EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jakelaitis, Adriano
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Gil, Jorge de Oliveira, Simões, Lindomar Pereira, Souza, Kennedy Vidal, Ludtke, Josia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1332
Resumo: Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar os efeitos da interferência de plantas daninhas sobre a implantação de pastagem de Brachiaria brizantha e a rebrotação desta após o corte. Dois experimentos foram conduzidos simultaneamente em blocos completos ao acaso, com quatro repetições. No primeiro ensaio, a forrageira foi mantida em convivência com as plantas daninhas pelos períodos de 0; 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49; 56 e 63 dias após a emergência da forrageira (DAE), e no segundo ensaio a forrageira foi mantida livre da convivência das plantas daninhas pelos mesmos períodos. Na implantação da pastagem foram avaliados a população de plantas daninhas e na B. brizantha avaliou-se seu rendimento forrageiro e a relação folha colmo. Após o corte da forrageira, aos 63 DAE, avaliaram-se também o rendimento forrageiro e a relação folha colmo, aos 119 e aos 289 DAE. As plantas daninhas apresentaram intenso crescimento vegetativo em convivência com a B. brizantha durante o período de formação da pastagem, promovendo redução no seu rendimento forrageiro. Nesta fase, o período considerado crítico na competição entre a comunidade infestante e a forrageira foi dos 9 aos 26 DAE. No entanto, observaram-se também efeitos significativos na rebrotação de B. brizantha a partir do segundo corte da forrageira, que ocorreu na época seca, demonstrando que a recuperação da pastagem após o corte foi prejudicado quando a forrageira sofreu competição com plantas daninhas na fase de implantação da pastagem. A competição existente não afetou a partição de fotoassimilados entre folhas e colmos na planta forrageira.
id UFERSA-1_2cfd020bde41c03eb4eb9349050423fb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1332
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHAcompetiçãoperíodo críticorendimento forrageiroNesta pesquisa, objetivou-se avaliar os efeitos da interferência de plantas daninhas sobre a implantação de pastagem de Brachiaria brizantha e a rebrotação desta após o corte. Dois experimentos foram conduzidos simultaneamente em blocos completos ao acaso, com quatro repetições. No primeiro ensaio, a forrageira foi mantida em convivência com as plantas daninhas pelos períodos de 0; 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49; 56 e 63 dias após a emergência da forrageira (DAE), e no segundo ensaio a forrageira foi mantida livre da convivência das plantas daninhas pelos mesmos períodos. Na implantação da pastagem foram avaliados a população de plantas daninhas e na B. brizantha avaliou-se seu rendimento forrageiro e a relação folha colmo. Após o corte da forrageira, aos 63 DAE, avaliaram-se também o rendimento forrageiro e a relação folha colmo, aos 119 e aos 289 DAE. As plantas daninhas apresentaram intenso crescimento vegetativo em convivência com a B. brizantha durante o período de formação da pastagem, promovendo redução no seu rendimento forrageiro. Nesta fase, o período considerado crítico na competição entre a comunidade infestante e a forrageira foi dos 9 aos 26 DAE. No entanto, observaram-se também efeitos significativos na rebrotação de B. brizantha a partir do segundo corte da forrageira, que ocorreu na época seca, demonstrando que a recuperação da pastagem após o corte foi prejudicado quando a forrageira sofreu competição com plantas daninhas na fase de implantação da pastagem. A competição existente não afetou a partição de fotoassimilados entre folhas e colmos na planta forrageira.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2010-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1332REVISTA CAATINGA; Vol. 23 No. 1 (2010); 8-14Revista Caatinga; v. 23 n. 1 (2010); 8-141983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1332/pdfJakelaitis, AdrianoGil, Jorge de OliveiraSimões, Lindomar PereiraSouza, Kennedy VidalLudtke, Josiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:34:54Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/1332Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:34.033410Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
title EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
spellingShingle EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
Jakelaitis, Adriano
competição
período crítico
rendimento forrageiro
title_short EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
title_full EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
title_fullStr EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
title_full_unstemmed EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
title_sort EFEITOS DA INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS NA IMPLANTAÇÃO DE PASTAGEM DE BRACHIARIA BRIZANTHA
author Jakelaitis, Adriano
author_facet Jakelaitis, Adriano
Gil, Jorge de Oliveira
Simões, Lindomar Pereira
Souza, Kennedy Vidal
Ludtke, Josia
author_role author
author2 Gil, Jorge de Oliveira
Simões, Lindomar Pereira
Souza, Kennedy Vidal
Ludtke, Josia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jakelaitis, Adriano
Gil, Jorge de Oliveira
Simões, Lindomar Pereira
Souza, Kennedy Vidal
Ludtke, Josia
dc.subject.por.fl_str_mv competição
período crítico
rendimento forrageiro
topic competição
período crítico
rendimento forrageiro
description Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar os efeitos da interferência de plantas daninhas sobre a implantação de pastagem de Brachiaria brizantha e a rebrotação desta após o corte. Dois experimentos foram conduzidos simultaneamente em blocos completos ao acaso, com quatro repetições. No primeiro ensaio, a forrageira foi mantida em convivência com as plantas daninhas pelos períodos de 0; 7; 14; 21; 28; 35; 42; 49; 56 e 63 dias após a emergência da forrageira (DAE), e no segundo ensaio a forrageira foi mantida livre da convivência das plantas daninhas pelos mesmos períodos. Na implantação da pastagem foram avaliados a população de plantas daninhas e na B. brizantha avaliou-se seu rendimento forrageiro e a relação folha colmo. Após o corte da forrageira, aos 63 DAE, avaliaram-se também o rendimento forrageiro e a relação folha colmo, aos 119 e aos 289 DAE. As plantas daninhas apresentaram intenso crescimento vegetativo em convivência com a B. brizantha durante o período de formação da pastagem, promovendo redução no seu rendimento forrageiro. Nesta fase, o período considerado crítico na competição entre a comunidade infestante e a forrageira foi dos 9 aos 26 DAE. No entanto, observaram-se também efeitos significativos na rebrotação de B. brizantha a partir do segundo corte da forrageira, que ocorreu na época seca, demonstrando que a recuperação da pastagem após o corte foi prejudicado quando a forrageira sofreu competição com plantas daninhas na fase de implantação da pastagem. A competição existente não afetou a partição de fotoassimilados entre folhas e colmos na planta forrageira.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1332
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/1332/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 23 No. 1 (2010); 8-14
Revista Caatinga; v. 23 n. 1 (2010); 8-14
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674021587779584