Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caravellas, Luana Mendonça
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9824
Resumo: Este trabalho é resultado de reflexões que se originam de experiências do tempo em que eu era estudante do Colégio Pedro II. As relações estabelecidas entre a instituição e os alunos tornaram-se objeto do meu interesse ao longo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste estudo tenho como objetivo a discutir algumas estratégias da construção da tradição do Colégio Pedro II, da sua memória coletiva a partir das memórias afetivas de ex- alunos, das suas visões sobre esta experiência. Afinal, em que medida, ter pertencido a esta instituição repercute na construção da identidade destes indivíduos? Para este trabalho foram utilizadas diferentes metodologias: entrevistas por email e enquete através das redes sociais com ex-alunos. Outra abordagem foi o acompanhamento de páginas da rede social facebook e de páginas na internet que têm como pauta o colégio. O objetivo desse estudo é analisar a partir dessas falas o papel da memória afetiva do ex-aluno na manutenção dessa tradição, contribuindo para a sua existência material e imaterial
id UFF-2_06a686407356033daee91f742be206a5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9824
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunosColégio Pedro IIMemóriaTradiçãoEmoçõesIdentidadeMemória coletivaTradiçãoIdentidadeColégio Pedro IIPedro II CollegeMemoryTraditionEmotionsIdentityEste trabalho é resultado de reflexões que se originam de experiências do tempo em que eu era estudante do Colégio Pedro II. As relações estabelecidas entre a instituição e os alunos tornaram-se objeto do meu interesse ao longo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste estudo tenho como objetivo a discutir algumas estratégias da construção da tradição do Colégio Pedro II, da sua memória coletiva a partir das memórias afetivas de ex- alunos, das suas visões sobre esta experiência. Afinal, em que medida, ter pertencido a esta instituição repercute na construção da identidade destes indivíduos? Para este trabalho foram utilizadas diferentes metodologias: entrevistas por email e enquete através das redes sociais com ex-alunos. Outra abordagem foi o acompanhamento de páginas da rede social facebook e de páginas na internet que têm como pauta o colégio. O objetivo desse estudo é analisar a partir dessas falas o papel da memória afetiva do ex-aluno na manutenção dessa tradição, contribuindo para a sua existência material e imaterialThis work is the result of reflections that originate from experiences of the time when I was a student of Colégio Pedro II. The relations established between the institution and the students became an object of my interest throughout the course of Degree in Social Sciences of the Federal Fluminense University (UFF). In this study, I have the objective of discussing some strategies for constructing the tradition of the Pedro II College, from its collective memory based on the affective memories of former students, from their views on this experience. After all, to what extent, having belonged to this institution has repercussions on the construction of the identity of these individuals? For this work different methodologies were used: face-to-face interviews and survey through social networks with alumni. Another approach was to follow the pages of the social network facebook and of pages in the internet that have like agenda the college. The purpose of this study is to analyze from these lines the role of this affective memory of the ex-student in relation to the college in the construction and perpetuation of this tradition, contributing to its material and immaterial existenceTeixeira, Rosana da CâmaraSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daGonçalves, Renata de SáCaravellas, Luana Mendonça2019-06-06T18:54:35Z2019-06-06T18:54:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9824Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T18:39:04Zoai:app.uff.br:1/9824Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T18:39:04Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
title Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
spellingShingle Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
Caravellas, Luana Mendonça
Colégio Pedro II
Memória
Tradição
Emoções
Identidade
Memória coletiva
Tradição
Identidade
Colégio Pedro II
Pedro II College
Memory
Tradition
Emotions
Identity
title_short Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
title_full Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
title_fullStr Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
title_full_unstemmed Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
title_sort Estratégias de construção e preservação da memória e da tradição do Colégio Pedro II à luz das memórias de ex-alunos
author Caravellas, Luana Mendonça
author_facet Caravellas, Luana Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Rosana da Câmara
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Gonçalves, Renata de Sá
dc.contributor.author.fl_str_mv Caravellas, Luana Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Pedro II
Memória
Tradição
Emoções
Identidade
Memória coletiva
Tradição
Identidade
Colégio Pedro II
Pedro II College
Memory
Tradition
Emotions
Identity
topic Colégio Pedro II
Memória
Tradição
Emoções
Identidade
Memória coletiva
Tradição
Identidade
Colégio Pedro II
Pedro II College
Memory
Tradition
Emotions
Identity
description Este trabalho é resultado de reflexões que se originam de experiências do tempo em que eu era estudante do Colégio Pedro II. As relações estabelecidas entre a instituição e os alunos tornaram-se objeto do meu interesse ao longo do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Neste estudo tenho como objetivo a discutir algumas estratégias da construção da tradição do Colégio Pedro II, da sua memória coletiva a partir das memórias afetivas de ex- alunos, das suas visões sobre esta experiência. Afinal, em que medida, ter pertencido a esta instituição repercute na construção da identidade destes indivíduos? Para este trabalho foram utilizadas diferentes metodologias: entrevistas por email e enquete através das redes sociais com ex-alunos. Outra abordagem foi o acompanhamento de páginas da rede social facebook e de páginas na internet que têm como pauta o colégio. O objetivo desse estudo é analisar a partir dessas falas o papel da memória afetiva do ex-aluno na manutenção dessa tradição, contribuindo para a sua existência material e imaterial
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-06T18:54:35Z
2019-06-06T18:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9824
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9824
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044639997362176