Fight, cinema and clinic, a case of perversion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Eduardo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Migliorin, Cezar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Poiésis (Niterói. Online)
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/60101
Resumo: With two central arguments we approach the relationship between cinema and contemporary clinical practice. 1) Something happens in cinema that invites us to look at it as a field of possibilities for thinking subjective processes and the clinic of the unconscious today. 2) Subjective and aesthetic events demand us to see the hot and powerful facet of the perversion intercessor. It is with the film Dry Ground Burning (2022), by Joana Pimenta and Adirley Queiroz that we cover these two arguments.
id UFF-16_91750e41305fa7ee253c7ea7c1355e01
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60101
network_acronym_str UFF-16
network_name_str Poiésis (Niterói. Online)
repository_id_str
spelling Fight, cinema and clinic, a case of perversionLucha, cine y clínica, un caso de perversionLuta, cinema e clinica, um caso de perversãoclinicBrazilian cinemaperversionclínicacine brasileñoperversiónclínicacinema brasileiroperversãoWith two central arguments we approach the relationship between cinema and contemporary clinical practice. 1) Something happens in cinema that invites us to look at it as a field of possibilities for thinking subjective processes and the clinic of the unconscious today. 2) Subjective and aesthetic events demand us to see the hot and powerful facet of the perversion intercessor. It is with the film Dry Ground Burning (2022), by Joana Pimenta and Adirley Queiroz that we cover these two arguments.Con dos argumentos centrales abordamos la relación entre cine y práctica clínica contemporánea. 1) Algo sucede en el cine que nos invita a mirarlo como un campo de posibilidades para pensar los procesos subjetivos y la clínica del inconsciente hoy. 2) Acontecimientos subjetivos y estéticos nos exigen ver la faceta caliente y poderosa del intercesor de la perversión. Es con la película Dry Ground Burning (2022), de Joana Pimenta y Adirley Queiroz, que abordamos estos dos argumentos.Com dois argumentos centrais nos colocamos a pensar a relação do cinema com a clínica contemporânea. 1) Algo se passa no cinema que nos convida a olhar para ele como um campo de possíveis para pensar os processos subjetivos e a clínica do inconsciente hoje. 2) Acontecimentos subjetivos e estéticos nos demandam a ver a faceta quente e potente do intercessor perversão. É com o filme Mato Seco em Chamas (2022), de Joana Pimenta e Adirley Queiroz que percorremos esses dois argumentos.Editora do PPGCA-UFF2024-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/6010110.22409/poiesis.v24i42.60101REVISTA POIÉSIS; Vol. 24 No. 42 (2023): Science, Art, and Movement: from the Ancient to the Contemporary; 175-186REVISTA POIÉSIS; Vol. 24 Núm. 42 (2023): Ciencia, arte y movimiento: de lo ancestral a lo contemporáneo; 175-186REVISTA POIÉSIS; v. 24 n. 42 (2023): Ciência, arte e movimento: do ancestral ao contemporâneo ; 175-1862177-8566reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/60101/36430Copyright (c) 2023 Cezar Migliorinhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPassos, Eduardo Migliorin, Cezar2024-03-13T12:36:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/60101Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2024-03-13T12:36:42Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fight, cinema and clinic, a case of perversion
Lucha, cine y clínica, un caso de perversion
Luta, cinema e clinica, um caso de perversão
title Fight, cinema and clinic, a case of perversion
spellingShingle Fight, cinema and clinic, a case of perversion
Passos, Eduardo
clinic
Brazilian cinema
perversion
clínica
cine brasileño
perversión
clínica
cinema brasileiro
perversão
title_short Fight, cinema and clinic, a case of perversion
title_full Fight, cinema and clinic, a case of perversion
title_fullStr Fight, cinema and clinic, a case of perversion
title_full_unstemmed Fight, cinema and clinic, a case of perversion
title_sort Fight, cinema and clinic, a case of perversion
author Passos, Eduardo
author_facet Passos, Eduardo
Migliorin, Cezar
author_role author
author2 Migliorin, Cezar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passos, Eduardo
Migliorin, Cezar
dc.subject.por.fl_str_mv clinic
Brazilian cinema
perversion
clínica
cine brasileño
perversión
clínica
cinema brasileiro
perversão
topic clinic
Brazilian cinema
perversion
clínica
cine brasileño
perversión
clínica
cinema brasileiro
perversão
description With two central arguments we approach the relationship between cinema and contemporary clinical practice. 1) Something happens in cinema that invites us to look at it as a field of possibilities for thinking subjective processes and the clinic of the unconscious today. 2) Subjective and aesthetic events demand us to see the hot and powerful facet of the perversion intercessor. It is with the film Dry Ground Burning (2022), by Joana Pimenta and Adirley Queiroz that we cover these two arguments.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/60101
10.22409/poiesis.v24i42.60101
url https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/60101
identifier_str_mv 10.22409/poiesis.v24i42.60101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/60101/36430
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Cezar Migliorin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Cezar Migliorin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
publisher.none.fl_str_mv Editora do PPGCA-UFF
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA POIÉSIS; Vol. 24 No. 42 (2023): Science, Art, and Movement: from the Ancient to the Contemporary; 175-186
REVISTA POIÉSIS; Vol. 24 Núm. 42 (2023): Ciencia, arte y movimiento: de lo ancestral a lo contemporáneo; 175-186
REVISTA POIÉSIS; v. 24 n. 42 (2023): Ciência, arte e movimento: do ancestral ao contemporâneo ; 175-186
2177-8566
reponame:Poiésis (Niterói. Online)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Poiésis (Niterói. Online)
collection Poiésis (Niterói. Online)
repository.name.fl_str_mv Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br
_version_ 1797220419180167168