Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838 |
Resumo: | Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação. |
id |
UFF-2_0955d1132e2bbee909cca3bfbc15908b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27838 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogiaMétodo CientíficoCurso NormalFormação de ProfessoresEnsinoScientific MethodMagisteriumTeacher Training CourseEste trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação.This paper aims to investigate the conception and perception of the students of the teacher training course about the scientific method and how the research becomes an instrument of reflection and criticism of their development process. The Free Evocation of Words technique was applied through an online form to collect data. The data obtained was used to create charts which allow a glimpse at the students' conception of scientific method. It is concluded, therefore, that the social representations indicated by the students go towards scientificity, which allows us to seek paths towards the process of reflection and development.52 f.Almeida, Marcelo Nocelle dePaiva, Fernando de SouzaSilva, Anelize Pires Reynozo daFitaroni, Márcia de Oliveira Lima2023-02-08T16:46:39Z2023-02-08T16:46:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27838CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-08T16:46:43Zoai:app.uff.br:1/27838Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-08T16:46:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
title |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
spellingShingle |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima Método Científico Curso Normal Formação de Professores Ensino Scientific Method Magisterium Teacher Training Course |
title_short |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
title_full |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
title_fullStr |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
title_full_unstemmed |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
title_sort |
Concepção de método científico por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em pedagogia |
author |
Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima |
author_facet |
Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marcelo Nocelle de Paiva, Fernando de Souza Silva, Anelize Pires Reynozo da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fitaroni, Márcia de Oliveira Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Método Científico Curso Normal Formação de Professores Ensino Scientific Method Magisterium Teacher Training Course |
topic |
Método Científico Curso Normal Formação de Professores Ensino Scientific Method Magisterium Teacher Training Course |
description |
Este trabalho se presta a investigar a concepção e percepção dos discentes do curso de formação de professores de Nível Médio na modalidade Normal, acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados a técnica de evocação livre de palavras (ELP), por meio de formulário. Transformou-se os resultados analisados em quadros, permitindo vislumbrar a concepção dos discentes em relação a concepção de método científico. Conclui-se, portanto que as representações sociais apontadas pelos discentes vão ao encontro da cientificidade, o que nos permite avistar caminhos rumo ao processo de reflexão e formação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-02-08T16:46:39Z 2023-02-08T16:46:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044642309472256 |