O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa. ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schoolsKEYWORDS: Literature. Education. Research. |
id |
UFES-1_c4257f396fc0d848b649f1b100068e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufes.br:article/11953 |
network_acronym_str |
UFES-1 |
network_name_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTEEste artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa. ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schoolsKEYWORDS: Literature. Education. Research.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1195310.47456/contexto.v%vi%i.11953Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953/8559Santos, Alcione Maria dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/11953Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.600535Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
title |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
spellingShingle |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE Santos, Alcione Maria dos |
title_short |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
title_full |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
title_fullStr |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
title_sort |
O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE |
author |
Santos, Alcione Maria dos |
author_facet |
Santos, Alcione Maria dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alcione Maria dos |
description |
Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa. ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schoolsKEYWORDS: Literature. Education. Research. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953 10.47456/contexto.v%vi%i.11953 |
url |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953 |
identifier_str_mv |
10.47456/contexto.v%vi%i.11953 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953/8559 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL 2358-9566 1519-0544 10.47456/contexto.v1i28 reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
collection |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacontexto.ppgl@gmail.com |
_version_ |
1797051399290224640 |