Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amendoeira, Maria Cristina Reis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, Ana Lucia, Azevedo, Lúcia Maria Soares, Leal, Erotildes Maria
Tipo de documento:
Idioma: por
Título da fonte: Diversitates
Texto Completo: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392
Resumo: Medicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem.
id UFF-17_d9825908b2863400893f73ce39e41928
oai_identifier_str oai:ojs.uff.br:article/392
network_acronym_str UFF-17
network_name_str Diversitates
repository_id_str
spelling Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJCiências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; DocentesMedicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de MedicinaMedicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem.Universidade Federal FluminenseAmendoeira, Maria Cristina ReisFerreira, Ana LuciaAzevedo, Lúcia Maria SoaresLeal, Erotildes Maria2021-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/39210.53357/GPAF2725DIVERSITATES International Journal; v. 13, n. 3 (2021): Diversitates, Vol. 13, N. 3 - Medicina Narrativa (2021)1984-5073reponame:Diversitatesinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392/Reflex%C3%B5es%20sobre%20Oficina%20em%20Medicina%20NarrativaDireitos autorais 2021 Maria Cristina Reis Amendoeira, Ana Lucia Ferreira, Lúcia Maria Soares Azevedo, Erotildes Maria Lealhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-24T13:32:00ZRevistahttp://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1PUB
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
title Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
spellingShingle Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
Amendoeira, Maria Cristina Reis
Ciências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; Docentes
Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina
title_short Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
title_full Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
title_fullStr Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
title_full_unstemmed Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
title_sort Reflexões sobre Oficina em Medicina Narrativa para Docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ
author Amendoeira, Maria Cristina Reis
author_facet Amendoeira, Maria Cristina Reis
Ferreira, Ana Lucia
Azevedo, Lúcia Maria Soares
Leal, Erotildes Maria
author_role author
author2 Ferreira, Ana Lucia
Azevedo, Lúcia Maria Soares
Leal, Erotildes Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amendoeira, Maria Cristina Reis
Ferreira, Ana Lucia
Azevedo, Lúcia Maria Soares
Leal, Erotildes Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; Docentes
Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina
topic Ciências da Saúde; Educação Médica; Métodos de Ensino; Medicina Narrativa; Docentes
Medicina Narrativa; Educação Médica; Docentes de Medicina
description Medicina Narrativa é uma metodologia que dá centralidade à experiência do paciente e contribui para o desenvolvimento de competências clínicas centradas na pessoa. Tal aprendizado requer capacitação discente e docente. Relata-se a experiência de uma oficina, cujo propósito foi apresentar esta abordagem a docentes da Faculdade de Medicina da UFRJ. Os passos da oficina, com 19 participantes, estão descritos. O texto The Patient Examines The Doctor, de Broyard, foi usado como disparador. A ferramenta – Medicina Narrativa - desconhecida pela maioria dos participantes, gerou debate sobre a necessidade de articular o ensino dos aspectos biológicos da doença aos aspectos subjetivos, culturais e sociais da experiência do adoecer, promoveu momentos de autoconhecimento e comunhão entre os docentes e evidenciou a relevância do uso de metodologias ativas e reflexivas no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format
status_str
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392
10.53357/GPAF2725
url http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392
identifier_str_mv 10.53357/GPAF2725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/392/Reflex%C3%B5es%20sobre%20Oficina%20em%20Medicina%20Narrativa
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
dc.source.none.fl_str_mv DIVERSITATES International Journal; v. 13, n. 3 (2021): Diversitates, Vol. 13, N. 3 - Medicina Narrativa (2021)
1984-5073
reponame:Diversitates
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Diversitates
collection Diversitates
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820586359848961