A determinação onto-societária no ato de educar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Verinotio |
Texto Completo: | https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42 |
Resumo: | Neste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Neste sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, a qual constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade. Palavras-chave: Sociabilidade – Educação – Individualidade – Atividade |
id |
UFF-14_894e92f69fa11817aef85eeaf39e6e18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/42 |
network_acronym_str |
UFF-14 |
network_name_str |
Verinotio |
repository_id_str |
|
spelling |
A determinação onto-societária no ato de educarNeste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Neste sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, a qual constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade. Palavras-chave: Sociabilidade – Educação – Individualidade – AtividadeUniversidade Federal Fluminense - UFF2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 1 (2004): Edição N°1; 121981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42/32Copyright (c) 2018 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Antônio José Lopes2019-03-12T23:52:01Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/42Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2019-03-12T23:52:01Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A determinação onto-societária no ato de educar |
title |
A determinação onto-societária no ato de educar |
spellingShingle |
A determinação onto-societária no ato de educar Alves, Antônio José Lopes |
title_short |
A determinação onto-societária no ato de educar |
title_full |
A determinação onto-societária no ato de educar |
title_fullStr |
A determinação onto-societária no ato de educar |
title_full_unstemmed |
A determinação onto-societária no ato de educar |
title_sort |
A determinação onto-societária no ato de educar |
author |
Alves, Antônio José Lopes |
author_facet |
Alves, Antônio José Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Antônio José Lopes |
description |
Neste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Neste sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, a qual constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade. Palavras-chave: Sociabilidade – Educação – Individualidade – Atividade |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42 |
url |
https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42/32 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense - UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense - UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 1 (2004): Edição N°1; 12 1981-061X reponame:Verinotio instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Verinotio |
collection |
Verinotio |
repository.name.fl_str_mv |
Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com |
_version_ |
1754644429000409088 |