Milagre ou magia na Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7): uma epistemologia
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Romanitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18479 |
Resumo: | No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado. Os representantes do poder político-religioso judaico e também os que conheciam o cego ficam desconcertados perante o ato miraculoso realizado por Jesus e questionam-o quanto ao seu poder dizendo-lhe: “Você tem um demônio!” O objetivo deste artigo não é analisar a figura e o poder de Jesus, que age como um mago, um milagreiro ou um xamã popular, mas a prática usada para curar o cego: magia ou milagre? |
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Milagre ou magia na Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7): uma epistemologiaMiracle or magic in the Healing of the Blind One (Jo 9, 6-7): an epistemological commentaryMagicMiracleShamanismHealingEarly ChristianityMagiaMilagreXamanismoCuraCristianismo primitivoNo Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado). Ele vai lavar-se e volta de lá curado. Os representantes do poder político-religioso judaico e também os que conheciam o cego ficam desconcertados perante o ato miraculoso realizado por Jesus e questionam-o quanto ao seu poder dizendo-lhe: “Você tem um demônio!” O objetivo deste artigo não é analisar a figura e o poder de Jesus, que age como um mago, um milagreiro ou um xamã popular, mas a prática usada para curar o cego: magia ou milagre?In John’s Gospel (9, 6-7) there is the story of healing of a blind born. It refers to Jesus as a healer, who sends the man to wash himself in the pool of Siloam (which is by interpretation, Sent.). He came back seeing for the first time. The Jewish authorities knew the blind man and they were struck by the miracle and they challenged him, saying that it was due to the Devil. This paper does not study Jesus power as a magician, shaman or otherwise, but explores the ways and means used to heal: magic or miracle?Portal de Periódicos da Ufes2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/1847910.17648/rom.v0i9.18479Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 9 (2017): janeiro-junho; 51-64Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 9 (2017): janeiro-junho; 51-64Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 9 (2017): janeiro-junho; 51-64Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 9 (2017): janeiro-junho; 51-64Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 9 (2017): janeiro-junho; 51-642318-9304reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/18479/12415Copyright (c) 2017 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Maria Aparecida de AndradeFunari, Pedro Paulo A.2020-05-16T13:26:36Zoai:periodicos.ufes.br:article/18479Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2020-05-16T13:26:36Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
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