Dos Fios que Desafiam Significados no Mundo: Notas Antropológicas Sobre Poéticas e Políticas de Morte e de Vida
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Antropolítica (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42120 |
Resumo: | A obra da artista visual Rosana Paulino tematiza de modo original as conexões entre cultura visual e preconceito de raça e gênero no Brasil contemporâneo. Partindo dos conceitos de biopolítica e necropolítica, formulados por filósofos e historiadores de outros continentes, encontramos o conceito de bio-necropolítica à brasileira (LIMA, 2018), que nos ajuda a refletir sobre os impactos de longa duração de práticas, ideias e estereótipos forjados durante o período escravocrata. Todavia, a antropologia nos permite compreender que a perdurabilidade de dispositivos racistas e misóginos é incapaz de encobrir completamente projetos de resistência, luta e transformação da realidade, tomados como expressões de estilos singulares de criatividade-invenção (WAGNER, 2012). Ao colocarmos em relação algumas obras de Rosana Paulino e certas ideias formuladas pela intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez, percebemos que o alcance do trabalho da artista extrapola o mundo das artes e interessa também a uma antropologia que se indaga sobre os meandros das relações de poder. |
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Dos Fios que Desafiam Significados no Mundo: Notas Antropológicas Sobre Poéticas e Políticas de Morte e de VidaCultura e poderArtes visuaisRosana PaulinoLélia GonzalezCriatividadeA obra da artista visual Rosana Paulino tematiza de modo original as conexões entre cultura visual e preconceito de raça e gênero no Brasil contemporâneo. Partindo dos conceitos de biopolítica e necropolítica, formulados por filósofos e historiadores de outros continentes, encontramos o conceito de bio-necropolítica à brasileira (LIMA, 2018), que nos ajuda a refletir sobre os impactos de longa duração de práticas, ideias e estereótipos forjados durante o período escravocrata. Todavia, a antropologia nos permite compreender que a perdurabilidade de dispositivos racistas e misóginos é incapaz de encobrir completamente projetos de resistência, luta e transformação da realidade, tomados como expressões de estilos singulares de criatividade-invenção (WAGNER, 2012). Ao colocarmos em relação algumas obras de Rosana Paulino e certas ideias formuladas pela intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez, percebemos que o alcance do trabalho da artista extrapola o mundo das artes e interessa também a uma antropologia que se indaga sobre os meandros das relações de poder.Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal Fluminense2021-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/4212010.22409/antropolitica2021.i51.a42120Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia; n. 51 (2021): JAN/FEV/MAR/ABR2179-73311414-737810.22409/antropolitica2021.i51reponame:Antropolítica (Online)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42120/29804https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/42120/30423Copyright (c) 2021 Antropolítica Revista Contemporânea de Antropologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTempesta, Giovana Acacia2021-09-16T23:25:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42120Revistahttp://www.revistas.uff.br/index.php/antropoliticaPUBhttps://periodicos.uff.br/antropolitica/oaiperiodicos@proppi.uff.br||antropoliticauff@gmail.com||lauragraziela@gmail.com2179-73312179-7331opendoar:2021-09-16T23:25:54Antropolítica (Online) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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