Occupational risk assessment in a large-scale road maintenance and conservation work using the FMEA: an investigation on signaling and road work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ailda da Luz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Uchoa, Jhelison Gabriel Lima, Cavaignac, André Luís de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Production Engineering
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/33601
Resumo: A constante ascensão do modal rodoviário é indiscutível da mesma forma que é o mais representativo na logística de transporte no Brasil. Em decorrência do aumento da utilização desse meio de forma demasiada, a demanda de serviços em obras de construção, manutenção e conserva tem crescido. Essas atividades detêm altos riscos laborais, e a problemática existente com esse crescimento está na segurança do trabalho de quem opera nas vias rodoviárias. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é realizar uma investigação da situação dos trabalhadores da construção civil em obra de grande porte - manutenção e conserva de rodovia, trecho de Açailândia a Imperatriz-MA, com ênfase nos processos de tapa buraco e limpeza de dispositivos de drenagem. Através dos registros fotográficos foi realizado uma discussão em torno das inconformidades encontradas em comparação às normas regulamentadoras n°6 - Equipamentos de Proteção individual (EPI) e n° 18 - Medidas de Segurança. Subsequentemente, os dados obtidos foram utilizados como prováveis modos de falhas, mediante as situações analisadas para a aplicação do FMEA (failure mode and effect analysis). Com a obtenção do RPN (risk priority number) foi possível organizar os modos de falhas por ordem de prioridade, do mais arriscado ao menos arriscado. Para serviço de limpeza feito com roçadeira manual a falha do sistema de segurança adequado ao equipamento teve o maior RPN de 210, também o maior RPN geral, seguido do modo de falha Acidente de trânsito tendo como causa não-sinalização no trecho da obra obteve o RPN de 108. Portanto, apresenta-se um plano de ações preventivas no sentido de contribuir para mitigar os riscos ocupacionais presentes na obra investigada.
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spelling Occupational risk assessment in a large-scale road maintenance and conservation work using the FMEA: an investigation on signaling and road workAvaliação de risco ocupacional em obra de grande porte em manutenção e conserva de rodovia com aplicação do FMEA: uma investigação sobre sinalização e trabalho em rodoviaEvaluación de riesgos laborales en una obra de mantenimiento y conservación vial de gran envergadura con la aplicación de FMEA: una investigación sobre señalización y obras vialesRodovias, Segurança do Trabalho, Riscos, FMEA.Highways, Occupational Safety, Risks, FMEA.Carreteras, Seguridad en el Trabajo, Riesgos, FMEAA constante ascensão do modal rodoviário é indiscutível da mesma forma que é o mais representativo na logística de transporte no Brasil. Em decorrência do aumento da utilização desse meio de forma demasiada, a demanda de serviços em obras de construção, manutenção e conserva tem crescido. Essas atividades detêm altos riscos laborais, e a problemática existente com esse crescimento está na segurança do trabalho de quem opera nas vias rodoviárias. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é realizar uma investigação da situação dos trabalhadores da construção civil em obra de grande porte - manutenção e conserva de rodovia, trecho de Açailândia a Imperatriz-MA, com ênfase nos processos de tapa buraco e limpeza de dispositivos de drenagem. Através dos registros fotográficos foi realizado uma discussão em torno das inconformidades encontradas em comparação às normas regulamentadoras n°6 - Equipamentos de Proteção individual (EPI) e n° 18 - Medidas de Segurança. Subsequentemente, os dados obtidos foram utilizados como prováveis modos de falhas, mediante as situações analisadas para a aplicação do FMEA (failure mode and effect analysis). Com a obtenção do RPN (risk priority number) foi possível organizar os modos de falhas por ordem de prioridade, do mais arriscado ao menos arriscado. Para serviço de limpeza feito com roçadeira manual a falha do sistema de segurança adequado ao equipamento teve o maior RPN de 210, também o maior RPN geral, seguido do modo de falha Acidente de trânsito tendo como causa não-sinalização no trecho da obra obteve o RPN de 108. Portanto, apresenta-se um plano de ações preventivas no sentido de contribuir para mitigar os riscos ocupacionais presentes na obra investigada.Es indiscutible el