A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rufino Castro, Matheus
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gawryszewski, Bruno, Azevedo Dias, Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trabalho necessário
Texto Completo: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456
Resumo: This study aims to understand the process of entrepreneurship in education, from the ideology of entrepreneurship in public schools and its relationship with our peculiar condition of a country of dependent capitalism, in the face of the crisis of capitalism itself.  To do so, we investigate how entrepreneurship was raised to the condition of structuring axis of the Formative Itineraries in the Reform of High School, as well as its prominence in the educational policies of the state of Rio de Janeiro, configuring its centrality as an ideological response of the bourgeoisie to the crisis of capital
id UFF-20_c0264aebc91c171e44c87888b641e9ba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53456
network_acronym_str UFF-20
network_name_str Trabalho necessário
repository_id_str
spelling A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIROThis study aims to understand the process of entrepreneurship in education, from the ideology of entrepreneurship in public schools and its relationship with our peculiar condition of a country of dependent capitalism, in the face of the crisis of capitalism itself.  To do so, we investigate how entrepreneurship was raised to the condition of structuring axis of the Formative Itineraries in the Reform of High School, as well as its prominence in the educational policies of the state of Rio de Janeiro, configuring its centrality as an ideological response of the bourgeoisie to the crisis of capitalEste artículo pretende comprender el proceso de empresariamento en la educación desde la ideología del emprendimiento en las escuelas públicas y su relación con nuestra peculiar condición de país de capitalismo dependiente frente a la crisis del propio capitalismo. Para ello, investigamos cómo el emprendimiento fue elevado a la condición de eje estructurador de los Itinerarios Formativos en la Reforma de la Enseñanza Media, así como su protagonismo en las políticas educativas del estado de Río de Janeiro, configurando su centralidad como una respuesta ideológica de la burguesía a la crisis del capitalEste estudo visa compreender o processo de difusão da ideologia do empreendedorismo nas escolas públicas e a sua relação com a nossa condição peculiar de um país de capitalismo dependente, diante da crise do próprio capitalismo. Para tanto, investigamos por meio de análise teórico-conceitual e consulta a documentos, como o empreendedorismo foi alçado à condição de eixo estruturante dos Itinerários Formativos na Reforma do Ensino Médio, bem como o seu destaque nas políticas educacionais do estado do Rio de Janeiro, configurando a sua centralidade enquanto resposta ideológica da burguesia à crise do capital. Palavras-chave: Empreendedorismo. Ideologia. Reforma do Ensino Médio. Trabalho-Educação.ABEC2022-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/5345610.22409/tn.v20i42.53456Revista Trabalho Necessário; v. 20 n. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador; 01-251808-799X10.22409/tn.v20i42reponame:Trabalho necessárioinstname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFFporhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32436https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32437Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessáriohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRufino Castro, MatheusGawryszewski, BrunoAzevedo Dias, Catarina2022-07-22T00:01:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/53456Revistahttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessarioPUBhttps://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/oairevistatrabalhonecessario@gmail.com1808-799X1808-799Xopendoar:2022-07-22T00:01:51Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
title A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
spellingShingle A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Rufino Castro, Matheus
title_short A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
title_full A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
title_fullStr A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
title_full_unstemmed A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
title_sort A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
author Rufino Castro, Matheus
author_facet Rufino Castro, Matheus
Gawryszewski, Bruno
Azevedo Dias, Catarina
author_role author
author2 Gawryszewski, Bruno
Azevedo Dias, Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rufino Castro, Matheus
Gawryszewski, Bruno
Azevedo Dias, Catarina
description This study aims to understand the process of entrepreneurship in education, from the ideology of entrepreneurship in public schools and its relationship with our peculiar condition of a country of dependent capitalism, in the face of the crisis of capitalism itself.  To do so, we investigate how entrepreneurship was raised to the condition of structuring axis of the Formative Itineraries in the Reform of High School, as well as its prominence in the educational policies of the state of Rio de Janeiro, configuring its centrality as an ideological response of the bourgeoisie to the crisis of capital
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456
10.22409/tn.v20i42.53456
url https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456
identifier_str_mv 10.22409/tn.v20i42.53456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32436
https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/53456/32437
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Trabalho Necessário
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ABEC
publisher.none.fl_str_mv ABEC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Trabalho Necessário; v. 20 n. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador; 01-25
1808-799X
10.22409/tn.v20i42
reponame:Trabalho necessário
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Trabalho necessário
collection Trabalho necessário
repository.name.fl_str_mv Trabalho necessário - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv revistatrabalhonecessario@gmail.com
_version_ 1797066991900557312