POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calfat Duarte, Maria Paula Ferraz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: de Oliveira Medeiros, Cintia Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Conexões
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507
Resumo: A literatura pop-management tem se firmado como ferramenta de solução de problemas, orientando a atuação de gestores e executivos para além da vida pessoal, estendendo-se à sua atuação no mundo dos negócios. Com o objetivo de identificar os argumentos utilizados na literatura pop-management para orientar o desenvolvimento de executivos e gestores, analisamos as lições contidas no livro A boa sorte, de Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes (2004), que promete transformar a vida de seus leitores, mostrando que nada acontece por acaso, mas, sim, que cabe a cada pessoa criar condições para que a boa sorte aconteça na vida. Quanto aos procedimentos técnicos, empregamos a análise argumentativa. Como resultados, por meio dos elementos utilizados na análise argumentativa, apontamos duas categorias analíticas dos argumentos: (1) gestão de si; e (2) empoderamento. Defende-se que o indivíduo é responsável pelo próprio destino, buscando persuadir o público de que a solução dos problemas está ao alcance de todas as pessoas, ou pelo menos daquelas que seguirem o passo a passo indicado nas dez lições do livro.
id UFES-2_087d4f9698e4c9db45fd5ee804b7abbb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/11507
network_acronym_str UFES-2
network_name_str Gestão & Conexões
repository_id_str
spelling POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOSA literatura pop-management tem se firmado como ferramenta de solução de problemas, orientando a atuação de gestores e executivos para além da vida pessoal, estendendo-se à sua atuação no mundo dos negócios. Com o objetivo de identificar os argumentos utilizados na literatura pop-management para orientar o desenvolvimento de executivos e gestores, analisamos as lições contidas no livro A boa sorte, de Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes (2004), que promete transformar a vida de seus leitores, mostrando que nada acontece por acaso, mas, sim, que cabe a cada pessoa criar condições para que a boa sorte aconteça na vida. Quanto aos procedimentos técnicos, empregamos a análise argumentativa. Como resultados, por meio dos elementos utilizados na análise argumentativa, apontamos duas categorias analíticas dos argumentos: (1) gestão de si; e (2) empoderamento. Defende-se que o indivíduo é responsável pelo próprio destino, buscando persuadir o público de que a solução dos problemas está ao alcance de todas as pessoas, ou pelo menos daquelas que seguirem o passo a passo indicado nas dez lições do livro.Universidade Federal do Espírito Santo2016-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/x-ziphttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/1150710.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11507.67-89.Revista Gestão & Conexões; v. 5 n. 1 (2016); 67-89Management and Connections Journal; Vol. 5 No. 1 (2016); 67-892317-5087reponame:Gestão & Conexõesinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507/10057https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507/19300Copyright (c) 2016 Revista Gestão & Conexõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalfat Duarte, Maria Paula Ferrazde Oliveira Medeiros, Cintia Rodrigues2019-11-18T17:11:29Zoai:periodicos.ufes.br:article/11507Revistahttps://periodicos.ufes.br/ppgadmPUBhttps://periodicos.ufes.br/ppgadm/oaigestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com2317-50872317-5087opendoar:2019-11-18T17:11:29Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
title POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
spellingShingle POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
Calfat Duarte, Maria Paula Ferraz
title_short POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
title_full POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
title_fullStr POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
title_full_unstemmed POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
title_sort POP-MANAGEMENT: SORTE OU REVÉS? ANÁLISE DAS LIÇÕES DE AUTOAJUDA NA ORIENTAÇÃO DE GESTORES E EXECUTIVOS
author Calfat Duarte, Maria Paula Ferraz
author_facet Calfat Duarte, Maria Paula Ferraz
de Oliveira Medeiros, Cintia Rodrigues
author_role author
author2 de Oliveira Medeiros, Cintia Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calfat Duarte, Maria Paula Ferraz
de Oliveira Medeiros, Cintia Rodrigues
description A literatura pop-management tem se firmado como ferramenta de solução de problemas, orientando a atuação de gestores e executivos para além da vida pessoal, estendendo-se à sua atuação no mundo dos negócios. Com o objetivo de identificar os argumentos utilizados na literatura pop-management para orientar o desenvolvimento de executivos e gestores, analisamos as lições contidas no livro A boa sorte, de Álex Rovira Celma e Fernando Trías de Bes (2004), que promete transformar a vida de seus leitores, mostrando que nada acontece por acaso, mas, sim, que cabe a cada pessoa criar condições para que a boa sorte aconteça na vida. Quanto aos procedimentos técnicos, empregamos a análise argumentativa. Como resultados, por meio dos elementos utilizados na análise argumentativa, apontamos duas categorias analíticas dos argumentos: (1) gestão de si; e (2) empoderamento. Defende-se que o indivíduo é responsável pelo próprio destino, buscando persuadir o público de que a solução dos problemas está ao alcance de todas as pessoas, ou pelo menos daquelas que seguirem o passo a passo indicado nas dez lições do livro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507
10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11507.67-89.
url https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507
identifier_str_mv 10.13071/regec.2317-5087.2014.5.1.11507.67-89.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507/10057
https://periodicos.ufes.br/ppgadm/article/view/11507/19300
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Gestão & Conexões
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Gestão & Conexões
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão & Conexões; v. 5 n. 1 (2016); 67-89
Management and Connections Journal; Vol. 5 No. 1 (2016); 67-89
2317-5087
reponame:Gestão & Conexões
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Gestão & Conexões
collection Gestão & Conexões
repository.name.fl_str_mv Gestão & Conexões - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gestao.conexoes@gmail.com||gestaoeconexoes@gmail.com
_version_ 1799319718532743168