REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPENDÊNCIA
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Temporalis (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/40456 |
Resumo: | O presente texto traz como objeto de análise a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017). A referida lei foi promulgada em um contexto histórico em que ocorre a intensificação da precarização das relações trabalhistas e das políticas de proteção social. O objetivo é evidenciar as interseções sobre a formação da força de trabalho em uma conjuntura político-econômica regressiva, caracterizada por relações de dependência do capitalismo brasileiro. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica a partir do desenvolvimento de uma análise teórico-conceitual da literatura e dos instrumentos jurídicos que normatizam a educação brasileira. O artigo está organizado numa apresentação inicial sobre os argumentos que embasam a reforma do ensino médio, seguido de duas seções que balizam a discussão sobre a precarização do mundo do trabalho e da dependência como condição estrutural da economia brasileira; a seguir, foi abordada como o rebaixamento da formação da força de trabalho está relacionada à própria conjuntura histórica de adequação da economia brasileira ao capitalismo contemporâneo. O trabalho elucida que a reforma do ensino médio representa uma materialização da ofensiva do capital sobre o trabalho, a partir da formação de uma juventude, em sua maioria na escola pública, que tenha como parâmetro relações de trabalho precárias e que preconize o autoengajamento em ações de empreendedorismo como forma de subsistência. |
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REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E DEPENDÊNCIAO presente texto traz como objeto de análise a reforma do ensino médio (Lei nº 13.415/2017). A referida lei foi promulgada em um contexto histórico em que ocorre a intensificação da precarização das relações trabalhistas e das políticas de proteção social. O objetivo é evidenciar as interseções sobre a formação da força de trabalho em uma conjuntura político-econômica regressiva, caracterizada por relações de dependência do capitalismo brasileiro. A metodologia empregada foi a revisão bibliográfica a partir do desenvolvimento de uma análise teórico-conceitual da literatura e dos instrumentos jurídicos que normatizam a educação brasileira. O artigo está organizado numa apresentação inicial sobre os argumentos que embasam a reforma do ensino médio, seguido de duas seções que balizam a discussão sobre a precarização do mundo do trabalho e da dependência como condição estrutural da economia brasileira; a seguir, foi abordada como o rebaixamento da formação da força de trabalho está relacionada à própria conjuntura histórica de adequação da economia brasileira ao capitalismo contemporâneo. O trabalho elucida que a reforma do ensino médio representa uma materialização da ofensiva do capital sobre o trabalho, a partir da formação de uma juventude, em sua maioria na escola pública, que tenha como parâmetro relações de trabalho precárias e que preconize o autoengajamento em ações de empreendedorismo como forma de subsistência.Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss)2023-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/4045610.22422/temporalis.2023v23n45p169-184Temporalis; v. 23 n. 45 (2023): Capitalismo dependente, trabalho e resistências populares.; 169-1842238-18561518-793410.22422/temporalis.2023v23n45reponame:Temporalis (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialinstacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/40456/27732https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, PâmellaGawryszewski, Bruno2023-08-07T23:17:28Zoai:periodicos.ufes.br:article/40456Revistahttps://periodicos.ufes.br/temporalisPUBhttps://periodicos.ufes.br/temporalis/oailucia-garcia@uol.com.br||temporalisabepss@gmail.com2238-18561518-7934opendoar:2023-08-07T23:17:28Temporalis (Online) - Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Socialfalse |
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