Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selvatici, Monica
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Romanitas
Texto Completo: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6251
Resumo: Este artigo tem por propósito analisar a retórica antijudaica em textos cristãos dos séculos I e II d. C. suscitada não por ataques de judeus à fé cristã, mas, diferentemente, pela repetida presença de cristãos judaizantes (que adotam regras da lei de Moisés não mais seguidas pela maioria dos cristãos). Tal retórica auxilia na construção de fronteiras entre cristãos e judeus e, nesse sentido, na elaboração de uma identidade cristã que deve ser distanciada do universo de costumes e práticas judaicos.
id UFES-7_7eb84ec2e72bf6dd217f07f7a2a77217
oai_identifier_str oai:periodicos.ufes.br:article/6251
network_acronym_str UFES-7
network_name_str Romanitas
repository_id_str
spelling Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.Constructing frontiers between Judaism and Christianity in the Roman Empire: the Judaizers and anti-Jewish rhetoric in the Christian movement of the centuries I and II ADCristianismoJudaísmoFronteirasRetórica antijudaicaChristianityJudaismFrontiersAnti-Jewish rhetoricEste artigo tem por propósito analisar a retórica antijudaica em textos cristãos dos séculos I e II d. C. suscitada não por ataques de judeus à fé cristã, mas, diferentemente, pela repetida presença de cristãos judaizantes (que adotam regras da lei de Moisés não mais seguidas pela maioria dos cristãos). Tal retórica auxilia na construção de fronteiras entre cristãos e judeus e, nesse sentido, na elaboração de uma identidade cristã que deve ser distanciada do universo de costumes e práticas judaicos.The purpose of this article is to analyze the anti-Jewish rhetoric in 1st and 2nd century CE through the Christian texts. Such rhetoric is not fostered by Jewish attacks against Christian faith, but, differently, by the constant presence of Christian Judaizers (those who used to follow Jewish commandments not observed by the majority of Christians anymore). It helps to construct frontiers between Christians and Jews and to craft Christian identity as something opposed to the realm of Jewish customs and practices.Portal de Periódicos da Ufes2013-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/625110.17648/rom.v0i1.6251Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 1 (2013): janeiro-junho; 23-372318-9304reponame:Romanitasinstname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESporhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6251/4563Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSelvatici, Monica2020-05-14T13:35:42Zoai:periodicos.ufes.br:article/6251Revistahttps://periodicos.ufes.br/romanitasPUBhttps://periodicos.ufes.br/romanitas/oaigil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com2318-93042318-9304opendoar:2020-05-14T13:35:42Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
Constructing frontiers between Judaism and Christianity in the Roman Empire: the Judaizers and anti-Jewish rhetoric in the Christian movement of the centuries I and II AD
title Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
spellingShingle Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
Selvatici, Monica
Cristianismo
Judaísmo
Fronteiras
Retórica antijudaica
Christianity
Judaism
Frontiers
Anti-Jewish rhetoric
title_short Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
title_full Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
title_fullStr Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
title_full_unstemmed Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
title_sort Construção de fronteiras entre o judaísmo e o cristianismo no Império Romano: os judaizantes e a retórica antijudaica no movimento cristão dos séculos I e II d.C.
author Selvatici, Monica
author_facet Selvatici, Monica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Selvatici, Monica
dc.subject.por.fl_str_mv Cristianismo
Judaísmo
Fronteiras
Retórica antijudaica
Christianity
Judaism
Frontiers
Anti-Jewish rhetoric
topic Cristianismo
Judaísmo
Fronteiras
Retórica antijudaica
Christianity
Judaism
Frontiers
Anti-Jewish rhetoric
description Este artigo tem por propósito analisar a retórica antijudaica em textos cristãos dos séculos I e II d. C. suscitada não por ataques de judeus à fé cristã, mas, diferentemente, pela repetida presença de cristãos judaizantes (que adotam regras da lei de Moisés não mais seguidas pela maioria dos cristãos). Tal retórica auxilia na construção de fronteiras entre cristãos e judeus e, nesse sentido, na elaboração de uma identidade cristã que deve ser distanciada do universo de costumes e práticas judaicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6251
10.17648/rom.v0i1.6251
url https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6251
identifier_str_mv 10.17648/rom.v0i1.6251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/6251/4563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da Ufes
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da Ufes
dc.source.none.fl_str_mv Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; N. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37
Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; n. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37
Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37
Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; Núm. 1 (2013): janeiro-junho; 23-37
Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos; No 1 (2013): janeiro-junho; 23-37
2318-9304
reponame:Romanitas
instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron:UFES
instname_str Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
instacron_str UFES
institution UFES
reponame_str Romanitas
collection Romanitas
repository.name.fl_str_mv Romanitas - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
repository.mail.fl_str_mv gil-ventura@uol.com.br || es.leir@gmail.com
_version_ 1754643149738737664