TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Movimento (Niterói, Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890 |
Resumo: | A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas. |
id |
UFF-11_f585ebae001f290fd50b7061ec43f4ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32890 |
network_acronym_str |
UFF-11 |
network_name_str |
Movimento (Niterói, Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médioA entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas.ABEC2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/3289010.22409/mov.v0i11.32890Movement - Education Journal; No. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249movimento - rivista di educazione; N. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249Movimento-revista de educação ; n. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-2492359-329610.22409/mov.v0i11reponame:Movimento (Niterói, Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFengporhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22303https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22302Copyright (c) 2020 Cátia Pereira Duarte, José Francisco Fernandes Júniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Duarte, CátiaFernandes Júnior, José Francisco2020-05-25T01:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32890Revistahttps://periodicos.uff.br/revistamovimentoPUBhttps://periodicos.uff.br/revistamovimento/oai||Movimento.feuff@gmail.com2359-32961518-0344opendoar:2020-05-25T01:08:45Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
title |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
spellingShingle |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio Pereira Duarte, Cátia |
title_short |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
title_full |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
title_fullStr |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
title_full_unstemmed |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
title_sort |
TÉCNICAS DE CONCENTRAÇÃO, RELAXAMENTO E AUTOCONSCIÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA: as experiências extracurriculares que colaboram com um currículo intercultural no ensino médio |
author |
Pereira Duarte, Cátia |
author_facet |
Pereira Duarte, Cátia Fernandes Júnior, José Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes Júnior, José Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira Duarte, Cátia Fernandes Júnior, José Francisco |
description |
A entrada no Ensino Médio representa um novo e especial momento na vida de muitos estudantes em que, aos poucos, aparecerão novidades, desafios e descobertas, acompanhadas de sensações de insegurança, ansiedade, expectativa e cobrança por desempenho. Este texto relata vivências colaborativas entre profissionais da Educação Física e da Psicologia que, por meio de um currículo intercultural, desenvolveram técnicas de concentração, relaxamento e autoconsciência com 75 alunos de Ensino Médio de uma escola pública de Juiz de Fora (MG). Por meio de jogos cognitivos na escola, massagens com aparelhos e meditação em áreas verdes da cidade, elaboramos ágoras (módulos) semanais por trimestre do ano letivo, buscando bem-estar e qualidade de vida dos alunos, objetivos que foram alcançados, conforme indica a análise de conteúdo das avaliações das aulas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890 10.22409/mov.v0i11.32890 |
url |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890 |
identifier_str_mv |
10.22409/mov.v0i11.32890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22303 https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32890/22302 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cátia Pereira Duarte, José Francisco Fernandes Júnior info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cátia Pereira Duarte, José Francisco Fernandes Júnior |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
publisher.none.fl_str_mv |
ABEC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Movement - Education Journal; No. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249 REVISTA MOVIMIENTO; Núm. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249 movimento - rivista di educazione; N. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249 Movimento-revista de educação ; n. 11 (2019): Educação: lutas ante o conservadorismo; 236-249 2359-3296 10.22409/mov.v0i11 reponame:Movimento (Niterói, Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Movimento (Niterói, Online) |
collection |
Movimento (Niterói, Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Movimento (Niterói, Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||Movimento.feuff@gmail.com |
_version_ |
1798329355945902080 |