Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Victor da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1751
Resumo: O presente trabalho visou mostrar a relação entre turismo e educação, considerando as visitas guiadas que acontecem no Museu do Estádio do Maracanã, mais especificamente com o projeto Maraca Junior. Assim, levantou-se como questão norteadora: em que medida as visitas realizadas no museu do estádio do Maracanã, por meio de proposta de turismo pedagógico voltado às escolas de educação básica e ensino profissionalizante, servem para destacar o museu como espaço educativo? Com isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um estudo sobre a relação turismo e educação a partir do Museu do Estádio do Maracanã, tendo em vista compreendê-lo como espaço lúdico e educativo. Os objetivos específicos são: investigar as teorias sobre turismo e educação com a finalidade de se destacar o museu como espaço de educação não-formal; descrever a visitação ao estádio do Maracanã, tendo em vista destacar não apenas a infraestrutura do equipamento turístico, mas principalmente o serviço educativo; e, por fim, analisar se a proposta educativa do museu tem o cuidado de equilibrar aspectos educativos e lúdicos, buscando melhor experiência cultural e turística para os visitantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando a técnica da observação sistemática e uma breve entrevista com a responsável da visita, para tentar compreender como os funcionários do museu lidam com o caráter pedagógico dessas visitas, cujo público especial são de alunos de escola de ensino básico, ONGs ou instituições de ensino profissionalizante. Buscou-se compreender e se comprovou que o estádio, além de funcionar como espaço de lazer, possui o museu que agrega valor educativo na experiência cultural turística
id UFF-2_007b96644c34ae9fe4086f04a1f1f86c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1751
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do MaracanãEducaçãoTurismo pedagógicoMaracanãMuseu e lazerMuseusEducaçãoTurismoEducationEducational tourismMaracanãMuseum and leisureO presente trabalho visou mostrar a relação entre turismo e educação, considerando as visitas guiadas que acontecem no Museu do Estádio do Maracanã, mais especificamente com o projeto Maraca Junior. Assim, levantou-se como questão norteadora: em que medida as visitas realizadas no museu do estádio do Maracanã, por meio de proposta de turismo pedagógico voltado às escolas de educação básica e ensino profissionalizante, servem para destacar o museu como espaço educativo? Com isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um estudo sobre a relação turismo e educação a partir do Museu do Estádio do Maracanã, tendo em vista compreendê-lo como espaço lúdico e educativo. Os objetivos específicos são: investigar as teorias sobre turismo e educação com a finalidade de se destacar o museu como espaço de educação não-formal; descrever a visitação ao estádio do Maracanã, tendo em vista destacar não apenas a infraestrutura do equipamento turístico, mas principalmente o serviço educativo; e, por fim, analisar se a proposta educativa do museu tem o cuidado de equilibrar aspectos educativos e lúdicos, buscando melhor experiência cultural e turística para os visitantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando a técnica da observação sistemática e uma breve entrevista com a responsável da visita, para tentar compreender como os funcionários do museu lidam com o caráter pedagógico dessas visitas, cujo público especial são de alunos de escola de ensino básico, ONGs ou instituições de ensino profissionalizante. Buscou-se compreender e se comprovou que o estádio, além de funcionar como espaço de lazer, possui o museu que agrega valor educativo na experiência cultural turísticaThe present work showed the relation between tourism and education, considering the guided tours that happens in the museum of the Maracanã Stadium, specifically with the project Maraca Junior. Thinking about this, the main question is: how the museum of Maracanã stadium, thinking about the purpose of educational tourism related to basic school’s and vocational institutions’, is related to highlight the museum as an educational place? So the main objective of this work is conduct a study about the relation tourism and education, taking the museum of maracanã stadium as a base, trying to understand it as a playful and educational place. The specific objectives are investigate the theories of tourism and education trying to highlight the museum as a place of non-formal education; describe the visitation of the museum of the Maracanã stadium, highlighting not only its infrastructure as a tourism building, but mainly its educational service; And, lastly, analyse if the educational proposal of the museum is careful enough to balance playful and educational aspects, trying to improve the cultural and tourist experience for their visitors. So, it was accomplished a field visit, using the systematic observation methodology and a brief interview with the person responsible for the visits, trying to understand how the employers of the museum deal with the educational nature of these visits, that have a special audience as students of basic school, non-governmental organizations or institutions of vocational education. Tried to understand and it was proved that the stadium, besides working as a leisure nad playful place, have a museum that aggregate educational value on the cultural and tourism experienceFonseca Filho, Ari da SilvaMoura, Reginaldo Lima deDantas, José Carlos de SouzaGonçalves, Victor da Silva2016-05-20T17:52:22Z2016-05-20T17:52:22Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1751CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-11T18:16:28Zoai:app.uff.br:1/1751Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-11T18:16:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
title Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
spellingShingle Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
Gonçalves, Victor da Silva
Educação
Turismo pedagógico
Maracanã
Museu e lazer
Museus
Educação
Turismo
Education
Educational tourism
Maracanã
Museum and leisure
title_short Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
title_full Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
title_fullStr Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
title_full_unstemmed Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
title_sort Turismo e educação: uma análise das visitas guiadas no estádio do Maracanã
author Gonçalves, Victor da Silva
author_facet Gonçalves, Victor da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca Filho, Ari da Silva
Moura, Reginaldo Lima de
Dantas, José Carlos de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Victor da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Turismo pedagógico
Maracanã
Museu e lazer
Museus
Educação
Turismo
Education
Educational tourism
Maracanã
Museum and leisure
topic Educação
Turismo pedagógico
Maracanã
Museu e lazer
Museus
Educação
Turismo
Education
Educational tourism
Maracanã
Museum and leisure
description O presente trabalho visou mostrar a relação entre turismo e educação, considerando as visitas guiadas que acontecem no Museu do Estádio do Maracanã, mais especificamente com o projeto Maraca Junior. Assim, levantou-se como questão norteadora: em que medida as visitas realizadas no museu do estádio do Maracanã, por meio de proposta de turismo pedagógico voltado às escolas de educação básica e ensino profissionalizante, servem para destacar o museu como espaço educativo? Com isso, o objetivo geral deste trabalho é elaborar um estudo sobre a relação turismo e educação a partir do Museu do Estádio do Maracanã, tendo em vista compreendê-lo como espaço lúdico e educativo. Os objetivos específicos são: investigar as teorias sobre turismo e educação com a finalidade de se destacar o museu como espaço de educação não-formal; descrever a visitação ao estádio do Maracanã, tendo em vista destacar não apenas a infraestrutura do equipamento turístico, mas principalmente o serviço educativo; e, por fim, analisar se a proposta educativa do museu tem o cuidado de equilibrar aspectos educativos e lúdicos, buscando melhor experiência cultural e turística para os visitantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando a técnica da observação sistemática e uma breve entrevista com a responsável da visita, para tentar compreender como os funcionários do museu lidam com o caráter pedagógico dessas visitas, cujo público especial são de alunos de escola de ensino básico, ONGs ou instituições de ensino profissionalizante. Buscou-se compreender e se comprovou que o estádio, além de funcionar como espaço de lazer, possui o museu que agrega valor educativo na experiência cultural turística
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-05-20T17:52:22Z
2016-05-20T17:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1751
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044743731937280