Dizer o indizível: histeria e heteronímia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Poiésis (Niterói. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26920 |
Resumo: | Em uma de suas últimas correspondências, Fernando Pessoa apresentou um diagnóstico de si com o intuito de explicar a gênese da heteronímia, procedimento que o tornara notável entre os poetas de sua geração. Apontando a histeria como sintoma disparador da produção de seus outros “eus”, o poeta remete a origem dos heterônimos a um impulso orgânico para a despersonalização, que o permitiria alcançar um campo de indiscernibilidade entre sua própria personalidade e as de suas simulações. A partir de sua autoclassificação como histérico, tendo em vista a intensidade de sua produção, investigamos a potência de elementos referidos à histeria para pensar a literatura e a arte em geral, aproximando sua perspectiva às análises feitas por Gilles Deleuze de Francis Bacon. Desta forma, a heteronímia poderia ser entendida como o produto da tensão imposta à unidade do sujeito, que passa a vacilar diante das forças pré-individuais que o povoam. |
id |
UFF-16_e113f70d7f87d6151d556c1e495a1cec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26920 |
network_acronym_str |
UFF-16 |
network_name_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dizer o indizível: histeria e heteronímiahisteriaFernando PessoaGilles Deleuzefilosofia contemporânealiteratura portuguesaEm uma de suas últimas correspondências, Fernando Pessoa apresentou um diagnóstico de si com o intuito de explicar a gênese da heteronímia, procedimento que o tornara notável entre os poetas de sua geração. Apontando a histeria como sintoma disparador da produção de seus outros “eus”, o poeta remete a origem dos heterônimos a um impulso orgânico para a despersonalização, que o permitiria alcançar um campo de indiscernibilidade entre sua própria personalidade e as de suas simulações. A partir de sua autoclassificação como histérico, tendo em vista a intensidade de sua produção, investigamos a potência de elementos referidos à histeria para pensar a literatura e a arte em geral, aproximando sua perspectiva às análises feitas por Gilles Deleuze de Francis Bacon. Desta forma, a heteronímia poderia ser entendida como o produto da tensão imposta à unidade do sujeito, que passa a vacilar diante das forças pré-individuais que o povoam.Editora do PPGCA-UFF2018-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/2692010.22409/poiesis.1319.119-135REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 No. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 119-135REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 Núm. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 119-135REVISTA POIÉSIS; v. 13 n. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 119-1352177-856610.22409/poiesis.1319reponame:Poiésis (Niterói. Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26920/15627Copyright (c) 2018 Gabriel Cid de Garciainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Gabriel Cid de2018-10-06T21:40:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/26920Revistahttps://periodicos.uff.br/poiesisPUBhttps://periodicos.uff.br/poiesis/oaipoiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br2177-85661517-5677opendoar:2018-10-06T21:40:22Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
title |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
spellingShingle |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia Garcia, Gabriel Cid de histeria Fernando Pessoa Gilles Deleuze filosofia contemporânea literatura portuguesa |
title_short |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
title_full |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
title_fullStr |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
title_full_unstemmed |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
title_sort |
Dizer o indizível: histeria e heteronímia |
author |
Garcia, Gabriel Cid de |
author_facet |
Garcia, Gabriel Cid de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Gabriel Cid de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
histeria Fernando Pessoa Gilles Deleuze filosofia contemporânea literatura portuguesa |
topic |
histeria Fernando Pessoa Gilles Deleuze filosofia contemporânea literatura portuguesa |
description |
Em uma de suas últimas correspondências, Fernando Pessoa apresentou um diagnóstico de si com o intuito de explicar a gênese da heteronímia, procedimento que o tornara notável entre os poetas de sua geração. Apontando a histeria como sintoma disparador da produção de seus outros “eus”, o poeta remete a origem dos heterônimos a um impulso orgânico para a despersonalização, que o permitiria alcançar um campo de indiscernibilidade entre sua própria personalidade e as de suas simulações. A partir de sua autoclassificação como histérico, tendo em vista a intensidade de sua produção, investigamos a potência de elementos referidos à histeria para pensar a literatura e a arte em geral, aproximando sua perspectiva às análises feitas por Gilles Deleuze de Francis Bacon. Desta forma, a heteronímia poderia ser entendida como o produto da tensão imposta à unidade do sujeito, que passa a vacilar diante das forças pré-individuais que o povoam. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26920 10.22409/poiesis.1319.119-135 |
url |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26920 |
identifier_str_mv |
10.22409/poiesis.1319.119-135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/26920/15627 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gabriel Cid de Garcia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Gabriel Cid de Garcia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora do PPGCA-UFF |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 No. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 119-135 REVISTA POIÉSIS; Vol. 13 Núm. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 119-135 REVISTA POIÉSIS; v. 13 n. 19 (2012): A dimensão educativa da arte; 119-135 2177-8566 10.22409/poiesis.1319 reponame:Poiésis (Niterói. Online) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Poiésis (Niterói. Online) |
collection |
Poiésis (Niterói. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Poiésis (Niterói. Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
poiesis.uff@gmail.com||oliveira@vm.uff.br |
_version_ |
1797220417588428800 |