Quando a ontologia é levada a sério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Vitor Bartoletti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Verinotio
Texto Completo: https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/189
Resumo: FORTES, Ronaldo Vielmi. As novas vias da ontologia em György Lukács: as bases ontológicas do conhecimento. Saardbrüeken: Novas Edições Acadêmicas, 2013. 314 p. Talvez seja muito peculiar a recepção da obra Para uma ontologia do ser social, de György Lukács, no Brasil: pode-se dizer sem medo que se trata de uma obra de grande vulto e que contribui enormemente para o embate filosófico dentro e fora do marxismo, como vem apontando, sobretudo, Nicolas Tertulian; porém, em terras tupiniquins, a obra é estudada, sobretudo, nos cursos de serviço social e de sociologia do trabalho, e não nos de filosofia. O lado bom é que o debate filosófico, tantas vezes segmentado dos demais campos das humanidades, vê- se atrelado a estas novamente pelos pesquisadores de serviço social, por exemplo. No entanto, na medida mesma em que isso se dá, não raro, busca-se “aplicar” a ontologia lukacsiana, não se tomando o cuidado suficiente com as determinações reais e efetivas do pensamento do autor húngaro.
id UFF-14_eb2153ff75e67bc50fea803c112df861
oai_identifier_str oai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/189
network_acronym_str UFF-14
network_name_str Verinotio
repository_id_str
spelling Quando a ontologia é levada a sérioFORTES, Ronaldo Vielmi. As novas vias da ontologia em György Lukács: as bases ontológicas do conhecimento. Saardbrüeken: Novas Edições Acadêmicas, 2013. 314 p. Talvez seja muito peculiar a recepção da obra Para uma ontologia do ser social, de György Lukács, no Brasil: pode-se dizer sem medo que se trata de uma obra de grande vulto e que contribui enormemente para o embate filosófico dentro e fora do marxismo, como vem apontando, sobretudo, Nicolas Tertulian; porém, em terras tupiniquins, a obra é estudada, sobretudo, nos cursos de serviço social e de sociologia do trabalho, e não nos de filosofia. O lado bom é que o debate filosófico, tantas vezes segmentado dos demais campos das humanidades, vê- se atrelado a estas novamente pelos pesquisadores de serviço social, por exemplo. No entanto, na medida mesma em que isso se dá, não raro, busca-se “aplicar” a ontologia lukacsiana, não se tomando o cuidado suficiente com as determinações reais e efetivas do pensamento do autor húngaro.Universidade Federal Fluminense - UFF2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/189Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 18 (2014): Edição N°18; 31981-061Xreponame:Verinotioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/189/179Sartori, Vitor Bartolettiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-21T15:06:28Zoai:http://verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oai:article/189Revistahttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotioPRIhttps://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/oairevistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com1981-061X1981-061Xopendoar:2023-04-21T15:06:28Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a ontologia é levada a sério
title Quando a ontologia é levada a sério
spellingShingle Quando a ontologia é levada a sério
Sartori, Vitor Bartoletti
title_short Quando a ontologia é levada a sério
title_full Quando a ontologia é levada a sério
title_fullStr Quando a ontologia é levada a sério
title_full_unstemmed Quando a ontologia é levada a sério
title_sort Quando a ontologia é levada a sério
author Sartori, Vitor Bartoletti
author_facet Sartori, Vitor Bartoletti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Vitor Bartoletti
description FORTES, Ronaldo Vielmi. As novas vias da ontologia em György Lukács: as bases ontológicas do conhecimento. Saardbrüeken: Novas Edições Acadêmicas, 2013. 314 p. Talvez seja muito peculiar a recepção da obra Para uma ontologia do ser social, de György Lukács, no Brasil: pode-se dizer sem medo que se trata de uma obra de grande vulto e que contribui enormemente para o embate filosófico dentro e fora do marxismo, como vem apontando, sobretudo, Nicolas Tertulian; porém, em terras tupiniquins, a obra é estudada, sobretudo, nos cursos de serviço social e de sociologia do trabalho, e não nos de filosofia. O lado bom é que o debate filosófico, tantas vezes segmentado dos demais campos das humanidades, vê- se atrelado a estas novamente pelos pesquisadores de serviço social, por exemplo. No entanto, na medida mesma em que isso se dá, não raro, busca-se “aplicar” a ontologia lukacsiana, não se tomando o cuidado suficiente com as determinações reais e efetivas do pensamento do autor húngaro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/189
url https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.verinotio.org/sistema/index.php/verinotio/article/view/189/179
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense - UFF
dc.source.none.fl_str_mv Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas; n. 18 (2014): Edição N°18; 3
1981-061X
reponame:Verinotio
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Verinotio
collection Verinotio
repository.name.fl_str_mv Verinotio - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistaverinotio@gmail.com || roger_f_silva@hotmail.com
_version_ 1798044868388323328