TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Duarte, Cátia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes Júnior, José Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Movimento (Niterói, Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890
Resumo: A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.
id UFF-11_f585ebae001f290fd50b7061ec43f4ea
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32890
network_acronym_str UFF-11
network_name_str Movimento (Niterói, Online)
repository_id_str
spelling TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médioA entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.ABEC2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3289010.22409/mov.v0i11.32890Movement - Education Journal; No. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249movimento - rivista di educazione; N. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249Movimento-revista de educação ; n. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-2492359-329610.22409/mov.v0i11reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFengporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22303https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22302Copyright (c) 2020 Cátia Pereira Duarte, José Francisco Fernandes Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Duarte, CátiaFernandes Júnior, José Francisco2020-05-25T01:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32890Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2020-05-25T01:08:45Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
title TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
spellingShingle TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
Pereira Duarte, Cátia
title_short TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
title_full TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
title_fullStr TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
title_full_unstemmed TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
title_sort TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
author Pereira Duarte, Cátia
author_facet Pereira Duarte, Cátia
Fernandes Júnior, José Francisco
author_role author
author2 Fernandes Júnior, José Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Duarte, Cátia
Fernandes Júnior, José Francisco
description A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890
10.22409/mov.v0i11.32890
url https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890
identifier_str_mv 10.22409/mov.v0i11.32890
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22303
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22302
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cátia Pereira Duarte, José Francisco Fernandes Júnior
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cátia Pereira Duarte, José Francisco Fernandes Júnior
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Movement - Education Journal; No. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249
REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249
movimento - rivista di educazione; N. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249
Movimento-revista de educação ; n. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249
2359-3296
10.22409/mov.v0i11
reponame:Movimento (Niterói, Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Movimento (Niterói, Online)
collection Movimento (Niterói, Online)
repository.name.fl_str_mv Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv ||Movimento.feuff@gmail.com
_version_ 1798329355945902080