Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do simulador PHET e de kit de robótica Arduino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, José Roberto Teixeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11193
Resumo: O trabalho desenvolvido nesta monografia tem como objetivo principal salientar quanto à necessidade de se conhecer mais sobre o tema Altas Habilidades e Supertodação (AH/SD); isto envolve: a identificação correta e as peculiaridades mais importantes dos indivíduos com estas características, o conhecimento das políticas públicas para o acolhimento dos indivíduos com AH/SD nas escolas e pela sociedade. Também propomos o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas, uma tendência frequente no cenário acadêmico, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Assim, o computador e os sistemas eletrônicos programáveis como os kits de robótica educacional, em particular o Arduino, passam a ter um papel de destaque para promover atividades voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e para o aprimoramento do convívio social entre os alunos com AH/SD e os demais, ou seja, contribui para fortalecer os quatro pilares da educação que são: “aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver”. Mais especificamente, propomos a utilização desses recursos para o ensino-aprendizagem do tema Ondas Sonoras, suas características e onde elas estão presentes no nosso cotidiano. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades de investigação e pesquisa-ação que mostram a utilização da modelagem computacional PHET e Kit de Robótica Educacional com Arduino. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem e na melhoria da convivência entre todos os alunos. Além disso, a manipulação do Kit de robótica com Arduino servirá como um desafio aos alunos que certamente surpreenderão o professor com a naturalidade e desenvoltura que lidam com este tipo de material, principalmente com a participação dos alunos com AH/SD voltadas para o campo da informática e eletrônica digital
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Também propomos o uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento de atividades didáticas e pedagógicas, uma tendência frequente no cenário acadêmico, nas atividades de laboratório e no uso de simulações em aula. Assim, o computador e os sistemas eletrônicos programáveis como os kits de robótica educacional, em particular o Arduino, passam a ter um papel de destaque para promover atividades voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem significativa e para o aprimoramento do convívio social entre os alunos com AH/SD e os demais, ou seja, contribui para fortalecer os quatro pilares da educação que são: “aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a fazer e aprender a conviver”. Mais especificamente, propomos a utilização desses recursos para o ensino-aprendizagem do tema Ondas Sonoras, suas características e onde elas estão presentes no nosso cotidiano. Nessa linha foram desenvolvidas três atividades de investigação e pesquisa-ação que mostram a utilização da modelagem computacional PHET e Kit de Robótica Educacional com Arduino. Dessa forma, ao serem aplicadas as atividades, o professor poderá constatar a influência positiva das simulações na aprendizagem e na melhoria da convivência entre todos os alunos. Além disso, a manipulação do Kit de robótica com Arduino servirá como um desafio aos alunos que certamente surpreenderão o professor com a naturalidade e desenvoltura que lidam com este tipo de material, principalmente com a participação dos alunos com AH/SD voltadas para o campo da informática e eletrônica digitalThe main objective of the work developed in this monograph is to emphasize the need to know more about the topic High Abilities and Overdrive (HA/OD); this involves: the correct identification and the most important peculiarities of the individuals with these characteristics, the knowledge of public policies for the reception of individuals with HA/OD in schools and by society. We also propose the use of technological resources for the development of didactic and pedagogical activities, a frequent tendency in the academic scenario, in the laboratory activities and in the use of classroom simulations. Thus, computer and programmable electronic systems such as educational robotics kits, in particular Arduino, have a prominent role in promoting activities aimed at the development of meaningful learning and the improvement of social interaction among students with HA/OD and the others, that is, it contributes to strengthening the four pillars of education: "learning to be, learning to know, learning to do and learning to live together". More specifically, we propose the use of these resources for the teaching-learning of the theme Sound Waves, its characteristics and where they are present in our daily life. In this line, three activities of investigation and research-action were developed that show the use of the computational modeling PHET and Kit of Educational Robotics with Arduino. Thus, when the activities are applied, the teacher will be able to verify the positive influence of the simulations in the learning and the improvement of the coexistence among all the students. In addition, the manipulation of the Robotics Kit with Arduino will serve as a challenge to the students who will certainly surprise the teacher with the naturalness and resourcefulness that deal with this type of material, especially with the participation of students with HA/OD focused on the field of computing and digital electronicsCosta, IsaMansur, Newton Luiz PiresCosta, Eden VieiraVieira, José Roberto Teixeira2019-09-11T16:53:05Z2019-09-11T16:53:05Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, José Roberto Teixeira. Altas habilidades e superdotação: uma proposta de ensino de ondas sonoras com o uso do similador PHET e de kit de robótica Arduino. 2018. 101f. 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