O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alcione Maria dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa. ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schoolsKEYWORDS: Literature. Education. Research.
id UFES-1_c4257f396fc0d848b649f1b100068e82
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11953
network_acronym_str UFES-1
network_name_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository_id_str
spelling O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTEEste artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa. ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schoolsKEYWORDS: Literature. Education. Research.Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES2016-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/1195310.47456/contexto.v%vi%i.11953Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENILContexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL2358-95661519-054410.47456/contexto.v1i28reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letrasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953/8559Santos, Alcione Maria dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-05T12:48:21Zoai:periodicos.ufes.br:article/11953Revistahttps://periodicos.ufes.br/contexto/indexPUBhttps://periodicos.ufes.br/contexto/oairevistacontexto.ppgl@gmail.com2358-95662358-9566opendoar:2023-01-12T16:40:04.600535Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
title O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
Santos, Alcione Maria dos
title_short O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
title_full O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
title_sort O ENSINO DE LITERATURA E A PRÁTICA DOCENTE
author Santos, Alcione Maria dos
author_facet Santos, Alcione Maria dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alcione Maria dos
description Este artigo apresenta resultados de pesquisas sobre ensino de literatura infantil realizadas em Programas de Pós-graduação strictu sensu, na área de conhecimento Educação, no biênio 2011-2012, conforme listagem do banco de teses da Capes. Esses resultados apontam aspectos positivos e negativos relacionados às práticas observadas. Problematizamos esses aspectos com base nos apontamentos de Cosson (2014) sobre letramento literário e de Soares (2006) sobre escolarização da literatura. Concluímos que os problemas relacionados ao ensino da literatura infantil são agravados pela crença em que somente o contato com obras e os momentos de leitura assistemática são suficientes para promover o letramento literário nas escolas.PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Educação. Pesquisa. ABSTRACT: This article presents research findings on children's literature teaching carried out in strict sense Postgraduate programs in the area of education knowledge in the biennium 2011-2012, as listed bank Capes theses. These results indicate positive and negative aspects related to observed practices. These aspects are problematized on the basis of notes Cosson (2014) on literary literacy and Soares (2006) on education literature. We conclude that school-related problems are compounded by the belief that only the contact works and unsystematic reading moments are enough to promote literary literacy in schoolsKEYWORDS: Literature. Education. Research.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953
10.47456/contexto.v%vi%i.11953
url https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953
identifier_str_mv 10.47456/contexto.v%vi%i.11953
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contexto/article/view/11953/8559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFES; n. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; No. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
Contexto; Núm. 28 (2015): Dossiê LIVRO, LEITURA E LITERATURA INFANTIL E JUVENIL
2358-9566
1519-0544
10.47456/contexto.v1i28
reponame:Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
collection Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras
repository.name.fl_str_mv Contexto: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistacontexto.ppgl@gmail.com
_version_ 1797051399290224640