A determinação onto-societária no ato de educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Antônio José Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42
Resumo: Neste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Neste sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, a qual constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade. Palavras-chave: Sociabilidade – Educação – Individualidade – Atividade
id UFF-14_894e92f69fa11817aef85eeaf39e6e18
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/42
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling A determinação onto-societária no ato de educarNeste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Neste sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, a qual constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade. Palavras-chave: Sociabilidade – Educação – Individualidade – AtividadeUniversidade Federal Fluminense - UFF2018-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 1 (2004): Edição N°1; 121981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42/32Copyright (c) 2018 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Antônio José Lopes2019-03-12T23:52:01Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/42Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2019-03-12T23:52:01Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A determinação onto-societária no ato de educar
title A determinação onto-societária no ato de educar
spellingShingle A determinação onto-societária no ato de educar
Alves, Antônio José Lopes
title_short A determinação onto-societária no ato de educar
title_full A determinação onto-societária no ato de educar
title_fullStr A determinação onto-societária no ato de educar
title_full_unstemmed A determinação onto-societária no ato de educar
title_sort A determinação onto-societária no ato de educar
author Alves, Antônio José Lopes
author_facet Alves, Antônio José Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Antônio José Lopes
description Neste artigo desejamos discutir os principais pressupostos teóricos e sociais das mais recentes propostas pedagógicas, bem como as conseqüências reais destes para a prática educacional. Neste sentido, tentaremos trazer à luz o caráter contraditório da forma social contemporânea, a qual constitui o solo do qual nascem, de modo inconsciente ou não, as perspectivas aqui criticadas. A presente investigação crítica tenciona também propor, ao mostrar os limites e aspectos mais fracos das referidas posições, a recuperação da prática educacional como exercício de formação da individualidade. Palavras-chave: Sociabilidade – Educação – Individualidade – Atividade
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/42/32
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 1 (2004): Edição N°1; 12
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1754644429000409088