresentados os objetivos e o objeto de estudo: a autoavaliação coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), com o foco na avaliação semestral dos docentes, discentes e disciplinas e será feito um estudo de caso no curso de Administração desta Instituição Federal de Ensino Superior (IFES). Esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, explicativa e cujo procedimento é o estudo de caso. Será mostrada a fundamentação teórica na qual serão abordados o contexto histórico da universidade no Brasil, a influência da internacionalização e globalização no ensino superior e o contexto da qualidade relacionada ao ensino superior. Em seguida serão abordados os principais contextos da avaliação institucional e da avaliação institucional interna (a autoavaliação) onde se encontra o processo de avaliação da CPA. Será mostrada também a relação da avaliação institucional com a universidade pública, a influência que a avaliação exerce nos discentes e docentes e por fim serão mostradas algumas considerações sobre os sistemas de autoavaliação institucional. A coleta de dados realizada com entrevistas semi-estruturadas e questionários foram aplicados à alunos, professores e coordenador do curso de Administração e aos membros da CPA da IFES estudada. Percebe-se através do embasamento teórico e através da coleta de dados a importância da autoavalição da CPA, mas constatou-se através desta pesquisa que há problemas no modo como a autoavaliação estudada é realizada. Há sensibilização insuficiente, instrumento de coleta de dados quantitativo e técnico demais com pouco ou nenhum feedback, não há um plano de ação e os alunos não percebem as mudanças. 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