constante auge del modal carretero de la misma forma que es el más representativo en la logística del transporte en Brasil. Debido al uso excesivo de este medio, ha crecido la demanda de servicios en obras de construcción, mantenimiento y conservación. Estas actividades tienen altos riesgos laborales, y el problema existente con este crecimiento radica en la seguridad en el trabajo de quienes operan en las carreteras. En ese sentido, el objetivo de esta investigación es realizar una investigación de la situación de los trabajadores de la construcción civil en una obra de gran envergadura - mantenimiento y conservación de la carretera, tramo de Açailândia a Imperatriz-MA, con énfasis en los procesos de taponamiento de orificios y dispositivos de limpieza de desagües. A través de los registros fotográficos, se realizó una discusión en torno a las no conformidades encontradas en comparación con las normas reglamentarias n°6 - Equipos de Protección Personal (EPP) y n° 18 - Medidas de Seguridad. Posteriormente, los datos obtenidos se utilizaron como modos probables de falla, según las situaciones analizadas para la aplicación del FMEA (análisis de modos y efectos de falla). Al obtener el RPN (número de prioridad de riesgo) fue posible organizar los modos de falla en orden de prioridad, desde el más riesgoso hasta el menos riesgoso. Para el servicio de limpieza realizado con desbrozadora manual, la falla del sistema de seguridad adecuado al equipo tuvo el mayor RPN de 210, también el mayor RPN total, seguido del modo de falla Accidente de tránsito por falta de señalización en el tramo de la trabajo obtuvo el RPN de 108. Por lo tanto, se presenta un plan de acciones preventivas con el fin de contribuir a mitigar los riesgos laborales presentes en el trabajo investigado.The constant rise of the road modal is indisputable in the same way that it is the most representative in transport logistics in Brazil. Due to the increased use of this medium too much, the demand for services in construction, maintenance and conservation works has grown. These activities have high labor risks, and the problem with this growth lies in the safety of the work of those who operate on the roads.  In this sense, the objective of this research is to investigate of the situation of construction workers in large construction work - maintenance and conservation of highway, stretch of Açailândia-MA to Imperatriz-MA, with emphasis on the processes of slapping hole and cleaning drainage devices. Through the photographic records, a discussion was conducted about the non-conformities found in comparison to regulatory standards nº 6 - Personal Protective Equipment (PPE) and nº 18 - Safety Measures. Subsequently, the data obtained were used as probable modes of failures, through the situations analyzed for the application of FMEA (failure mode and effect analysis). With the obtaining of the RPN (risk priority number) it was possible to organize the failure modes in order of priority, from the riskiest to the least risky. For cleaning service made with a manual brush cutter, the failure of the safety system suitable for the equipment had the highest RPN of 210, also the highest general RPN, followed by the Traffic Accident failure mode with the cause of non-signaling on the stretch of the work obtained 108 RPN. Therefore, presents itself a plan of preventive actions in order to contribute to mitigate the occupational risks present in the researched work.Universidade Federal do Espírito Santo - UFES2021-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/3360110.47456/bjpe.v7i2.33601Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 No. 2 (2021): Número Regular (Abril - Junho); 59-69Brazilian Journal of Production Engineering; Vol. 7 Núm. 2 (2021): Número Regular (Abril - Junho); 59-69Brazilian Journal of Production Engineering; v. 7 n. 2 (2021): Número Regular (Abril - Junho); 59-692447-558010.47456/bjpe.v7i2reponame:Brazilian Journal of Production Engineeringinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/33601/23440Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Production Engineering - BJPEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ailda da LuzUchoa, Jhelison Gabriel LimaCavaignac, André Luís de Oliveira2022-10-23T21:52:30Zoai:periodicos.ufes.br:article/33601Revistahttps://periodicos.ufes.br/bjpePUBhttps://periodicos.ufes.br/bjpe/oairodrigo.r.freitas@ufes.br2447-55802447-5580opendoar:2023-01-13T10:36:31.433558Brazilian Journal of Production Engineering - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
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