INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, TALITA FERNANDA BRANDÃO DA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: SANTOS, ÁLISON BRUNO DA SILVA, ROZAS, CAROLINY EMILIA DE OLIVEIRA, SANTOS, ANGELA COIMBRA DOS, PAIVA, LAURA MESQUITA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Caatinga
Texto Completo: https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/364
Resumo: A produção de mudas de maracujazeiro-doce é dificultada pela presença de solos que muitas vezes não atendem a demanda nutricional da planta, necessitando então de adubação. Uma forma de disponibilizar estes nutrientes no solo é a utilização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Estes podem levar a uma diminuição do tempo das mudas no viveiro, antecipando o transplantio para o campo, aumentando o crescimento e a produção de frutos de qualidade. O objetivo do trabalho foi analisar o crescimento das mudas de maracujazeiro-doce de acordo com os níveis de concentração desses inóculos. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com arranjo fatorial de 2 x 4, sendo: dois tratamentos de inoculação (Gigaspora albida Schenck & Smith e Scutellospora heterogama Nicolson & Gerdemann), quatro níveis de inoculação (sem inoculo; N1=100 esporos; N2= 200 esporos; N3=300 esporos) em cinco repetições. A cada trinta dias após a inoculação foram tomadas medidas de altura, diâmetro do caule e número de folhas. Após a colheita (90 dias), foram também avaliados: área foliar, biomassa fresca e seca da parte aérea e radicular, colonização de raízes e densidade de esporos de FMA. Plantas de maracujazeiro-doce apresentaram alta dependência micorrízica quando inoculadas com Gigaspora albida, fungo este que proporcionou nas plantas de maracujazeiro-doce melhores respostas em relação aos parâmetros avaliados
id UFERSA-1_57ed6ad70cac0ecf327d30c638a092e7
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/364
network_acronym_str UFERSA-1
network_name_str Revista Caatinga
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)Dependência micorrízica. Gigaspora albida. Scutellospora heterogam. Mudas.A produção de mudas de maracujazeiro-doce é dificultada pela presença de solos que muitas vezes não atendem a demanda nutricional da planta, necessitando então de adubação. Uma forma de disponibilizar estes nutrientes no solo é a utilização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Estes podem levar a uma diminuição do tempo das mudas no viveiro, antecipando o transplantio para o campo, aumentando o crescimento e a produção de frutos de qualidade. O objetivo do trabalho foi analisar o crescimento das mudas de maracujazeiro-doce de acordo com os níveis de concentração desses inóculos. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com arranjo fatorial de 2 x 4, sendo: dois tratamentos de inoculação (Gigaspora albida Schenck & Smith e Scutellospora heterogama Nicolson & Gerdemann), quatro níveis de inoculação (sem inoculo; N1=100 esporos; N2= 200 esporos; N3=300 esporos) em cinco repetições. A cada trinta dias após a inoculação foram tomadas medidas de altura, diâmetro do caule e número de folhas. Após a colheita (90 dias), foram também avaliados: área foliar, biomassa fresca e seca da parte aérea e radicular, colonização de raízes e densidade de esporos de FMA. Plantas de maracujazeiro-doce apresentaram alta dependência micorrízica quando inoculadas com Gigaspora albida, fungo este que proporcionou nas plantas de maracujazeiro-doce melhores respostas em relação aos parâmetros avaliadosUniversidade Federal Rural do Semi-Árido2009-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/364REVISTA CAATINGA; Vol. 22 No. 4 (2009); 1-6Revista Caatinga; v. 22 n. 4 (2009); 1-61983-21250100-316Xreponame:Revista Caatingainstname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSAporhttps://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/364/727SILVA, TALITA FERNANDA BRANDÃO DASANTOS, ÁLISON BRUNO DA SILVAROZAS, CAROLINY EMILIA DE OLIVEIRASANTOS, ANGELA COIMBRA DOSPAIVA, LAURA MESQUITAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-10T12:59:23Zoai:ojs.periodicos.ufersa.edu.br:article/364Revistahttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/indexPUBhttps://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/caatinga/oaipatricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br1983-21250100-316Xopendoar:2024-04-29T09:45:18.933237Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)true
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
title INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
spellingShingle INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
SILVA, TALITA FERNANDA BRANDÃO DA
Dependência micorrízica. Gigaspora albida. Scutellospora heterogam. Mudas.
title_short INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
title_full INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
title_fullStr INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
title_sort INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PRODUÇÃO DE MARACUJAZEIRO-DOCE (Passiflora alata CURTIS)
author SILVA, TALITA FERNANDA BRANDÃO DA
author_facet SILVA, TALITA FERNANDA BRANDÃO DA
SANTOS, ÁLISON BRUNO DA SILVA
ROZAS, CAROLINY EMILIA DE OLIVEIRA
SANTOS, ANGELA COIMBRA DOS
PAIVA, LAURA MESQUITA
author_role author
author2 SANTOS, ÁLISON BRUNO DA SILVA
ROZAS, CAROLINY EMILIA DE OLIVEIRA
SANTOS, ANGELA COIMBRA DOS
PAIVA, LAURA MESQUITA
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, TALITA FERNANDA BRANDÃO DA
SANTOS, ÁLISON BRUNO DA SILVA
ROZAS, CAROLINY EMILIA DE OLIVEIRA
SANTOS, ANGELA COIMBRA DOS
PAIVA, LAURA MESQUITA
dc.subject.por.fl_str_mv Dependência micorrízica. Gigaspora albida. Scutellospora heterogam. Mudas.
topic Dependência micorrízica. Gigaspora albida. Scutellospora heterogam. Mudas.
description A produção de mudas de maracujazeiro-doce é dificultada pela presença de solos que muitas vezes não atendem a demanda nutricional da planta, necessitando então de adubação. Uma forma de disponibilizar estes nutrientes no solo é a utilização de fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Estes podem levar a uma diminuição do tempo das mudas no viveiro, antecipando o transplantio para o campo, aumentando o crescimento e a produção de frutos de qualidade. O objetivo do trabalho foi analisar o crescimento das mudas de maracujazeiro-doce de acordo com os níveis de concentração desses inóculos. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado (DIC) com arranjo fatorial de 2 x 4, sendo: dois tratamentos de inoculação (Gigaspora albida Schenck & Smith e Scutellospora heterogama Nicolson & Gerdemann), quatro níveis de inoculação (sem inoculo; N1=100 esporos; N2= 200 esporos; N3=300 esporos) em cinco repetições. A cada trinta dias após a inoculação foram tomadas medidas de altura, diâmetro do caule e número de folhas. Após a colheita (90 dias), foram também avaliados: área foliar, biomassa fresca e seca da parte aérea e radicular, colonização de raízes e densidade de esporos de FMA. Plantas de maracujazeiro-doce apresentaram alta dependência micorrízica quando inoculadas com Gigaspora albida, fungo este que proporcionou nas plantas de maracujazeiro-doce melhores respostas em relação aos parâmetros avaliados
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/364
url https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufersa.edu.br/caatinga/article/view/364/727
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA CAATINGA; Vol. 22 No. 4 (2009); 1-6
Revista Caatinga; v. 22 n. 4 (2009); 1-6
1983-2125
0100-316X
reponame:Revista Caatinga
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Revista Caatinga
collection Revista Caatinga
repository.name.fl_str_mv Revista Caatinga - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv patricio@ufersa.edu.br|| caatinga@ufersa.edu.br
_version_ 1797674020445880320