Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, André Luiz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Massini-Cagliari, Gladis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35140
Resumo: Além de uma forma de transmitir significados de um falante para um ouvinte, a língua é também um meio pelo qual a idade, o gênero, a classe social, e a origem geográfica – enfim, a identidade – dos falantes se manifestam. Os falantes têm consciência disso e, ocasionalmente, manipulam seus marcadores linguísticos com fins estilísticos e retóricos. No campo da música popular, já se fala, há algumas décadas, sobre a mudança na pronúncia dos intérpretes, em uma tensão entre manifestação de identidade e acomodação a expectativas estilísticas e sociais, sendo o trabalho de Peter Trudgill (1983) um dos exemplos mais célebres. Neste artigo, argumentamos que qualquer estudo com intenção de explorar esse fenômeno deve tomar especial cuidado em relação às descrições dos dialetos linguísticos em questão, sob o risco de distorcer profundamente os resultados. Mostramos também como a análise da fala do intérprete, ao lado da análise da pronúncia na música, pode nos ajudar a chegar a interpretações menos óbvias dos dados colhidos. Para tanto, analisamos um corpus composto de canções de artistas que têm pouco em comum – a cantora brasileira Rita Lee e o grupo vocal britânico Spice Girls –­ bem como amostras de fala espontânea das intérpretes.
id UFES-6_ce3c2fa72c716fac4f1eeb0ec6437e06
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/35140
network_acronym_str UFES-6
network_name_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository_id_str
spelling Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popularMethodological questions regarding phonological accommodation in popular musicPhonostylisticsAccentPopular musicPronunciationFonoestilísticaSotaqueMúsica popularPronúnciaAlém de uma forma de transmitir significados de um falante para um ouvinte, a língua é também um meio pelo qual a idade, o gênero, a classe social, e a origem geográfica – enfim, a identidade – dos falantes se manifestam. Os falantes têm consciência disso e, ocasionalmente, manipulam seus marcadores linguísticos com fins estilísticos e retóricos. No campo da música popular, já se fala, há algumas décadas, sobre a mudança na pronúncia dos intérpretes, em uma tensão entre manifestação de identidade e acomodação a expectativas estilísticas e sociais, sendo o trabalho de Peter Trudgill (1983) um dos exemplos mais célebres. Neste artigo, argumentamos que qualquer estudo com intenção de explorar esse fenômeno deve tomar especial cuidado em relação às descrições dos dialetos linguísticos em questão, sob o risco de distorcer profundamente os resultados. Mostramos também como a análise da fala do intérprete, ao lado da análise da pronúncia na música, pode nos ajudar a chegar a interpretações menos óbvias dos dados colhidos. Para tanto, analisamos um corpus composto de canções de artistas que têm pouco em comum – a cantora brasileira Rita Lee e o grupo vocal britânico Spice Girls –­ bem como amostras de fala espontânea das intérpretes.More than a means of transmitting messages from a speaker to a listener, the language is also a means through which a speaker’s age, gender, social class and geographical origin – in other words, their identity – manifest. Speakers are aware of this and, occasionally, manipulate linguistic markers with stylistic and rhetorical ends. In popular music, the change in performers’ pronunciation and the tension between identity manifestation and accommodation to social and stylistic expectations has been a subject for some decades, the work of Peter Trudgill (1983) being one of the best-known examples. In this paper, we posit that any study aiming to explore such phenomenon must be especially careful regarding the description of the linguistic dialects in question, to avoid the risk of distorting the results deeply. We also show how analysing the performer’s speech, in addition to the pronunciation in song, may help us reach less obvious interpretations of the data collected. In order to do that, we analysed a corpus composed of songs by artist who have little in common – the Brazilian singer Rita Lee and the British vocal group Spice Girls – as well as spontaneous speech samples of the performers.Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/3514010.47456/cl.v15i30.35140Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 30 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto; 36-561982-291X2317-347510.47456/cl.v15i30reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35140/23712Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMachado, André LuizMassini-Cagliari, Gladis2021-07-27T02:51:46Zoai:periodicos.ufes.br:article/35140Revistahttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/PUBhttps://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/oai||meirelesalex@gmail.com2317-34751982-291Xopendoar:2021-07-27T02:51:46Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
Methodological questions regarding phonological accommodation in popular music
title Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
spellingShingle Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
Machado, André Luiz
Phonostylistics
Accent
Popular music
Pronunciation
Fonoestilística
Sotaque
Música popular
Pronúncia
title_short Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
title_full Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
title_fullStr Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
title_full_unstemmed Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
title_sort Questões metodológicas sobre a acomodação fonológica na música popular
author Machado, André Luiz
author_facet Machado, André Luiz
Massini-Cagliari, Gladis
author_role author
author2 Massini-Cagliari, Gladis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, André Luiz
Massini-Cagliari, Gladis
dc.subject.por.fl_str_mv Phonostylistics
Accent
Popular music
Pronunciation
Fonoestilística
Sotaque
Música popular
Pronúncia
topic Phonostylistics
Accent
Popular music
Pronunciation
Fonoestilística
Sotaque
Música popular
Pronúncia
description Além de uma forma de transmitir significados de um falante para um ouvinte, a língua é também um meio pelo qual a idade, o gênero, a classe social, e a origem geográfica – enfim, a identidade – dos falantes se manifestam. Os falantes têm consciência disso e, ocasionalmente, manipulam seus marcadores linguísticos com fins estilísticos e retóricos. No campo da música popular, já se fala, há algumas décadas, sobre a mudança na pronúncia dos intérpretes, em uma tensão entre manifestação de identidade e acomodação a expectativas estilísticas e sociais, sendo o trabalho de Peter Trudgill (1983) um dos exemplos mais célebres. Neste artigo, argumentamos que qualquer estudo com intenção de explorar esse fenômeno deve tomar especial cuidado em relação às descrições dos dialetos linguísticos em questão, sob o risco de distorcer profundamente os resultados. Mostramos também como a análise da fala do intérprete, ao lado da análise da pronúncia na música, pode nos ajudar a chegar a interpretações menos óbvias dos dados colhidos. Para tanto, analisamos um corpus composto de canções de artistas que têm pouco em comum – a cantora brasileira Rita Lee e o grupo vocal britânico Spice Girls –­ bem como amostras de fala espontânea das intérpretes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35140
10.47456/cl.v15i30.35140
url https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35140
identifier_str_mv 10.47456/cl.v15i30.35140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/35140/23712
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista (Con)Textos Linguísticos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo
dc.source.none.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos; v. 15 n. 30 (2021): Revista (Con)Textos Linguísticos - Qualidade de Voz na Fala e no Canto; 36-56
1982-291X
2317-3475
10.47456/cl.v15i30
reponame:Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
collection Revista (Con)Textos Linguísticos (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista (Con)Textos Linguísticos (Online) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv ||meirelesalex@gmail.com
_version_ 1789798862124220416