Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11193 |
Resumo: | O trabalho desenvolvido nesta monografia tem como objetivo principal salientar quanto à necessidade de se conhecer mais sobre o tema Altas Habilidades e Supertodação (AH/SD); isto envolve: a identificação correta e as peculiaridades mais importantes dos indivíduos com estas características, o conhecimento das políticas públicas para o acolhimento dos indivíduos com AH/SD nas escolas e pela sociedade. Também propomos o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas, uma tendência frequente no cenário acadêmico, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Assim, o computador e os sistemas eletrônicos programáveis como os kits de robótica educacional, em particular o Arduino, passam a ter um papel de destaque para promover atividades voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e para o aprimoramento do convívio social entre os alunos com AH/SD e os demais, ou seja, contribui para fortalecer os quatro pilares da educação que são: “aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver”. Mais especificamente, propomos a utilização desses recursos para o ensino-aprendizagem do tema Ondas Sonoras, suas características e onde elas estão presentes no nosso cotidiano. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades de investigação e pesquisa-ação que mostram a utilização da modelagem computacional PHET e Kit de Robótica Educacional com Arduino. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem e na melhoria da convivência entre todos os alunos. Além disso, a manipulação do Kit de robótica com Arduino servirá como um desafio aos alunos que certamente surpreenderão o professor com a naturalidade e desenvoltura que lidam com este tipo de material, principalmente com a participação dos alunos com AH/SD voltadas para o campo da informática e eletrônica digital |
id |
UFF-2_029a20c73b6ab2fa797cd6cfac6c14cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11193 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica ArduinoAltas habilidades e superdotação (AH/SD)Simulações computacionaisKits de robótica educacional com ArduinoEnsino de ondas sonorasAtividades investigativas e de pesquisa - açãoAltas habilidades e superdotaçãoAprendizagem significativaSimuladores computacionais - PhetKits de robótica educacional com ArduinoHigh abilities and overdrive (HA/OD)Computational simulationsArduino educational robotics kitsSound wave teachingInvestigative and research activities - actionO trabalho desenvolvido nesta monografia tem como objetivo principal salientar quanto à necessidade de se conhecer mais sobre o tema Altas Habilidades e Supertodação (AH/SD); isto envolve: a identificação correta e as peculiaridades mais importantes dos indivíduos com estas características, o conhecimento das políticas públicas para o acolhimento dos indivíduos com AH/SD nas escolas e pela sociedade. Também propomos o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas, uma tendência frequente no cenário acadêmico, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Assim, o computador e os sistemas eletrônicos programáveis como os kits de robótica educacional, em particular o Arduino, passam a ter um papel de destaque para promover atividades voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e para o aprimoramento do convívio social entre os alunos com AH/SD e os demais, ou seja, contribui para fortalecer os quatro pilares da educação que são: “aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver”. Mais especificamente, propomos a utilização desses recursos para o ensino-aprendizagem do tema Ondas Sonoras, suas características e onde elas estão presentes no nosso cotidiano. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades de investigação e pesquisa-ação que mostram a utilização da modelagem computacional PHET e Kit de Robótica Educacional com Arduino. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem e na melhoria da convivência entre todos os alunos. Além disso, a manipulação do Kit de robótica com Arduino servirá como um desafio aos alunos que certamente surpreenderão o professor com a naturalidade e desenvoltura que lidam com este tipo de material, principalmente com a participação dos alunos com AH/SD voltadas para o campo da informática e eletrônica digitalThe main objective of the work developed in this monograph is to emphasize the need to know more about the topic High Abilities and Overdrive (HA/OD); this involves: the correct identification and the most important peculiarities of the individuals with these characteristics, the knowledge of public policies for the reception of individuals with HA/OD in schools and by society. We also propose the use of technological resources for the development of didactic and pedagogical activities, a frequent tendency in the academic scenario, in the laboratory activities and in the use of classroom simulations. Thus, computer and programmable electronic systems such as educational robotics kits, in particular Arduino, have a prominent role in promoting activities aimed at the development of meaningful learning and the improvement of social interaction among students with HA/OD and the others, that is, it contributes to strengthening the four pillars of education: "learning to be, learning to know, learning to do and learning to live together". More specifically, we propose the use of these resources for the teaching-learning of the theme Sound Waves, its characteristics and where they are present in our daily life. In this line, three activities of investigation and research-action were developed that show the use of the computational modeling PHET and Kit of Educational Robotics with Arduino. Thus, when the activities are applied, the teacher will be able to verify the positive influence of the simulations in the learning and the improvement of the coexistence among all the students. In addition, the manipulation of the Robotics Kit with Arduino will serve as a challenge to the students who will certainly surprise the teacher with the naturalness and resourcefulness that deal with this type of material, especially with the participation of students with HA/OD focused on the field of computing and digital electronicsCosta, IsaMansur, Newton Luiz PiresCosta, Eden VieiraVieira, José Roberto Teixeira2019-09-11T16:53:05Z2019-09-11T16:53:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, José Roberto Teixeira. Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do similador PHET e de kit de robótica Arduino. 2018. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11193http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T17:07:53Zoai:app.uff.br:1/11193Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-19T17:07:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
title |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
spellingShingle |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino Vieira, José Roberto Teixeira Altas habilidades e superdotação (AH/SD) Simulações computacionais Kits de robótica educacional com Arduino Ensino de ondas sonoras Atividades investigativas e de pesquisa - ação Altas habilidades e superdotação Aprendizagem significativa Simuladores computacionais - Phet Kits de robótica educacional com Arduino High abilities and overdrive (HA/OD) Computational simulations Arduino educational robotics kits Sound wave teaching Investigative and research activities - action |
title_short |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
title_full |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
title_fullStr |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
title_full_unstemmed |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
title_sort |
Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino |
author |
Vieira, José Roberto Teixeira |
author_facet |
Vieira, José Roberto Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa Mansur, Newton Luiz Pires Costa, Eden Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, José Roberto Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Altas habilidades e superdotação (AH/SD) Simulações computacionais Kits de robótica educacional com Arduino Ensino de ondas sonoras Atividades investigativas e de pesquisa - ação Altas habilidades e superdotação Aprendizagem significativa Simuladores computacionais - Phet Kits de robótica educacional com Arduino High abilities and overdrive (HA/OD) Computational simulations Arduino educational robotics kits Sound wave teaching Investigative and research activities - action |
topic |
Altas habilidades e superdotação (AH/SD) Simulações computacionais Kits de robótica educacional com Arduino Ensino de ondas sonoras Atividades investigativas e de pesquisa - ação Altas habilidades e superdotação Aprendizagem significativa Simuladores computacionais - Phet Kits de robótica educacional com Arduino High abilities and overdrive (HA/OD) Computational simulations Arduino educational robotics kits Sound wave teaching Investigative and research activities - action |
description |
O trabalho desenvolvido nesta monografia tem como objetivo principal salientar quanto à necessidade de se conhecer mais sobre o tema Altas Habilidades e Supertodação (AH/SD); isto envolve: a identificação correta e as peculiaridades mais importantes dos indivíduos com estas características, o conhecimento das políticas públicas para o acolhimento dos indivíduos com AH/SD nas escolas e pela sociedade. Também propomos o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas, uma tendência frequente no cenário acadêmico, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Assim, o computador e os sistemas eletrônicos programáveis como os kits de robótica educacional, em particular o Arduino, passam a ter um papel de destaque para promover atividades voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e para o aprimoramento do convívio social entre os alunos com AH/SD e os demais, ou seja, contribui para fortalecer os quatro pilares da educação que são: “aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver”. Mais especificamente, propomos a utilização desses recursos para o ensino-aprendizagem do tema Ondas Sonoras, suas características e onde elas estão presentes no nosso cotidiano. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades de investigação e pesquisa-ação que mostram a utilização da modelagem computacional PHET e Kit de Robótica Educacional com Arduino. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem e na melhoria da convivência entre todos os alunos. Além disso, a manipulação do Kit de robótica com Arduino servirá como um desafio aos alunos que certamente surpreenderão o professor com a naturalidade e desenvoltura que lidam com este tipo de material, principalmente com a participação dos alunos com AH/SD voltadas para o campo da informática e eletrônica digital |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-09-11T16:53:05Z 2019-09-11T16:53:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, José Roberto Teixeira. Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do similador PHET e de kit de robótica Arduino. 2018. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11193 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, José Roberto Teixeira. Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do similador PHET e de kit de robótica Arduino. 2018. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044734998347776 |