Cantigas de lindô na comunidade remanescente de quilombola de Cocalinho: uma “pisada boa”
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39027 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um estudo das Cantigas de Lindô, elemento cultural da comunidade quilombola de Cocalinho, localizada no Município de Santa Fé do Araguaia, no Estado do Tocantins. O objetivo é estudar o léxico das Cantigas de Lindô dessa Comunidade a fim de desenvolver oficinas pedagógicas, baseadas na Teoria dos Campos Lexicais, para serem aplicadas nas aulas de Língua Portuguesa. Como pressupostos metodológicos, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa sob o olhar etnográfico. Além disso, utilizamos a metodologia decolonial, fundamentada em Walsh (2009) e ancorada pela pesquisa-ação, sob as vertentes de Baldissera (2001), Thiollent (2008), Renald e Sánchez (2015), Fuchs (2019) e Batista (2020). Para as discussões acerca da Teoria dos Campos Lexicais, pautamo-nos em Geckeler (1976), Coseriu (1977) e Abbade (2009 e 2012). A pesquisa revelou que as Cantigas de Lindô possuem um alto valor semântico, além de apresentar, por meio das formações docentes e das oficinas pedagógicas, a riqueza do saber e da cultura da comunidade quilombola de Cocalinho. |
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Cantigas de lindô na comunidade remanescente de quilombola de Cocalinho: uma “pisada boa” Lindô Songs in the remaining Quilombola Community of Cocalinho: a “good step”Lindô Songs.Lexical Field TheoryQuilombola Community of Cocalinho.Teacher’s EducationCantigas de Lindô.Teoria dos Campos Lexicais.Comunidade Quilombola de CocalinhoFormação DocenteEste trabalho apresenta os resultados de um estudo das Cantigas de Lindô, elemento cultural da comunidade quilombola de Cocalinho, localizada no Município de Santa Fé do Araguaia, no Estado do Tocantins. O objetivo é estudar o léxico das Cantigas de Lindô dessa Comunidade a fim de desenvolver oficinas pedagógicas, baseadas na Teoria dos Campos Lexicais, para serem aplicadas nas aulas de Língua Portuguesa. Como pressupostos metodológicos, optamos por realizar uma pesquisa qualitativa sob o olhar etnográfico. Além disso, utilizamos a metodologia decolonial, fundamentada em Walsh (2009) e ancorada pela pesquisa-ação, sob as vertentes de Baldissera (2001), Thiollent (2008), Renald e Sánchez (2015), Fuchs (2019) e Batista (2020). Para as discussões acerca da Teoria dos Campos Lexicais, pautamo-nos em Geckeler (1976), Coseriu (1977) e Abbade (2009 e 2012). A pesquisa revelou que as Cantigas de Lindô possuem um alto valor semântico, além de apresentar, por meio das formações docentes e das oficinas pedagógicas, a riqueza do saber e da cultura da comunidade quilombola de Cocalinho.This paper presents the results of Lindô Songs, a cultural element of the quilombola community of Cocalinho, located in the municipality of Santa Fé do Araguaia, in the State of Tocantins (Brazil). The objective is to study the lexicon of Lindô Songs of this Community in order to develop pedagogical workshops, based on the Lexical Fields Theory, to be applied in Portuguese Language classes. As methodological assumptions, we chose to conduct a qualitative research from the ethnographic perspective. In addition, we used the decolonial methodology, based on Walsh (2009), and anchored by an Action-research, by Baldissera (2001), Thiollent (2008), Renald and Sánchez (2015), Fuchs (2019), and Batista (2020). For discussions about the Lexical Field Theory, we were based on Geckeler (1976), Coseriu (1977), and Abbade (2009, 2011, 2012). Through the teaching formations and pedagogical workshops, the research revealed that Lindô Songs showed high semantic value, and richness of knowledge and culture of the quilombola community of Cocalinho.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3902710.47456/cl.v16i35.39027Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 16 n. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 94-112Revista (Con)Textos Linguísticos; Vol. 16 No. 35 (2022): Revista (Con)Textos Linguísticos - Estudos da linguagem e etnografias: caminhos percorridos, subversões e possibilidades; 94-1121982-291X2317-347510.47456/cl.v16i35reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/39027/26334Copyright (c) 2022 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Jane GuimarãesAndrade, Karylleila Santos2022-12-29T08:54:32Zoai:periodicos.ufes.br:article/39027Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2022-12-29T08:54:32Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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