Metodologias ativas: sala de aula invertida
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11698 |
Resumo: | Não é difícil perceber que o ensino que temos até então se encontra engessado, com o professor sendo o detentor de todo o conhecimento e os alunos agentes passivos do ensino. Por isso, pensar em metodologias ativas para o ensino é colocar o aluno no papel de coparticipante do aprendizado juntamente com o professor, ressignificando esses papéis. No presente trabalho têm-se a apresentação da sala de aula invertida, metodologia ativa de ensino que busca o estudo prévio e o melhor aproveitamento do ambiente da aula presencial. São propostas duas aulas para professores utilizarem a metodologia de sala de aula invertida em seus núcleos escolares. Na opinião dos alunos, o uso da sala de aula invertida melhora o aprendizado de um conteúdo mais do que pelo ensino tradicional |
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Metodologias ativas: sala de aula invertidaMetodologias ativasEnsino de FísicaSala de aula invertidaMetodologia ativaEnsino de FísicaSala de aula invertidaLicenciatura em FísicaActive methodologiesTeaching physicsFlipped classroomNão é difícil perceber que o ensino que temos até então se encontra engessado, com o professor sendo o detentor de todo o conhecimento e os alunos agentes passivos do ensino. Por isso, pensar em metodologias ativas para o ensino é colocar o aluno no papel de coparticipante do aprendizado juntamente com o professor, ressignificando esses papéis. No presente trabalho têm-se a apresentação da sala de aula invertida, metodologia ativa de ensino que busca o estudo prévio e o melhor aproveitamento do ambiente da aula presencial. São propostas duas aulas para professores utilizarem a metodologia de sala de aula invertida em seus núcleos escolares. Na opinião dos alunos, o uso da sala de aula invertida melhora o aprendizado de um conteúdo mais do que pelo ensino tradicionalIt is not hard to realise that the educational system is stuck on the past. Professor sand teachers are still the ones with all knowledge in hands while students are extremely passive during the pedagogical process. Thinking about the implementation of active learning methodologies is important because, in this approach, students cooperate with their professors, changing their status regarding passivity. In this work, the flipped classroom is presented through the results of its objective, which is to enhance student's learning exploitation in the regular classroom environment. Also, two lessons are proposed so that professors can use this approach in their local schools. In the student's opinion the flipped classroom methodology is better than the traditional one because it makes knowledge easier to graspSouza, Reinaldo Faria de Melo eJonathan, DanielOliveira, Thiago Rodrigues deWalker, Lohan2019-10-16T17:23:36Z2019-10-16T17:23:36Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfWalker, Lohan. Metodologias ativas: sala de aula invertida. 2018. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11698http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T18:20:07Zoai:app.uff.br:1/11698Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-17T18:20:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Não é difícil perceber que o ensino que temos até então se encontra engessado, com o professor sendo o detentor de todo o conhecimento e os alunos agentes passivos do ensino. Por isso, pensar em metodologias ativas para o ensino é colocar o aluno no papel de coparticipante do aprendizado juntamente com o professor, ressignificando esses papéis. No presente trabalho têm-se a apresentação da sala de aula invertida, metodologia ativa de ensino que busca o estudo prévio e o melhor aproveitamento do ambiente da aula presencial. São propostas duas aulas para professores utilizarem a metodologia de sala de aula invertida em seus núcleos escolares. Na opinião dos alunos, o uso da sala de aula invertida melhora o aprendizado de um conteúdo mais do que pelo ensino tradicional |
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