Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schroeder Neto, Ralf
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13074
Resumo: Com a popularização dos computadores pessoais e smartphones, o mercado de software vem se expandindo ano após ano. Um estudo feito pela EMIS Insights indica que a perspectiva é de crescer 5% por ano entre 2017 e 2021 e, até o final de 2021, as vendas de software e serviços de TI devem alcançar USD 25,8 bilhões com um aumento de 5,7% por ano. Esse crescimento no mercado de software se dá muito pelo aumento no número de usuários. Para capitalizar essa audiência é de extrema importância para os desenvolvedores conhecerem as diversas estratégias de geração de renda com software, pois cada um pode apresentar um modelo diferente que melhor se encaixa em sua forma de utilização e, o sucesso comercial de um software está estritamente ligado em como ele é monetizado, ou seja, em como seu desenvolvedor consegue aplicar estratégias de geração de receita com o software. Este trabalho tem como objetivo conceituar os diversos modelos de monetização de software mais utilizados no mercado e analisar, à luz de casos de sucesso e fracasso, e discutir qual(is) modelos podem ser utilizados de acordo com o modelo de negócio do software. Este trabalho permitiu a criação de um blog contendo os resultados desta investigação de forma a facilitar o acesso de desenvolvedores a este conteúdo
id UFF-2_00afa3a11fd1abaf59b1b02f5c1c9201
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13074
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercadoMonetização de softwareAnúnciosMicrotransaçõesComércio de softwareNegócio eletrônicoDesenvolvimento de softwareSoftware monetizationAdsMicrotransactionsCom a popularização dos computadores pessoais e smartphones, o mercado de software vem se expandindo ano após ano. Um estudo feito pela EMIS Insights indica que a perspectiva é de crescer 5% por ano entre 2017 e 2021 e, até o final de 2021, as vendas de software e serviços de TI devem alcançar USD 25,8 bilhões com um aumento de 5,7% por ano. Esse crescimento no mercado de software se dá muito pelo aumento no número de usuários. Para capitalizar essa audiência é de extrema importância para os desenvolvedores conhecerem as diversas estratégias de geração de renda com software, pois cada um pode apresentar um modelo diferente que melhor se encaixa em sua forma de utilização e, o sucesso comercial de um software está estritamente ligado em como ele é monetizado, ou seja, em como seu desenvolvedor consegue aplicar estratégias de geração de receita com o software. Este trabalho tem como objetivo conceituar os diversos modelos de monetização de software mais utilizados no mercado e analisar, à luz de casos de sucesso e fracasso, e discutir qual(is) modelos podem ser utilizados de acordo com o modelo de negócio do software. Este trabalho permitiu a criação de um blog contendo os resultados desta investigação de forma a facilitar o acesso de desenvolvedores a este conteúdoWith the popularization of personal computers and smartphones, the software market has been expanding year after year. A study made by EMIS Insights indicates that the outlook is for growth of 5% per year between 2017 and 2021, and by the end of 2021, sales of software and IT services should reach $ 25.8 billion with increase of 5, 7% per year. This growth in the software market is due to the increase in the number of users. To capitalize on this audience it is extremely important for developers to be aware of the various models of software income generation, as each software can have a different model that best fits its use and the commercial success of a software is closely linked. on how it is monetized, that is, how its developer can apply revenue generation strategies. This paper aims to conceptualize the most used software monetization models in the market and analyze, in light of success and failure, and discuss which models can be used according to the software business model. This work allowed the creation of a blog containing the results of this investigation in order to facilitate the access of developers to this contentSalgado, Luciana Cardoso de CastroViterbo Filho, JoséSeixas, Flávio LuizSchroeder Neto, Ralf2020-03-12T14:19:13Z2020-03-12T14:19:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCHROEDER NETO, Ralf. Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13074Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T20:49:36Zoai:app.uff.br:1/13074Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-10T20:49:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
title Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
spellingShingle Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
Schroeder Neto, Ralf
Monetização de software
Anúncios
Microtransações
Comércio de software
Negócio eletrônico
Desenvolvimento de software
Software monetization
Ads
Microtransactions
title_short Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
title_full Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
title_fullStr Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
title_full_unstemmed Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
title_sort Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado
author Schroeder Neto, Ralf
author_facet Schroeder Neto, Ralf
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, Luciana Cardoso de Castro
Viterbo Filho, José
Seixas, Flávio Luiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Schroeder Neto, Ralf
dc.subject.por.fl_str_mv Monetização de software
Anúncios
Microtransações
Comércio de software
Negócio eletrônico
Desenvolvimento de software
Software monetization
Ads
Microtransactions
topic Monetização de software
Anúncios
Microtransações
Comércio de software
Negócio eletrônico
Desenvolvimento de software
Software monetization
Ads
Microtransactions
description Com a popularização dos computadores pessoais e smartphones, o mercado de software vem se expandindo ano após ano. Um estudo feito pela EMIS Insights indica que a perspectiva é de crescer 5% por ano entre 2017 e 2021 e, até o final de 2021, as vendas de software e serviços de TI devem alcançar USD 25,8 bilhões com um aumento de 5,7% por ano. Esse crescimento no mercado de software se dá muito pelo aumento no número de usuários. Para capitalizar essa audiência é de extrema importância para os desenvolvedores conhecerem as diversas estratégias de geração de renda com software, pois cada um pode apresentar um modelo diferente que melhor se encaixa em sua forma de utilização e, o sucesso comercial de um software está estritamente ligado em como ele é monetizado, ou seja, em como seu desenvolvedor consegue aplicar estratégias de geração de receita com o software. Este trabalho tem como objetivo conceituar os diversos modelos de monetização de software mais utilizados no mercado e analisar, à luz de casos de sucesso e fracasso, e discutir qual(is) modelos podem ser utilizados de acordo com o modelo de negócio do software. Este trabalho permitiu a criação de um blog contendo os resultados desta investigação de forma a facilitar o acesso de desenvolvedores a este conteúdo
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-03-12T14:19:13Z
2020-03-12T14:19:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCHROEDER NETO, Ralf. Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13074
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SCHROEDER NETO, Ralf. Monetização de software: uma análise dos modelos de monetização presentes no mercado. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13074
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044726337110016