LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gleidson Benevides de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Oliveira, Radan Elvis Matias de, Bezerra, Ferdinando Vinicius Fernandes, Oliveira, Moacir Franco de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3804
Resumo: Este trabalho objetivou caracterizar a lobação e descrever a árvore brônquica e vascularização do pulmão de catetos. Foram utilizados 12 animais que vieram a óbito no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA). Para análise da árvore brônquica, a traqueia foi perfundida com látex ou vinil e para identificação da vascularização arterial o tronco pulmonar foi perfundido com látex vermelho. Para visualização das veias pulmonares, o átrio esquerdo foi perfundido em sentido retrógrado com látex ou vinil corado de azul. As peças injetadas com látex foram fixadas em solução de formaldeído a 10% por 48 horas e em seguida dissecadas. Aquelas perfundidas com vinil foram mergulhadas em solução de H2SO4 a 30% para corrosão. No pulmão direito identificou os lobos cranial, médio, caudal e acessório, enquanto no esquerdo os lobos cranial (porções cranial e caudal) e caudal. A traqueia, antes da bifurcação nos brônquios principais direito e esquerdo, apresentava um brônquio traqueal direcionado ao lobo cranial direito. O brônquio principal direito emitiu um ramo ao lobo médio, um para o lobo acessório e um para o lobo caudal direito, enquanto o brônquio principal esquerdo emitiu um ramo ao lobo cranial esquerdo (porções cranial e caudal) e outro para o lobo caudal esquerdo. A vascularização arterial e venosa apresentaram comportamento semelhante a árvore brônquica, com irrigação independente para cada lobo. O estudo sobre a segmentação brônquica e vascular será útil em aplicações clínico-cirúrgicas, em especial em casos de perfurações, estenoses e ou tumorações, os quais necessitam da realização de lobectomias parciais.
id UFERSA-1_524d07f10de2e2ab3a2f4121f85ce871
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3804
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)Animais silvestres. Brônquios. Cateto. Pulmão.Este trabalho objetivou caracterizar a lobação e descrever a árvore brônquica e vascularização do pulmão de catetos. Foram utilizados 12 animais que vieram a óbito no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA). Para análise da árvore brônquica, a traqueia foi perfundida com látex ou vinil e para identificação da vascularização arterial o tronco pulmonar foi perfundido com látex vermelho. Para visualização das veias pulmonares, o átrio esquerdo foi perfundido em sentido retrógrado com látex ou vinil corado de azul. As peças injetadas com látex foram fixadas em solução de formaldeído a 10% por 48 horas e em seguida dissecadas. Aquelas perfundidas com vinil foram mergulhadas em solução de H2SO4 a 30% para corrosão. No pulmão direito identificou os lobos cranial, médio, caudal e acessório, enquanto no esquerdo os lobos cranial (porções cranial e caudal) e caudal. A traqueia, antes da bifurcação nos brônquios principais direito e esquerdo, apresentava um brônquio traqueal direcionado ao lobo cranial direito. O brônquio principal direito emitiu um ramo ao lobo médio, um para o lobo acessório e um para o lobo caudal direito, enquanto o brônquio principal esquerdo emitiu um ramo ao lobo cranial esquerdo (porções cranial e caudal) e outro para o lobo caudal esquerdo. A vascularização arterial e venosa apresentaram comportamento semelhante a árvore brônquica, com irrigação independente para cada lobo. O estudo sobre a segmentação brônquica e vascular será útil em aplicações clínico-cirúrgicas, em especial em casos de perfurações, estenoses e ou tumorações, os quais necessitam da realização de lobectomias parciais.Universidade Federal Rural do Semi-Árido2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3804REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 1 (2015); 247-255Revista Caatinga; v. 28 n. 1 (2015); 247-2551983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3804/pdf_236Oliveira, Gleidson Benevides deOliveira, Radan Elvis Matias deBezerra, Ferdinando Vinicius FernandesOliveira, Moacir Franco deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-07T16:10:36Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/3804Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:46:09.460141Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
title LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
spellingShingle LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
Oliveira, Gleidson Benevides de
Animais silvestres. Brônquios. Cateto. Pulmão.
title_short LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
title_full LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
title_fullStr LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
title_full_unstemmed LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
title_sort LOBAÇÃO, ÁRVORE BRÔNQUICA E VASCULARIZAÇÃO DO PULMÃO DE CATETOS (Pecari tajacu Linnaeus, 1758)
author Oliveira, Gleidson Benevides de
author_facet Oliveira, Gleidson Benevides de
Oliveira, Radan Elvis Matias de
Bezerra, Ferdinando Vinicius Fernandes
Oliveira, Moacir Franco de
author_role author
author2 Oliveira, Radan Elvis Matias de
Bezerra, Ferdinando Vinicius Fernandes
Oliveira, Moacir Franco de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gleidson Benevides de
Oliveira, Radan Elvis Matias de
Bezerra, Ferdinando Vinicius Fernandes
Oliveira, Moacir Franco de
dc.subject.por.fl_str_mv Animais silvestres. Brônquios. Cateto. Pulmão.
topic Animais silvestres. Brônquios. Cateto. Pulmão.
description Este trabalho objetivou caracterizar a lobação e descrever a árvore brônquica e vascularização do pulmão de catetos. Foram utilizados 12 animais que vieram a óbito no Centro de Multiplicação de Animais Silvestres (CEMAS/UFERSA). Para análise da árvore brônquica, a traqueia foi perfundida com látex ou vinil e para identificação da vascularização arterial o tronco pulmonar foi perfundido com látex vermelho. Para visualização das veias pulmonares, o átrio esquerdo foi perfundido em sentido retrógrado com látex ou vinil corado de azul. As peças injetadas com látex foram fixadas em solução de formaldeído a 10% por 48 horas e em seguida dissecadas. Aquelas perfundidas com vinil foram mergulhadas em solução de H2SO4 a 30% para corrosão. No pulmão direito identificou os lobos cranial, médio, caudal e acessório, enquanto no esquerdo os lobos cranial (porções cranial e caudal) e caudal. A traqueia, antes da bifurcação nos brônquios principais direito e esquerdo, apresentava um brônquio traqueal direcionado ao lobo cranial direito. O brônquio principal direito emitiu um ramo ao lobo médio, um para o lobo acessório e um para o lobo caudal direito, enquanto o brônquio principal esquerdo emitiu um ramo ao lobo cranial esquerdo (porções cranial e caudal) e outro para o lobo caudal esquerdo. A vascularização arterial e venosa apresentaram comportamento semelhante a árvore brônquica, com irrigação independente para cada lobo. O estudo sobre a segmentação brônquica e vascular será útil em aplicações clínico-cirúrgicas, em especial em casos de perfurações, estenoses e ou tumorações, os quais necessitam da realização de lobectomias parciais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3804
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/3804/pdf_236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 28 No. 1 (2015); 247-255
Revista Caatinga; v. 28 n. 1 (2015); 247-255
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674024748187648