Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838
Resumo: Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação.
id UFF-2_0955d1132e2bbee909cca3bfbc15908b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27838
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogiaMétodo CientíficoCurso NormalFormação de ProfessoresEnsinoScientific MethodMagisteriumTeacher Training CourseEste trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação.This paper aims to investigate the conception and perception of the students of the teacher training course about the scientific method and how the research becomes an instrument of reflection and criticism of their development process. The Free Evocation of Words technique was applied through an online form to collect data. The data obtained was used to create charts which allow a glimpse at the students' conception of scientific method. It is concluded, therefore, that the social representations indicated by the students go towards scientificity, which allows us to seek paths towards the process of reflection and development.52 f.Almeida, Marcelo Nocelle dePaiva, Fernando de SouzaSilva, Anelize Pires Reynozo daFitaroni, Márcia de Oliveira Lima2023-02-08T16:46:39Z2023-02-08T16:46:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27838CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-08T16:46:43Zoai:app.uff.br:1/27838Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-08T16:46:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
title Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
spellingShingle Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima
Método Científico
Curso Normal
Formação de Professores
Ensino
Scientific Method
Magisterium
Teacher Training Course
title_short Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
title_full Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
title_fullStr Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
title_full_unstemmed Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
title_sort Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
author Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima
author_facet Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
Paiva, Fernando de Souza
Silva, Anelize Pires Reynozo da
dc.contributor.author.fl_str_mv Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Método Científico
Curso Normal
Formação de Professores
Ensino
Scientific Method
Magisterium
Teacher Training Course
topic Método Científico
Curso Normal
Formação de Professores
Ensino
Scientific Method
Magisterium
Teacher Training Course
description Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-08T16:46:39Z
2023-02-08T16:46:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044642309472256