Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucélia Luiz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Leonor Maria Pacheco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentum (Vitória)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18737
Resumo: O presente artigo teve como objetivo discutir a atenção à saúde em uma comunidade quilombola do Pará após implantação do Programa Mais Médicos. Realizou-se estudo de caso qualitativo, constituído por duas etapas: exploratória e de realização de coleta de dados na comunidade. Utilizou-se as técnicas de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação participante. Os atores chaves da pesquisa foram constituídos por usuários quilombolas, profissionais de saúde, gestores da secretaria municipal de saúde e representante do conselho municipal de saúde. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas, 24 com usuários quilombolas adultos, além de 01 grupo focal e anotações no diário de campo resultante de observação participante.  Na análise, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, com foco nas etapas empregadas por Bardin: pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos resultados. Os resultados apontaram que tanto a comunidade quilombola quanto os gestores apoiam e avaliam positivamente a implantação do Programa Mais Médicos. Em relação à atenção à saúde, os resultados mostraram a insuficiência dos serviços de saúde para garantir um atendimento equitativo e integral à saúde dos usuários quilombolas. Verificou-se uma fragilidade dos vínculos entre equipe da ESF e comunidade e uma inversão da lógica assistencial com maior procura pela atenção hospitalar. Os quilombolas afirmaram a existência de racismo e discriminação no atendimento. Assim, percebeu-se a necessidade dos serviços de saúde compreender as especificidades das demandas das comunidades quilombolas e suas características socioculturais e fomentar ações de combate ao racismo institucional para que sejam ofertados serviços que correspondam às necessidades e anseios desta população. 
id UFES-5_3f428e638bb32ad3967f9c8e199eea58
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/18737
network_acronym_str UFES-5
network_name_str Argumentum (Vitória)
repository_id_str
spelling Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no ParáO presente artigo teve como objetivo discutir a atenção à saúde em uma comunidade quilombola do Pará após implantação do Programa Mais Médicos. Realizou-se estudo de caso qualitativo, constituído por duas etapas: exploratória e de realização de coleta de dados na comunidade. Utilizou-se as técnicas de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação participante. Os atores chaves da pesquisa foram constituídos por usuários quilombolas, profissionais de saúde, gestores da secretaria municipal de saúde e representante do conselho municipal de saúde. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas, 24 com usuários quilombolas adultos, além de 01 grupo focal e anotações no diário de campo resultante de observação participante.  Na análise, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, com foco nas etapas empregadas por Bardin: pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos resultados. Os resultados apontaram que tanto a comunidade quilombola quanto os gestores apoiam e avaliam positivamente a implantação do Programa Mais Médicos. Em relação à atenção à saúde, os resultados mostraram a insuficiência dos serviços de saúde para garantir um atendimento equitativo e integral à saúde dos usuários quilombolas. Verificou-se uma fragilidade dos vínculos entre equipe da ESF e comunidade e uma inversão da lógica assistencial com maior procura pela atenção hospitalar. Os quilombolas afirmaram a existência de racismo e discriminação no atendimento. Assim, percebeu-se a necessidade dos serviços de saúde compreender as especificidades das demandas das comunidades quilombolas e suas características socioculturais e fomentar ações de combate ao racismo institucional para que sejam ofertados serviços que correspondam às necessidades e anseios desta população. Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES2018-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/1873710.18315/argumentum.v10i2.18737Argumentum; v. 10 n. 2 (2018): 135 anos sem Marx: desafios para a esquerda mundial; 203-219Argumentum; Vol. 10 No. 2 (2018): 135 anos sem Marx: desafios para a esquerda mundial; 203-2192176-957510.18315/argumentum.v10i2reponame:Argumentum (Vitória)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18737/14184Copyright (c) 2018 Argumentuminfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Lucélia LuizSantos, Leonor Maria Pacheco2018-08-31T20:11:27Zoai:periodicos.ufes.br:article/18737Revistahttp://periodicos.ufes.br/argumentumPUBhttps://periodicos.ufes.br/argumentum/oairevistaargumentum@ufes.br2176-95752176-9575opendoar:2018-08-31T20:11:27Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
title Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
spellingShingle Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
Pereira, Lucélia Luiz
title_short Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
title_full Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
title_fullStr Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
title_full_unstemmed Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
title_sort Programa Mais Médicos e Atenção à Saúde em uma comunidade quilombola no Pará
author Pereira, Lucélia Luiz
author_facet Pereira, Lucélia Luiz
Santos, Leonor Maria Pacheco
author_role author
author2 Santos, Leonor Maria Pacheco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lucélia Luiz
Santos, Leonor Maria Pacheco
description O presente artigo teve como objetivo discutir a atenção à saúde em uma comunidade quilombola do Pará após implantação do Programa Mais Médicos. Realizou-se estudo de caso qualitativo, constituído por duas etapas: exploratória e de realização de coleta de dados na comunidade. Utilizou-se as técnicas de entrevistas semiestruturadas, grupo focal e observação participante. Os atores chaves da pesquisa foram constituídos por usuários quilombolas, profissionais de saúde, gestores da secretaria municipal de saúde e representante do conselho municipal de saúde. Foram realizadas 30 entrevistas semiestruturadas, 24 com usuários quilombolas adultos, além de 01 grupo focal e anotações no diário de campo resultante de observação participante.  Na análise, adotou-se a técnica de análise de conteúdo, com foco nas etapas empregadas por Bardin: pré-análise, exploração do material, tratamento e interpretação dos resultados. Os resultados apontaram que tanto a comunidade quilombola quanto os gestores apoiam e avaliam positivamente a implantação do Programa Mais Médicos. Em relação à atenção à saúde, os resultados mostraram a insuficiência dos serviços de saúde para garantir um atendimento equitativo e integral à saúde dos usuários quilombolas. Verificou-se uma fragilidade dos vínculos entre equipe da ESF e comunidade e uma inversão da lógica assistencial com maior procura pela atenção hospitalar. Os quilombolas afirmaram a existência de racismo e discriminação no atendimento. Assim, percebeu-se a necessidade dos serviços de saúde compreender as especificidades das demandas das comunidades quilombolas e suas características socioculturais e fomentar ações de combate ao racismo institucional para que sejam ofertados serviços que correspondam às necessidades e anseios desta população. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18737
10.18315/argumentum.v10i2.18737
url https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18737
identifier_str_mv 10.18315/argumentum.v10i2.18737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/argumentum/article/view/18737/14184
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Argumentum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Argumentum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFES
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum; v. 10 n. 2 (2018): 135 anos sem Marx: desafios para a esquerda mundial; 203-219
Argumentum; Vol. 10 No. 2 (2018): 135 anos sem Marx: desafios para a esquerda mundial; 203-219
2176-9575
10.18315/argumentum.v10i2
reponame:Argumentum (Vitória)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Argumentum (Vitória)
collection Argumentum (Vitória)
repository.name.fl_str_mv Argumentum (Vitória) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv revistaargumentum@ufes.br
_version_ 1799319761597759488